O CONSTRUTIVISMO ENTRE OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DISCURSO ANCORADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SALES SILVA, CLEÂNIA
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1587
Resumo: Reconhecendo o construtivismo como referência consolidada no Brasil e o desafio dos professores desenvolverem uma prática educativa construtivista, questionamos: Qual a representação social de construtivismo dos professores e como essa representação vem orientando suas práticas pedagógicas? Investigamos 100 professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental que utilizam esta teoria como referencial para suas práticas e constatamos que eles têm uma representação social de construtivismo positiva, entretanto não conseguem desenvolver uma prática construtivista. Analisando esta questão sob os aspectos da familiarização e da ancoragem, percebemos que os professores, como forma de superar conflitos e pressões surgidas, buscam familiarizar-se com esta teoria ancorando-a em experiências e conhecimentos anteriores, continuando presos a posturas tradicionais. As considerações apresentadas apontam para a necessidade de repensarmos o processo de formação desses professores e de considerarmos suas representações sociais.
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