MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA DO NASCIMENTO, ANA NARUA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MUSA BOAKARI, FRANCIS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1477
Resumo: Nas últimas décadas, as pesquisas em história da educação têm tido um considerável alargamento temático, o que tem suscitado a constituição de novos objetos e a (re) configuração de novos temas articulados na interlocução entre os historiadores da educação e a produção historiográfica contemporânea. Dentre os novos objetos de estudos dos historiadores da educação, estão os impressos – jornais, revistas e os periódicos que passaram a se constituírem em fonte documental privilegiada de se apreender os modos de funcionamento que envolvem a sociedade e a cultura. Este ensaio tem a pretensão de desenvolver um estudo sobre as mulheres produtoras e colaboradoras na imprensa do Piauí no período que se estende de 1864 a 1940. O corte cronológico se inicia com a participação das mulheres com a publicação inaugural do jornal Violeta de 1864, intensificando-se nas primeiras décadas da república, entrando em declínio nos anos 20, indo ter seu desfecho no Estado Getulista. O estudo foi conduzido em pesquisa das fontes primárias para identificação e classificação dos impressos disponíveis, na seguinte ordem: período da edição/ciclo de vida; título da publicação; redatora/colaboradora; conteúdo geral e específico articulados; as fontes secundárias, no caso, nos estudos da história da imprensa no Brasil e no Piauí. Ao enveredar nesta nova temática histórica, mulher e imprensa, permitiram a realização de um mergulho no passado, pois, contribuiu para o melhor entendimento de como se pode apropriar da memória cultivada coletivamente, bem como identificar que nas páginas impressas, que as mulheres também escreveram, divulgaram produtos, debateram problemas, ditaram normas, costumes e valores, se colocando assim para além dos limites do lar, ingressando na imprensa. 
id UFPI-5_a494f6a6d5fefd7a3fe4d97a5d094860
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1477
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)MulherImprensaHistóriaMemóriaEducaçãoNas últimas décadas, as pesquisas em história da educação têm tido um considerável alargamento temático, o que tem suscitado a constituição de novos objetos e a (re) configuração de novos temas articulados na interlocução entre os historiadores da educação e a produção historiográfica contemporânea. Dentre os novos objetos de estudos dos historiadores da educação, estão os impressos – jornais, revistas e os periódicos que passaram a se constituírem em fonte documental privilegiada de se apreender os modos de funcionamento que envolvem a sociedade e a cultura. Este ensaio tem a pretensão de desenvolver um estudo sobre as mulheres produtoras e colaboradoras na imprensa do Piauí no período que se estende de 1864 a 1940. O corte cronológico se inicia com a participação das mulheres com a publicação inaugural do jornal Violeta de 1864, intensificando-se nas primeiras décadas da república, entrando em declínio nos anos 20, indo ter seu desfecho no Estado Getulista. O estudo foi conduzido em pesquisa das fontes primárias para identificação e classificação dos impressos disponíveis, na seguinte ordem: período da edição/ciclo de vida; título da publicação; redatora/colaboradora; conteúdo geral e específico articulados; as fontes secundárias, no caso, nos estudos da história da imprensa no Brasil e no Piauí. Ao enveredar nesta nova temática histórica, mulher e imprensa, permitiram a realização de um mergulho no passado, pois, contribuiu para o melhor entendimento de como se pode apropriar da memória cultivada coletivamente, bem como identificar que nas páginas impressas, que as mulheres também escreveram, divulgaram produtos, debateram problemas, ditaram normas, costumes e valores, se colocando assim para além dos limites do lar, ingressando na imprensa. Universidade Federal do Piauí2010-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1477Languages, Education and Society; No. 22 (2010); 43-68Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 22 (2010); 43-68Linguagens, Educação e Sociedade; n. 22 (2010); 43-682526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1477/1325Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBEZERRA DO NASCIMENTO, ANA NARUA MUSA BOAKARI, FRANCIS 2022-02-02T17:42:32Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1477Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:42:32Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
title MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
spellingShingle MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
BEZERRA DO NASCIMENTO, ANA NARUA
Mulher
Imprensa
História
Memória
Educação
title_short MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
title_full MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
title_fullStr MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
title_full_unstemmed MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
title_sort MULHERES PRODUTORAS E COLABORADORAS NA IMPRENSA DO PIAUÍ (1864 – 1940)
author BEZERRA DO NASCIMENTO, ANA NARUA
author_facet BEZERRA DO NASCIMENTO, ANA NARUA
MUSA BOAKARI, FRANCIS
author_role author
author2 MUSA BOAKARI, FRANCIS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA DO NASCIMENTO, ANA NARUA
MUSA BOAKARI, FRANCIS
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Imprensa
História
Memória
Educação
topic Mulher
Imprensa
História
Memória
Educação
description Nas últimas décadas, as pesquisas em história da educação têm tido um considerável alargamento temático, o que tem suscitado a constituição de novos objetos e a (re) configuração de novos temas articulados na interlocução entre os historiadores da educação e a produção historiográfica contemporânea. Dentre os novos objetos de estudos dos historiadores da educação, estão os impressos – jornais, revistas e os periódicos que passaram a se constituírem em fonte documental privilegiada de se apreender os modos de funcionamento que envolvem a sociedade e a cultura. Este ensaio tem a pretensão de desenvolver um estudo sobre as mulheres produtoras e colaboradoras na imprensa do Piauí no período que se estende de 1864 a 1940. O corte cronológico se inicia com a participação das mulheres com a publicação inaugural do jornal Violeta de 1864, intensificando-se nas primeiras décadas da república, entrando em declínio nos anos 20, indo ter seu desfecho no Estado Getulista. O estudo foi conduzido em pesquisa das fontes primárias para identificação e classificação dos impressos disponíveis, na seguinte ordem: período da edição/ciclo de vida; título da publicação; redatora/colaboradora; conteúdo geral e específico articulados; as fontes secundárias, no caso, nos estudos da história da imprensa no Brasil e no Piauí. Ao enveredar nesta nova temática histórica, mulher e imprensa, permitiram a realização de um mergulho no passado, pois, contribuiu para o melhor entendimento de como se pode apropriar da memória cultivada coletivamente, bem como identificar que nas páginas impressas, que as mulheres também escreveram, divulgaram produtos, debateram problemas, ditaram normas, costumes e valores, se colocando assim para além dos limites do lar, ingressando na imprensa. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1477
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1477/1325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 22 (2010); 43-68
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 22 (2010); 43-68
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 22 (2010); 43-68
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443820486656