NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1250 |
Resumo: | Este artigo aborda a memória em seu aspecto social como lócus para entender a história da educação, abrindo possibilidades de diálogos na análise do passado, prenhe dos acontecimentos humanos, face às tendências contemporâneas do debate historiográfico. Grupos de pesquisadores em diferentes regiões do Brasil, vinculados aos Programas de Pós-graduação têm-se dedicado nos estudos sobre a memória, buscando diálogos com a história da educação. Os arquivos constituem-se espaços essenciais para construção da memória individual e coletiva, evidenciando a memória de diferentes sujeitos. O estudo do passado prescinde das fontes, mediante sua localização, preservação e catalogação, necessárias para preservação da memória. O objeto em tela pontua as memórias existentes e os elementos que as constituem a partir Le Goff (1990), Halbwachs (2003), Ricoeur (2007) e Lombardi (2004). Os arquivos e as fontes permitem encontrar e reconhecer o processo de construção coletiva sobre a História da Educação. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação do pesquisador com as fontes e do entrelaçamento dos aspectos teóricos envolvidos. O ofício do historiador da educação consiste em fazer suas fontes falarem dos homens e sobre da sociedade que as produziu. O confronto entre história e memória e história da educação revela um potencial de novas possibilidades de pesquisas a ser explorado |
id |
UFPI-5_96b315da681aa8eae5292358c98f419f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1250 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOHistória da educaçãoFonteMemóriaEste artigo aborda a memória em seu aspecto social como lócus para entender a história da educação, abrindo possibilidades de diálogos na análise do passado, prenhe dos acontecimentos humanos, face às tendências contemporâneas do debate historiográfico. Grupos de pesquisadores em diferentes regiões do Brasil, vinculados aos Programas de Pós-graduação têm-se dedicado nos estudos sobre a memória, buscando diálogos com a história da educação. Os arquivos constituem-se espaços essenciais para construção da memória individual e coletiva, evidenciando a memória de diferentes sujeitos. O estudo do passado prescinde das fontes, mediante sua localização, preservação e catalogação, necessárias para preservação da memória. O objeto em tela pontua as memórias existentes e os elementos que as constituem a partir Le Goff (1990), Halbwachs (2003), Ricoeur (2007) e Lombardi (2004). Os arquivos e as fontes permitem encontrar e reconhecer o processo de construção coletiva sobre a História da Educação. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação do pesquisador com as fontes e do entrelaçamento dos aspectos teóricos envolvidos. O ofício do historiador da educação consiste em fazer suas fontes falarem dos homens e sobre da sociedade que as produziu. O confronto entre história e memória e história da educação revela um potencial de novas possibilidades de pesquisas a ser exploradoUniversidade Federal do Piauí2016-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/125010.26694/les.v1i2.6099Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 05-21Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 05-21Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 05-212526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1250/1097Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, JOÃO CARLOS 2021-12-16T11:17:44Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1250Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:44Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA SILVA, JOÃO CARLOS História da educação Fonte Memória |
title_short |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
author |
DA SILVA, JOÃO CARLOS |
author_facet |
DA SILVA, JOÃO CARLOS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA, JOÃO CARLOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Fonte Memória |
topic |
História da educação Fonte Memória |
description |
Este artigo aborda a memória em seu aspecto social como lócus para entender a história da educação, abrindo possibilidades de diálogos na análise do passado, prenhe dos acontecimentos humanos, face às tendências contemporâneas do debate historiográfico. Grupos de pesquisadores em diferentes regiões do Brasil, vinculados aos Programas de Pós-graduação têm-se dedicado nos estudos sobre a memória, buscando diálogos com a história da educação. Os arquivos constituem-se espaços essenciais para construção da memória individual e coletiva, evidenciando a memória de diferentes sujeitos. O estudo do passado prescinde das fontes, mediante sua localização, preservação e catalogação, necessárias para preservação da memória. O objeto em tela pontua as memórias existentes e os elementos que as constituem a partir Le Goff (1990), Halbwachs (2003), Ricoeur (2007) e Lombardi (2004). Os arquivos e as fontes permitem encontrar e reconhecer o processo de construção coletiva sobre a História da Educação. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação do pesquisador com as fontes e do entrelaçamento dos aspectos teóricos envolvidos. O ofício do historiador da educação consiste em fazer suas fontes falarem dos homens e sobre da sociedade que as produziu. O confronto entre história e memória e história da educação revela um potencial de novas possibilidades de pesquisas a ser explorado |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1250 10.26694/les.v1i2.6099 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1250 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i2.6099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1250/1097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 34 (2016); 05-21 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 34 (2016); 05-21 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 34 (2016); 05-21 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442937585664 |