AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASINELLI-LUZ, ARACI
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: HICKMANN, ADOLFO ANTONIO, MOURA HICKMANN, GIRLANE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304
Resumo: O presente estudo aborda os fatores do desenvolvimento humano envolvidos na passagem dos Ciclos de Aprendizagem e as possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem, sob a ótica das relações interpessoais e das dimensões afetivas. O referencial teórico baseia-se na perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, na teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Essa escolha justifica-se pela necessidade de uma releitura do processo de vivência do modelo dos ciclos educacionais, na transição ecológica experienciada pelos educandos. O interesse pelo estudo surgiu a partir de recorrentes dificuldades vivenciadas pelos autores em encontrar ações concretas que amparem professores, pais e alunos a minimizar os impactos negativos na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Índices nacionais do IBGE/Pnad, SAEB/INEP e MEC, apontam para resultados de desempenho escolar baixo especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aprovação e reprovação, assim como o desempenho escolar ainda são assuntos recorrentes na Educação Brasileira. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi pesquisa bibliográfica realizada através da análise de artigos acadêmicos e de obras de referência sobre o assunto proposto. Os achados evidenciam que o ambiente escolar constitui o espaço efetivo de construção do conhecimento que propicia o desenvolvimento humano e deve levar em consideração a idade maturacional dos educandos. O aprofundamento dos estudos teóricos das relações interpessoais é também um caminho para se alcançar respostas às necessidades educacionais atuais.
id UFPI-5_7a21ecb418f9c6bab2e24727f80ec50e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1304
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMTeoria Histórico-CulturalBioecologia do Desenvolvimento HumanoTransição dos Ciclos de AprendizagemInteraçãoMediaçãoO presente estudo aborda os fatores do desenvolvimento humano envolvidos na passagem dos Ciclos de Aprendizagem e as possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem, sob a ótica das relações interpessoais e das dimensões afetivas. O referencial teórico baseia-se na perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, na teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Essa escolha justifica-se pela necessidade de uma releitura do processo de vivência do modelo dos ciclos educacionais, na transição ecológica experienciada pelos educandos. O interesse pelo estudo surgiu a partir de recorrentes dificuldades vivenciadas pelos autores em encontrar ações concretas que amparem professores, pais e alunos a minimizar os impactos negativos na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Índices nacionais do IBGE/Pnad, SAEB/INEP e MEC, apontam para resultados de desempenho escolar baixo especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aprovação e reprovação, assim como o desempenho escolar ainda são assuntos recorrentes na Educação Brasileira. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi pesquisa bibliográfica realizada através da análise de artigos acadêmicos e de obras de referência sobre o assunto proposto. Os achados evidenciam que o ambiente escolar constitui o espaço efetivo de construção do conhecimento que propicia o desenvolvimento humano e deve levar em consideração a idade maturacional dos educandos. O aprofundamento dos estudos teóricos das relações interpessoais é também um caminho para se alcançar respostas às necessidades educacionais atuais.Universidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 102-125Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 102-125Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 102-1252526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304/1151Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessASINELLI-LUZ, ARACI HICKMANN, ADOLFO ANTONIO MOURA HICKMANN, GIRLANE 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1304Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
ASINELLI-LUZ, ARACI
Teoria Histórico-Cultural
Bioecologia do Desenvolvimento Humano
Transição dos Ciclos de Aprendizagem
Interação
Mediação
title_short AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
author ASINELLI-LUZ, ARACI
author_facet ASINELLI-LUZ, ARACI
HICKMANN, ADOLFO ANTONIO
MOURA HICKMANN, GIRLANE
author_role author
author2 HICKMANN, ADOLFO ANTONIO
MOURA HICKMANN, GIRLANE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASINELLI-LUZ, ARACI
HICKMANN, ADOLFO ANTONIO
MOURA HICKMANN, GIRLANE
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Histórico-Cultural
Bioecologia do Desenvolvimento Humano
Transição dos Ciclos de Aprendizagem
Interação
Mediação
topic Teoria Histórico-Cultural
Bioecologia do Desenvolvimento Humano
Transição dos Ciclos de Aprendizagem
Interação
Mediação
description O presente estudo aborda os fatores do desenvolvimento humano envolvidos na passagem dos Ciclos de Aprendizagem e as possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem, sob a ótica das relações interpessoais e das dimensões afetivas. O referencial teórico baseia-se na perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, na teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Essa escolha justifica-se pela necessidade de uma releitura do processo de vivência do modelo dos ciclos educacionais, na transição ecológica experienciada pelos educandos. O interesse pelo estudo surgiu a partir de recorrentes dificuldades vivenciadas pelos autores em encontrar ações concretas que amparem professores, pais e alunos a minimizar os impactos negativos na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Índices nacionais do IBGE/Pnad, SAEB/INEP e MEC, apontam para resultados de desempenho escolar baixo especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aprovação e reprovação, assim como o desempenho escolar ainda são assuntos recorrentes na Educação Brasileira. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi pesquisa bibliográfica realizada através da análise de artigos acadêmicos e de obras de referência sobre o assunto proposto. Os achados evidenciam que o ambiente escolar constitui o espaço efetivo de construção do conhecimento que propicia o desenvolvimento humano e deve levar em consideração a idade maturacional dos educandos. O aprofundamento dos estudos teóricos das relações interpessoais é também um caminho para se alcançar respostas às necessidades educacionais atuais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304/1151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 102-125
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 102-125
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 102-125
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443023568896