A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINIAK, VERA LÚCIA
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: RIBAS GRACINO , ELIZA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1325
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão a respeito do papel da gestão escolar e a efetivação do projeto político pedagógico como instrumento de articulação da autonomia escolar. Tem como objetivo problematizar a construção histórica da gestão escolar e da importância da implantação dessa gestão para a construção de um Projeto Político Pedagógico coletivo, portanto democrático. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, intencionando colaborar para a reflexão sobre a importância da participação de todos os atores sociais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Para fundamentar as discussões sobre a gestão escolar elencou-se autores que abordam sob o aspecto histórico bem como os que discutem a gestão democrática como: Dourado (2002), Ferreira (2006), Gadotti (1994), Libâneo (2004), Lück (2006, 2009), Saviani (1985, 1999, 2010) Silva (2003), Teodoro (2001), bem como em alguns documentos legais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Decenal de Educação para Todos. Os estudos permitiram observar que construir coletivamente uma práxis de gestão participativa e democrática pressupõe romper com os ranços adquiridos ao longo da história da educação, assumindo uma postura de resistência, diálogo e compromisso. As possibilidades de mudança estão vinculadas ao sistema escolar, as políticas em educação, mas principalmente a problematização do cotidiano escolar. Acredita-se que o estudo pode auxiliar nas discussões em torno da importância da elaboração e aplicação coletiva do Projeto Político Pedagógico.
id UFPI-5_c0228a3f3474d414dc52b125b1dc6e3b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1325
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICAGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoTrabalho ColetivoAutonomiaEste artigo apresenta uma discussão a respeito do papel da gestão escolar e a efetivação do projeto político pedagógico como instrumento de articulação da autonomia escolar. Tem como objetivo problematizar a construção histórica da gestão escolar e da importância da implantação dessa gestão para a construção de um Projeto Político Pedagógico coletivo, portanto democrático. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, intencionando colaborar para a reflexão sobre a importância da participação de todos os atores sociais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Para fundamentar as discussões sobre a gestão escolar elencou-se autores que abordam sob o aspecto histórico bem como os que discutem a gestão democrática como: Dourado (2002), Ferreira (2006), Gadotti (1994), Libâneo (2004), Lück (2006, 2009), Saviani (1985, 1999, 2010) Silva (2003), Teodoro (2001), bem como em alguns documentos legais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Decenal de Educação para Todos. Os estudos permitiram observar que construir coletivamente uma práxis de gestão participativa e democrática pressupõe romper com os ranços adquiridos ao longo da história da educação, assumindo uma postura de resistência, diálogo e compromisso. As possibilidades de mudança estão vinculadas ao sistema escolar, as políticas em educação, mas principalmente a problematização do cotidiano escolar. Acredita-se que o estudo pode auxiliar nas discussões em torno da importância da elaboração e aplicação coletiva do Projeto Político Pedagógico.Universidade Federal do Piauí2014-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/132510.26694/les.v0i30.8718Languages, Education and Society; No. 30 (2014); 188-206Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 30 (2014); 188-206Linguagens, Educação e Sociedade; n. 30 (2014); 188-2062526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1325/1171Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINIAK, VERA LÚCIA RIBAS GRACINO , ELIZA 2021-12-16T11:18:47Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1325Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:47Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
spellingShingle A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
MARTINIAK, VERA LÚCIA
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Trabalho Coletivo
Autonomia
title_short A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_fullStr A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_sort A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
author MARTINIAK, VERA LÚCIA
author_facet MARTINIAK, VERA LÚCIA
RIBAS GRACINO , ELIZA
author_role author
author2 RIBAS GRACINO , ELIZA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINIAK, VERA LÚCIA
RIBAS GRACINO , ELIZA
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Trabalho Coletivo
Autonomia
topic Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Trabalho Coletivo
Autonomia
description Este artigo apresenta uma discussão a respeito do papel da gestão escolar e a efetivação do projeto político pedagógico como instrumento de articulação da autonomia escolar. Tem como objetivo problematizar a construção histórica da gestão escolar e da importância da implantação dessa gestão para a construção de um Projeto Político Pedagógico coletivo, portanto democrático. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, intencionando colaborar para a reflexão sobre a importância da participação de todos os atores sociais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Para fundamentar as discussões sobre a gestão escolar elencou-se autores que abordam sob o aspecto histórico bem como os que discutem a gestão democrática como: Dourado (2002), Ferreira (2006), Gadotti (1994), Libâneo (2004), Lück (2006, 2009), Saviani (1985, 1999, 2010) Silva (2003), Teodoro (2001), bem como em alguns documentos legais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Decenal de Educação para Todos. Os estudos permitiram observar que construir coletivamente uma práxis de gestão participativa e democrática pressupõe romper com os ranços adquiridos ao longo da história da educação, assumindo uma postura de resistência, diálogo e compromisso. As possibilidades de mudança estão vinculadas ao sistema escolar, as políticas em educação, mas principalmente a problematização do cotidiano escolar. Acredita-se que o estudo pode auxiliar nas discussões em torno da importância da elaboração e aplicação coletiva do Projeto Político Pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1325
10.26694/les.v0i30.8718
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1325
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i30.8718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1325/1171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 30 (2014); 188-206
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 30 (2014); 188-206
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 30 (2014); 188-206
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443057123328