AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1127 |
Resumo: | Este artigo objetiva acompanhar as redes de conversações em um curso de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tecendo relações entre os campos do currículo e da formação com licenciandos, questionando nos encontrosformação a ênfase na solução ou na invenção de problemas. A partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia foi produzida entrelinhas do desejo e processos (des)(re)territorializantes, com vistas à propagação do que pode um corpo em encontrosformação na educação básica por meio do Estágio Supervisionado. A pesquisa evidenciou que as avaliações externas Paebes e Enem influenciam os processos formativos pela predominância de uma lógica neotecnicista, atrelada à recognição, ao par perguntas-respostas prontas e aosafetos tristes que enrijecem esse desenho curricular. O estudo enfatiza, entretanto, a emergência da singularidade e da diferença produzindo invenção de outros possíveis que rompem essa racionalidade. Entre formas, fluxos e forças, defende politicaspráticas e teoriaspráticas como indissociáveis, fazendo ressoar, para além dos processos recognitivos, a inventividade presente no Estágio Supervisionado e vibrar bons encontrosformação por meio de processos inventivos. |
id |
UFPI-5_b4b89fb3b0f1021d45511961f883ffb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1127 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFESCurrículoFormaçãoLicenciaturasInstitutos FederaisEste artigo objetiva acompanhar as redes de conversações em um curso de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tecendo relações entre os campos do currículo e da formação com licenciandos, questionando nos encontrosformação a ênfase na solução ou na invenção de problemas. A partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia foi produzida entrelinhas do desejo e processos (des)(re)territorializantes, com vistas à propagação do que pode um corpo em encontrosformação na educação básica por meio do Estágio Supervisionado. A pesquisa evidenciou que as avaliações externas Paebes e Enem influenciam os processos formativos pela predominância de uma lógica neotecnicista, atrelada à recognição, ao par perguntas-respostas prontas e aosafetos tristes que enrijecem esse desenho curricular. O estudo enfatiza, entretanto, a emergência da singularidade e da diferença produzindo invenção de outros possíveis que rompem essa racionalidade. Entre formas, fluxos e forças, defende politicaspráticas e teoriaspráticas como indissociáveis, fazendo ressoar, para além dos processos recognitivos, a inventividade presente no Estágio Supervisionado e vibrar bons encontrosformação por meio de processos inventivos. Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/112710.26694/les.v0i41.8753Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 342-363Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 342-363Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 342-3632526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1127/976Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS MOREIRA, PRISCILA CARVALHO, JANETE MAGALHÃES 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1127Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES |
title |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES |
spellingShingle |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES DOS SANTOS MOREIRA, PRISCILA Currículo Formação Licenciaturas Institutos Federais |
title_short |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES |
title_full |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES |
title_fullStr |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES |
title_full_unstemmed |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES |
title_sort |
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES |
author |
DOS SANTOS MOREIRA, PRISCILA |
author_facet |
DOS SANTOS MOREIRA, PRISCILA CARVALHO, JANETE MAGALHÃES |
author_role |
author |
author2 |
CARVALHO, JANETE MAGALHÃES |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOS SANTOS MOREIRA, PRISCILA CARVALHO, JANETE MAGALHÃES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Formação Licenciaturas Institutos Federais |
topic |
Currículo Formação Licenciaturas Institutos Federais |
description |
Este artigo objetiva acompanhar as redes de conversações em um curso de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tecendo relações entre os campos do currículo e da formação com licenciandos, questionando nos encontrosformação a ênfase na solução ou na invenção de problemas. A partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia foi produzida entrelinhas do desejo e processos (des)(re)territorializantes, com vistas à propagação do que pode um corpo em encontrosformação na educação básica por meio do Estágio Supervisionado. A pesquisa evidenciou que as avaliações externas Paebes e Enem influenciam os processos formativos pela predominância de uma lógica neotecnicista, atrelada à recognição, ao par perguntas-respostas prontas e aosafetos tristes que enrijecem esse desenho curricular. O estudo enfatiza, entretanto, a emergência da singularidade e da diferença produzindo invenção de outros possíveis que rompem essa racionalidade. Entre formas, fluxos e forças, defende politicaspráticas e teoriaspráticas como indissociáveis, fazendo ressoar, para além dos processos recognitivos, a inventividade presente no Estágio Supervisionado e vibrar bons encontrosformação por meio de processos inventivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1127 10.26694/les.v0i41.8753 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1127 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v0i41.8753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1127/976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 342-363 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 342-363 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 342-363 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442120744960 |