EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1455 |
Resumo: | Este trabalho analisa representações sociais (RS) de Educação Ambiental (EA) através de uma pesquisa cujos objetivos foram identificar e discutir as representações associadas às iniciativas dos professores e professoras para a Educação Ambiental no contexto das disciplinas da parte diversificada das grades curriculares do ensino fundamental e médio. A metodologia de pesquisa foi qualitativa e os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e professoras de Ciências e Biologia. As representações associadas às iniciativas para a EA apontam para seis categorias: a naturalista prática (conhecer a natureza); a instrumental/ experimental (conhecer o meio pela razão e pelos conhecimentos científicos); a vicariante (observar o meio e o comportamento do outro); a pedagogizante moralista (conscientizar as crianças para salvar o meio ambiente); a idealista (conscientizar para mudar o comportamento e agir para preservar) e a construtivista (problematizar o meio ambiente e construir o conhecimento). De modo geral, evidenciase a ausência do aspecto relacional do meio ambiente para a efetivação da EA nos dados colhidos com os professores e professoras. A maioria deles/ delas não explica a EA em relação aos fatores políticos, econômicos, culturais, sociais e históricos. Assim, a existência de disciplinas da parte diversificada relacionadas a meio ambiente não vem trazendo contribuições significativas para a efetivação da EA na escola. Salvo algumas exceções, a criação de tais disciplinas está mais relacionada às determinações legais e aos interesses individuais de alguns docentes do que propriamente à ampliação da discussão ambiental na escola. |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAEducação AmbientalRepresentação SocialPrática DocenteDisciplinas da Parte DiversificadaEste trabalho analisa representações sociais (RS) de Educação Ambiental (EA) através de uma pesquisa cujos objetivos foram identificar e discutir as representações associadas às iniciativas dos professores e professoras para a Educação Ambiental no contexto das disciplinas da parte diversificada das grades curriculares do ensino fundamental e médio. A metodologia de pesquisa foi qualitativa e os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e professoras de Ciências e Biologia. As representações associadas às iniciativas para a EA apontam para seis categorias: a naturalista prática (conhecer a natureza); a instrumental/ experimental (conhecer o meio pela razão e pelos conhecimentos científicos); a vicariante (observar o meio e o comportamento do outro); a pedagogizante moralista (conscientizar as crianças para salvar o meio ambiente); a idealista (conscientizar para mudar o comportamento e agir para preservar) e a construtivista (problematizar o meio ambiente e construir o conhecimento). De modo geral, evidenciase a ausência do aspecto relacional do meio ambiente para a efetivação da EA nos dados colhidos com os professores e professoras. A maioria deles/ delas não explica a EA em relação aos fatores políticos, econômicos, culturais, sociais e históricos. Assim, a existência de disciplinas da parte diversificada relacionadas a meio ambiente não vem trazendo contribuições significativas para a efetivação da EA na escola. Salvo algumas exceções, a criação de tais disciplinas está mais relacionada às determinações legais e aos interesses individuais de alguns docentes do que propriamente à ampliação da discussão ambiental na escola.Universidade Federal do Piauí2005-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1455Languages, Education and Society; No. 13 (2005); 66-81Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 13 (2005); 66-81Linguagens, Educação e Sociedade; n. 13 (2005); 66-812526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1455/1306Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, ADRIANA RIBEIRO ROSSO, ADEMIR JOSÉ 2022-02-02T18:18:43Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1455Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:18:43Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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