ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1205 |
Resumo: | O presente trabalho traz uma reflexão sobre as contribuições dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) para a aprendizagem contextualizada do educando. A pesquisa foi realizada com base em análise dos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” e entrevista com as autoras desse material. Em suma pode-se avaliar a presença diversificada de gêneros textuais nesses livros didáticos, com o intuito de trazer em sua essência a desconstrução de conceitos estereotipados historicamente estigmatizados sobre as realidades do Semiárido Brasileiro. A proposta central do trabalho é a abordagem de uma Educação Contextualizada, enquanto elemento de reorientação curricular que possobilite aos sujeitos conhecer suas realidades através dessa variedade de gêneros textuais percebendo-se enquanto sujeitos de atuação do seu processo de ensino/aprendizagem. Apesar de o trabalho ter um foco que se pauta pelas novas lingugens utilizadas nos materiais analisados, não nos eximimos de trazer uma categórica análise histórica do processo de formação do Semiárido Brasileiro em suas condições políticas e sociais, bem como ventilamos discussões sobre Educação Contextualizada enquanto proposta de reorientação curricular, uma vez que essas temáticas são pontos cruciais que contribuem para a produção de um material didático contextualizado. |
id |
UFPI-5_71506955e12d5238d9abe967bd63d002 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1205 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADAGêneros textuaisLivros DidáticosLinguagem ContextualizadaO presente trabalho traz uma reflexão sobre as contribuições dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) para a aprendizagem contextualizada do educando. A pesquisa foi realizada com base em análise dos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” e entrevista com as autoras desse material. Em suma pode-se avaliar a presença diversificada de gêneros textuais nesses livros didáticos, com o intuito de trazer em sua essência a desconstrução de conceitos estereotipados historicamente estigmatizados sobre as realidades do Semiárido Brasileiro. A proposta central do trabalho é a abordagem de uma Educação Contextualizada, enquanto elemento de reorientação curricular que possobilite aos sujeitos conhecer suas realidades através dessa variedade de gêneros textuais percebendo-se enquanto sujeitos de atuação do seu processo de ensino/aprendizagem. Apesar de o trabalho ter um foco que se pauta pelas novas lingugens utilizadas nos materiais analisados, não nos eximimos de trazer uma categórica análise histórica do processo de formação do Semiárido Brasileiro em suas condições políticas e sociais, bem como ventilamos discussões sobre Educação Contextualizada enquanto proposta de reorientação curricular, uma vez que essas temáticas são pontos cruciais que contribuem para a produção de um material didático contextualizado.Universidade Federal do Piauí2017-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/120510.26694/les.v1i37.7579Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 110-131Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 110-131Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 110-1312526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1205/1069Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessROCHA OLIVEIRA, ROSIANE DOS SANTOS REIS, EDMERSON 2021-12-16T11:14:32Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1205Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:32Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
title |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
spellingShingle |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA ROCHA OLIVEIRA, ROSIANE Gêneros textuais Livros Didáticos Linguagem Contextualizada |
title_short |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
title_full |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
title_fullStr |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
title_full_unstemmed |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
title_sort |
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA |
author |
ROCHA OLIVEIRA, ROSIANE |
author_facet |
ROCHA OLIVEIRA, ROSIANE DOS SANTOS REIS, EDMERSON |
author_role |
author |
author2 |
DOS SANTOS REIS, EDMERSON |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA OLIVEIRA, ROSIANE DOS SANTOS REIS, EDMERSON |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Livros Didáticos Linguagem Contextualizada |
topic |
Gêneros textuais Livros Didáticos Linguagem Contextualizada |
description |
O presente trabalho traz uma reflexão sobre as contribuições dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) para a aprendizagem contextualizada do educando. A pesquisa foi realizada com base em análise dos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” e entrevista com as autoras desse material. Em suma pode-se avaliar a presença diversificada de gêneros textuais nesses livros didáticos, com o intuito de trazer em sua essência a desconstrução de conceitos estereotipados historicamente estigmatizados sobre as realidades do Semiárido Brasileiro. A proposta central do trabalho é a abordagem de uma Educação Contextualizada, enquanto elemento de reorientação curricular que possobilite aos sujeitos conhecer suas realidades através dessa variedade de gêneros textuais percebendo-se enquanto sujeitos de atuação do seu processo de ensino/aprendizagem. Apesar de o trabalho ter um foco que se pauta pelas novas lingugens utilizadas nos materiais analisados, não nos eximimos de trazer uma categórica análise histórica do processo de formação do Semiárido Brasileiro em suas condições políticas e sociais, bem como ventilamos discussões sobre Educação Contextualizada enquanto proposta de reorientação curricular, uma vez que essas temáticas são pontos cruciais que contribuem para a produção de um material didático contextualizado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1205 10.26694/les.v1i37.7579 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1205 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i37.7579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1205/1069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 110-131 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 110-131 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 110-131 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442588409856 |