PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214 |
Resumo: | O processo de reestruturação/criação dos cursos consiste em um movimento de alteração/construção dos projetos pedagógicos, o qual exige muita leitura, diálogo e interação com todos os sujeitos envolvidos. Os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) são instrumentos teórico-metodológicos que estabelecem princípios, diretrizes e orientações no sentido de organizar e sistematizar as atividades desenvolvidas no curso. Este artigo pretende relatar como a Coordenadoria de Currículo da UFPI empreende esse processo de construção/alteração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação junto às coordenações dos cursos. Para embasar nossas reflexões, partimos do pensamento compartilhado por Bicudo (1999), Veiga (1995, 2005, 2007), Gadotti (2000), Freire (1971, 1996) dentre outros. A metodologia proposta visa atender ao objetivo traçado neste estudo, organizando-a principalmente a partir de reuniões coletivas com colegiado de curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Os resultados deste estudo bibliográfico e da vivência das autoras nos permitiram compreender que esses movimentos de repensar e recriar o projeto pedagógico são um processo complexo que exige muita leitura e diálogo, e requer uma atitude de parceria, compromisso e interação. Implica, portanto, em vários enfrentamentos pessoais e coletivos, os quais são fundamentais para o sucesso da construção de uma nova realidade. |
id |
UFPI-5_c2d31af8c7cc61363dceba30ac591efd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1214 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR Reestruturação curricularProjeto PedagógicoCursos de GraduaçãoO processo de reestruturação/criação dos cursos consiste em um movimento de alteração/construção dos projetos pedagógicos, o qual exige muita leitura, diálogo e interação com todos os sujeitos envolvidos. Os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) são instrumentos teórico-metodológicos que estabelecem princípios, diretrizes e orientações no sentido de organizar e sistematizar as atividades desenvolvidas no curso. Este artigo pretende relatar como a Coordenadoria de Currículo da UFPI empreende esse processo de construção/alteração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação junto às coordenações dos cursos. Para embasar nossas reflexões, partimos do pensamento compartilhado por Bicudo (1999), Veiga (1995, 2005, 2007), Gadotti (2000), Freire (1971, 1996) dentre outros. A metodologia proposta visa atender ao objetivo traçado neste estudo, organizando-a principalmente a partir de reuniões coletivas com colegiado de curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Os resultados deste estudo bibliográfico e da vivência das autoras nos permitiram compreender que esses movimentos de repensar e recriar o projeto pedagógico são um processo complexo que exige muita leitura e diálogo, e requer uma atitude de parceria, compromisso e interação. Implica, portanto, em vários enfrentamentos pessoais e coletivos, os quais são fundamentais para o sucesso da construção de uma nova realidade.Universidade Federal do Piauí2017-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/121410.26694/les.v1i37.7588Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 297-314Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 297-314Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 297-3142526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214/1078Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES HONÓRIO, MIRTES IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA 2021-12-16T11:14:32Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1214Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:32Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR |
title |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR |
spellingShingle |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES Reestruturação curricular Projeto Pedagógico Cursos de Graduação |
title_short |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR |
title_full |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR |
title_fullStr |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR |
title_full_unstemmed |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR |
title_sort |
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: TECENDO FIOS ENTRE O REPENSAR E O CRIAR |
author |
GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES |
author_facet |
GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA |
author_role |
author |
author2 |
IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES HONÓRIO, MIRTES IBIAPINA, DARKYANA FRANCISCA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reestruturação curricular Projeto Pedagógico Cursos de Graduação |
topic |
Reestruturação curricular Projeto Pedagógico Cursos de Graduação |
description |
O processo de reestruturação/criação dos cursos consiste em um movimento de alteração/construção dos projetos pedagógicos, o qual exige muita leitura, diálogo e interação com todos os sujeitos envolvidos. Os projetos pedagógicos dos cursos (PPC) são instrumentos teórico-metodológicos que estabelecem princípios, diretrizes e orientações no sentido de organizar e sistematizar as atividades desenvolvidas no curso. Este artigo pretende relatar como a Coordenadoria de Currículo da UFPI empreende esse processo de construção/alteração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação junto às coordenações dos cursos. Para embasar nossas reflexões, partimos do pensamento compartilhado por Bicudo (1999), Veiga (1995, 2005, 2007), Gadotti (2000), Freire (1971, 1996) dentre outros. A metodologia proposta visa atender ao objetivo traçado neste estudo, organizando-a principalmente a partir de reuniões coletivas com colegiado de curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Os resultados deste estudo bibliográfico e da vivência das autoras nos permitiram compreender que esses movimentos de repensar e recriar o projeto pedagógico são um processo complexo que exige muita leitura e diálogo, e requer uma atitude de parceria, compromisso e interação. Implica, portanto, em vários enfrentamentos pessoais e coletivos, os quais são fundamentais para o sucesso da construção de uma nova realidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214 10.26694/les.v1i37.7588 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i37.7588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1214/1078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 37 (2017); 297-314 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 37 (2017); 297-314 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 37 (2017); 297-314 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442605187072 |