A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DO SOCORRO BESERRA SOARES, MARIA PERPÉTUA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o processo de construção e socialização dos saberes pedagógicos na prática de cinco docentes universitários do Campus Ministro Reis Velloso, Universidade Federal do Piauí. Optamos pela abordagem qualitativo-interpretativa com base nas características apontadas por Pérez Gómez (1998) e como técnicas de coleta de dados a entrevista não-estruturada, a observação em sala de aula e a história de vida. Para analisar os dados utilizamos as noções de habitus e de campo de Bourdieu (1972; 1994), o conceito de saber de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), saberes pedagógicos de Rodrigues (2001) e a noção de cotidiano de Heller (1970; 1977). A pesquisa revelou que os professores constroem, reconstroem e socializam os saberes pedagógicos no cotidiano de sala de aula por meio de fontes diversas como: participação em eventos científicos, aquisição de literatura especializada, investimento em formação contínua, interação com os alunos, troca de experiência com os pares e a utilização da vivência profissional adquirida nos percursos pessoal e profissional. Constatamos que os professores demonstraram interesse na aquisição e  incorporação de saberes pedagógicos e os consideram essenciais na docência universitária. Esses saberes foram construídos por meio do estudo e da postura investigativa.
id UFPI-5_79e3f901e06eec0ce09434ab8639bba7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1504
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis VellosoSaberes PedagógicosHabitusCampoCotidianoO objetivo deste artigo é analisar o processo de construção e socialização dos saberes pedagógicos na prática de cinco docentes universitários do Campus Ministro Reis Velloso, Universidade Federal do Piauí. Optamos pela abordagem qualitativo-interpretativa com base nas características apontadas por Pérez Gómez (1998) e como técnicas de coleta de dados a entrevista não-estruturada, a observação em sala de aula e a história de vida. Para analisar os dados utilizamos as noções de habitus e de campo de Bourdieu (1972; 1994), o conceito de saber de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), saberes pedagógicos de Rodrigues (2001) e a noção de cotidiano de Heller (1970; 1977). A pesquisa revelou que os professores constroem, reconstroem e socializam os saberes pedagógicos no cotidiano de sala de aula por meio de fontes diversas como: participação em eventos científicos, aquisição de literatura especializada, investimento em formação contínua, interação com os alunos, troca de experiência com os pares e a utilização da vivência profissional adquirida nos percursos pessoal e profissional. Constatamos que os professores demonstraram interesse na aquisição e  incorporação de saberes pedagógicos e os consideram essenciais na docência universitária. Esses saberes foram construídos por meio do estudo e da postura investigativa.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 15-27Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 15-27Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 15-272526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504/1349Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDO SOCORRO BESERRA SOARES, MARIA PERPÉTUA 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1504Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
title A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
spellingShingle A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
DO SOCORRO BESERRA SOARES, MARIA PERPÉTUA
Saberes Pedagógicos
Habitus
Campo
Cotidiano
title_short A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
title_full A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
title_fullStr A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
title_full_unstemmed A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
title_sort A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS: a prática dos docentes do Campus Ministro Reis Velloso
author DO SOCORRO BESERRA SOARES, MARIA PERPÉTUA
author_facet DO SOCORRO BESERRA SOARES, MARIA PERPÉTUA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DO SOCORRO BESERRA SOARES, MARIA PERPÉTUA
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Pedagógicos
Habitus
Campo
Cotidiano
topic Saberes Pedagógicos
Habitus
Campo
Cotidiano
description O objetivo deste artigo é analisar o processo de construção e socialização dos saberes pedagógicos na prática de cinco docentes universitários do Campus Ministro Reis Velloso, Universidade Federal do Piauí. Optamos pela abordagem qualitativo-interpretativa com base nas características apontadas por Pérez Gómez (1998) e como técnicas de coleta de dados a entrevista não-estruturada, a observação em sala de aula e a história de vida. Para analisar os dados utilizamos as noções de habitus e de campo de Bourdieu (1972; 1994), o conceito de saber de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), saberes pedagógicos de Rodrigues (2001) e a noção de cotidiano de Heller (1970; 1977). A pesquisa revelou que os professores constroem, reconstroem e socializam os saberes pedagógicos no cotidiano de sala de aula por meio de fontes diversas como: participação em eventos científicos, aquisição de literatura especializada, investimento em formação contínua, interação com os alunos, troca de experiência com os pares e a utilização da vivência profissional adquirida nos percursos pessoal e profissional. Constatamos que os professores demonstraram interesse na aquisição e  incorporação de saberes pedagógicos e os consideram essenciais na docência universitária. Esses saberes foram construídos por meio do estudo e da postura investigativa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1504/1349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 15-27
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 15-27
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 15-27
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443860332544