Professoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902/1940)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50841 |
Resumo: | Os anos iniciais do século XX contaram com uma imprensa periódica que exigia maiores direitos para as mulheres, educação, instrução e o voto. Essa imprensa foi influenciada pela imprensa internacional que se veiculava no País em número suficiente e preços acessíveis. As revistas e jornais vinham principalmente dos Estados Unidos e da Europa que, nesse momento, se agitava em torno do feminismo e dos tempos de guerra. Os periódicos, de longa ou curta duração, esporadicamente contemplavam ideias acerca do papel das mulheres na sociedade e nem sempre havia unanimidade na sua ideologia e representação do protagonismo feminino. Com seu beneplácito vieram à luz as expectativas de segmentos intelectualizados da sociedade brasileira, em especial nas maiores cidades do País como São Paulo e Rio de Janeiro, no tocante à educação das mulheres e sua destinação para a maternidade, conjuntamente com a educação de crianças. A abordagem adotada volta-se para os conceitos da História da Educação, História das Mulheres, Estudos de Gênero e Imprensa. |
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