PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214
Resumo: O processo de reestruturação/criação dos cursos consiste em um movimento de alteração/construção dos projetos pedagógicos, o qual exige muita leitura, diálogo e interação com todos os sujeitos envolvidos. Os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) são instrumentos teórico-metodológicos que estabelecem princípios, diretrizes e orientações no sentido de organizar e sistematizar as atividades desenvolvidas no curso. Este artigo pretende relatar como a Coordenadoria de Currículo da UFPI empreende esse processo de construção/alteração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação junto às coordenações dos cursos. Para embasar nossas reflexões, partimos do pensamento compartilhado por Bicudo (1999), Veiga (1995, 2005, 2007), Gadotti (2000), Freire (1971, 1996) dentre outros. A metodologia proposta visa atender ao objetivo traçado neste estudo, organizando-a principalmente a partir de reuniões coletivas com colegiado de curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Os resultados deste estudo bibliográfico e da vivência das autoras nos permitiram compreender que esses movimentos de repensar e recriar o projeto pedagógico são um processo complexo que exige muita leitura e diálogo, e requer uma atitude de parceria, compromisso e interação. Implica, portanto, em vários enfrentamentos pessoais e coletivos, os quais são fundamentais para o sucesso da construção de uma nova realidade.
id UFPI-5_c2d31af8c7cc61363dceba30ac591efd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1214
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR Reestruturação curricularProjeto PedagógicoCursos de GraduaçãoO processo de reestruturação/criação dos cursos consiste em um movimento de alteração/construção dos projetos pedagógicos, o qual exige muita leitura, diálogo e interação com todos os sujeitos envolvidos. Os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) são instrumentos teórico-metodológicos que estabelecem princípios, diretrizes e orientações no sentido de organizar e sistematizar as atividades desenvolvidas no curso. Este artigo pretende relatar como a Coordenadoria de Currículo da UFPI empreende esse processo de construção/alteração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação junto às coordenações dos cursos. Para embasar nossas reflexões, partimos do pensamento compartilhado por Bicudo (1999), Veiga (1995, 2005, 2007), Gadotti (2000), Freire (1971, 1996) dentre outros. A metodologia proposta visa atender ao objetivo traçado neste estudo, organizando-a principalmente a partir de reuniões coletivas com colegiado de curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Os resultados deste estudo bibliográfico e da vivência das autoras nos permitiram compreender que esses movimentos de repensar e recriar o projeto pedagógico são um processo complexo que exige muita leitura e diálogo, e requer uma atitude de parceria, compromisso e interação. Implica, portanto, em vários enfrentamentos pessoais e coletivos, os quais são fundamentais para o sucesso da construção de uma nova realidade.Universidade Federal do Piauí2017-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/121410.26694/les.v1i37.7588Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 297-314Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 297-314Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 297-3142526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214/1078Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES HONÓRIO, MIRTES IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA 2021-12-16T11:14:32Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1214Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:32Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
title PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
spellingShingle PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES
Reestruturação curricular
Projeto Pedagógico
Cursos de Graduação
title_short PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
title_full PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
title_fullStr PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
title_full_unstemmed PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
title_sort PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
author GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES
author_facet GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES
IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA
author_role author
author2 IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES
IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA
dc.subject.por.fl_str_mv Reestruturação curricular
Projeto Pedagógico
Cursos de Graduação
topic Reestruturação curricular
Projeto Pedagógico
Cursos de Graduação
description O processo de reestruturação/criação dos cursos consiste em um movimento de alteração/construção dos projetos pedagógicos, o qual exige muita leitura, diálogo e interação com todos os sujeitos envolvidos. Os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) são instrumentos teórico-metodológicos que estabelecem princípios, diretrizes e orientações no sentido de organizar e sistematizar as atividades desenvolvidas no curso. Este artigo pretende relatar como a Coordenadoria de Currículo da UFPI empreende esse processo de construção/alteração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação junto às coordenações dos cursos. Para embasar nossas reflexões, partimos do pensamento compartilhado por Bicudo (1999), Veiga (1995, 2005, 2007), Gadotti (2000), Freire (1971, 1996) dentre outros. A metodologia proposta visa atender ao objetivo traçado neste estudo, organizando-a principalmente a partir de reuniões coletivas com colegiado de curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Os resultados deste estudo bibliográfico e da vivência das autoras nos permitiram compreender que esses movimentos de repensar e recriar o projeto pedagógico são um processo complexo que exige muita leitura e diálogo, e requer uma atitude de parceria, compromisso e interação. Implica, portanto, em vários enfrentamentos pessoais e coletivos, os quais são fundamentais para o sucesso da construção de uma nova realidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214
10.26694/les.v1i37.7588
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i37.7588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214/1078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 297-314
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 297-314
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 297-314
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442605187072