PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Salonilde
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2663
Resumo: A reflexão referente a globalização e currículo emerge no contexto das mudanças que estão transformando toda sociedade. Nesse contexto, e que se pretende analisar as relações entre as políticas educacionais e a globalização, tentando destacar suas implicações na proposição de um currículo escolar nacional. A análise evidencia que a reforma do sistema escolar brasileiro se restringe a medidas que se coadunem com os interesses da globalização. As decisões são tomadas em nome dos interesses locais, no entanto, elas são direcionadas por motivos externos relacionados as metas da globalização. Esta tem adquirido, no brasil, contornos que reforçam a discriminação e desigualdades socioculturais e educacionais.
id UFPI-5_a376b0650dfc584df510afadd36326da
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2663
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO GlobalizaçãoEducaçãoParâmetros Curriculares NacionaisA reflexão referente a globalização e currículo emerge no contexto das mudanças que estão transformando toda sociedade. Nesse contexto, e que se pretende analisar as relações entre as políticas educacionais e a globalização, tentando destacar suas implicações na proposição de um currículo escolar nacional. A análise evidencia que a reforma do sistema escolar brasileiro se restringe a medidas que se coadunem com os interesses da globalização. As decisões são tomadas em nome dos interesses locais, no entanto, elas são direcionadas por motivos externos relacionados as metas da globalização. Esta tem adquirido, no brasil, contornos que reforçam a discriminação e desigualdades socioculturais e educacionais.Universidade Federal do Piauí2022-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2663Languages, Education and Society; No. 5 (2000)Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 5 (2000)Linguagens, Educação e Sociedade; n. 5 (2000)2526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2663/2416Copyright (c) 2000 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maria Salonilde 2022-05-21T19:16:59Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2663Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-05-21T19:16:59Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
title PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
spellingShingle PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
Ferreira, Maria Salonilde
Globalização
Educação
Parâmetros Curriculares Nacionais
title_short PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
title_full PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
title_fullStr PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
title_full_unstemmed PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
title_sort PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO
author Ferreira, Maria Salonilde
author_facet Ferreira, Maria Salonilde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Salonilde
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Educação
Parâmetros Curriculares Nacionais
topic Globalização
Educação
Parâmetros Curriculares Nacionais
description A reflexão referente a globalização e currículo emerge no contexto das mudanças que estão transformando toda sociedade. Nesse contexto, e que se pretende analisar as relações entre as políticas educacionais e a globalização, tentando destacar suas implicações na proposição de um currículo escolar nacional. A análise evidencia que a reforma do sistema escolar brasileiro se restringe a medidas que se coadunem com os interesses da globalização. As decisões são tomadas em nome dos interesses locais, no entanto, elas são direcionadas por motivos externos relacionados as metas da globalização. Esta tem adquirido, no brasil, contornos que reforçam a discriminação e desigualdades socioculturais e educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2663
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2663/2416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2000 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2000 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 5 (2000)
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 5 (2000)
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 5 (2000)
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797444656201728