OS “CAMINHOS DE CANOA” DOS CURRÍCULOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: CRIAÇÕES E [RE]EXISTÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE SIMÕES, CEANE
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1124
Resumo: Neste texto, situado no campo epistemológico-político-metodológico dos estudos nosdoscom os cotidianos escolares, discuto as possibilidades emancipatórias dos currículos na primeira escola de tempo integral mantida pelo poder público municipal de Manaus desde o ano 2016. Situada nas proximidades de um igarapé e vivendo de muito perto as intervenções urbanísticas e ambientais impostas no seu entorno, a escola se deparou com situações que ameaçavam a sua existência, a levando à tomadas de decisão políticopedagógicas e à elaboração processual de um projeto educativo fundamentado na educação integral e democrática. Aponto para a complexidade das circunstâncias envolvidas no seu dentrofora e para a diversidade de sujeitos e culturas que circulam no seu espaçotempo, com a presença de alunos haitianos e venezuelanos, chegados a Manaus em distintos processos migratórios. A fim de credibilizar suas criações e [re]existências, busquei aporte em Boaventura de Souza Santos, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves e Michael de Certeau, sinalizando também para as relações que ligam os processos de padronização dos territórios urbanos (sob o subterfúgio de [re]qualificá-los), com os de padronização curricular (sob o subterfúgio de [re]qualificar a prática docente), em prol de resultados calculáveis. Chamo de “caminhos de canoa” àquelas situações que vêm a exigir de seus praticantes engenhosidades e astúcias diárias em situações de difícil “navegabilidade” social. São experiências curriculares que abrigam o potencial de irresignação frente à razão indolente. Tais caminhos têm levado a escola a experimentar processos de desinvisibilização de saberes e sujeitos no seu cotidiano, que caracterizam as suas políticaspráticas como luta por justiça social e cognitiva e pela educação democrática.
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