A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751 |
Resumo: | Entendendo que a responsabilidade em aprender não é somente do aluno, o presente trabalho apresenta ao gestor alternativas de ações que possibilitam categorizar diferentes áreas de atuação, orientando o estudo da realidade escolar para o alcance das expectativas traçadas nos objetivos da instituição. Se ao professor cabe o domínio do conteúdo e a metodologia, ao gestor incumbe o domínio de indicadores da gestão. A finalidade é envolver a comunidade e afetá-la, no sentido de querer fazer para o bem comum. De que maneira o estudo dos valores morais proporciona a coerência entre o político e o pedagógico? Trata-se de pautar a cultura da convivência e do trabalho escolar em valores morais e não somente em prazos de entrega e planos que se distanciam da função política de uma educação comprometida com o desenvolvimento da autonomia. |
id |
UNESP-35_652c6f9ff0095343c71820d8f63d2646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10751 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLARAutonomiaAvaliaçãoDiálogoGestão DemocráticaProjeto Político-Pedagógico (PPP)Entendendo que a responsabilidade em aprender não é somente do aluno, o presente trabalho apresenta ao gestor alternativas de ações que possibilitam categorizar diferentes áreas de atuação, orientando o estudo da realidade escolar para o alcance das expectativas traçadas nos objetivos da instituição. Se ao professor cabe o domínio do conteúdo e a metodologia, ao gestor incumbe o domínio de indicadores da gestão. A finalidade é envolver a comunidade e afetá-la, no sentido de querer fazer para o bem comum. De que maneira o estudo dos valores morais proporciona a coerência entre o político e o pedagógico? Trata-se de pautar a cultura da convivência e do trabalho escolar em valores morais e não somente em prazos de entrega e planos que se distanciam da função política de uma educação comprometida com o desenvolvimento da autonomia.Faculdade de Filosofia e Ciências2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1075110.36311/1984-1655.2020.v12n1.p142-166Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 1 (2020); 141-165Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 1 (2020); 141-165Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 141-1651984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751/6697Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marilucia Moraes de PaulaVivaldi, Flávia Maria de Campos2022-01-31T17:53:59Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10751Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-31T17:53:59Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR |
title |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR Ferreira, Marilucia Moraes de Paula Autonomia Avaliação Diálogo Gestão Democrática Projeto Político-Pedagógico (PPP) |
title_short |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR |
title_full |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR |
title_sort |
A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO E O TRABALHO DE GESTÃO ESCOLAR |
author |
Ferreira, Marilucia Moraes de Paula |
author_facet |
Ferreira, Marilucia Moraes de Paula Vivaldi, Flávia Maria de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Vivaldi, Flávia Maria de Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marilucia Moraes de Paula Vivaldi, Flávia Maria de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Avaliação Diálogo Gestão Democrática Projeto Político-Pedagógico (PPP) |
topic |
Autonomia Avaliação Diálogo Gestão Democrática Projeto Político-Pedagógico (PPP) |
description |
Entendendo que a responsabilidade em aprender não é somente do aluno, o presente trabalho apresenta ao gestor alternativas de ações que possibilitam categorizar diferentes áreas de atuação, orientando o estudo da realidade escolar para o alcance das expectativas traçadas nos objetivos da instituição. Se ao professor cabe o domínio do conteúdo e a metodologia, ao gestor incumbe o domínio de indicadores da gestão. A finalidade é envolver a comunidade e afetá-la, no sentido de querer fazer para o bem comum. De que maneira o estudo dos valores morais proporciona a coerência entre o político e o pedagógico? Trata-se de pautar a cultura da convivência e do trabalho escolar em valores morais e não somente em prazos de entrega e planos que se distanciam da função política de uma educação comprometida com o desenvolvimento da autonomia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751 10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p142-166 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p142-166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/10751/6697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 1 (2020); 141-165 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 1 (2020); 141-165 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 1 (2020); 141-165 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038613250048 |