APRENDIZAGEM COOPERATIVA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1433 |
Resumo: | A sala de aula é um espaço privilegiado não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também, para a convivência social. Nessa direção é importante que o professor faça uso de práticas pedagógicas que incentivem habilidades necessárias a essa convivência. A utilização de métodos cooperativos como estratégia didática pode favorecer uma formação integral do indivíduo. Este artigo discute as concepções de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental acerca do trabalho em pequenos grupos. Os dados foram coletados antes e após a participação dos estudantes em atividades didáticas utilizando o método cooperativo de Jigsaw I. Os resultados sugerem que o trabalho desenvolvido em pequenos grupos é concebido pelos estudantes como uma forma de organização do trabalho escolar que propicia uma maior participação e motivação por parte deles nas tarefas, bem como o desenvolvimento de habilidades concernentes à socialização tais como escuta, negociação e atitudes de cooperação. |
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APRENDIZAGEM COOPERATIVA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?Aprendizagem CooperativaMétodos CooperativosInteração SocialPráticas PedagógicasA sala de aula é um espaço privilegiado não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também, para a convivência social. Nessa direção é importante que o professor faça uso de práticas pedagógicas que incentivem habilidades necessárias a essa convivência. A utilização de métodos cooperativos como estratégia didática pode favorecer uma formação integral do indivíduo. Este artigo discute as concepções de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental acerca do trabalho em pequenos grupos. Os dados foram coletados antes e após a participação dos estudantes em atividades didáticas utilizando o método cooperativo de Jigsaw I. Os resultados sugerem que o trabalho desenvolvido em pequenos grupos é concebido pelos estudantes como uma forma de organização do trabalho escolar que propicia uma maior participação e motivação por parte deles nas tarefas, bem como o desenvolvimento de habilidades concernentes à socialização tais como escuta, negociação e atitudes de cooperação.Universidade Federal do Piauí2007-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1433Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 51-62Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 51-62Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 51-622526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1433/1283Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE MENEZES, MARILIA GABRIELA NOVAIS BARBOSA, REJANE MARTINS SOARES JÓFILI, ZÉLIA MARIA 2022-02-02T18:04:36Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1433Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:04:36Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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