O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382 |
Resumo: | Nas últimas décadas temos visto que as teorias de ensino e aprendizagem têm buscado abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa do aluno em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem estimulante e significativa. Nesse sentido, professores vêm buscando abordar conteúdos tradicionais do ensino de língua portuguesa através de propostas criativas. No que se refere à produção textual, entendemos que uma forma de se construir propostas criativas é através do uso de abordagens multidisciplinares. Dentro desta perspectiva, em nossa exposição, apresentaremos práticas de produção textual que utilizam o gênero paródia como instrumento de ensino. Assim, ilustramos tal processo com duas músicas da mídia. Ressaltamos que a interseção língua portuguesa e música é bastante comum nas aulas de línguas, embora muitas vezes, aspectos relacionados à linguagem musical não sejam explorados, talvez por falta de instrumentos didáticos apropriados. De nossa abordagem, concluímos que práticas multidisciplinares, em especial as que conjugam a área de língua portuguesa e música, tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia os alunos podem observar ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, podese criar, aprender e se divertir. |
id |
UFPI-5_c95249332174544729c1fd9a94005fab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1382 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULAGênero textual paródiaPráticas de ensinoAbordagem multidisciplinarNas últimas décadas temos visto que as teorias de ensino e aprendizagem têm buscado abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa do aluno em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem estimulante e significativa. Nesse sentido, professores vêm buscando abordar conteúdos tradicionais do ensino de língua portuguesa através de propostas criativas. No que se refere à produção textual, entendemos que uma forma de se construir propostas criativas é através do uso de abordagens multidisciplinares. Dentro desta perspectiva, em nossa exposição, apresentaremos práticas de produção textual que utilizam o gênero paródia como instrumento de ensino. Assim, ilustramos tal processo com duas músicas da mídia. Ressaltamos que a interseção língua portuguesa e música é bastante comum nas aulas de línguas, embora muitas vezes, aspectos relacionados à linguagem musical não sejam explorados, talvez por falta de instrumentos didáticos apropriados. De nossa abordagem, concluímos que práticas multidisciplinares, em especial as que conjugam a área de língua portuguesa e música, tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia os alunos podem observar ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, podese criar, aprender e se divertir.Universidade Federal do Piauí2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 161-178Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 161-178Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 161-1782526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382/1232Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSIMÕES, ALAN CALDAS 2022-02-02T18:41:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1382Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:41:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA |
title |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA SIMÕES, ALAN CALDAS Gênero textual paródia Práticas de ensino Abordagem multidisciplinar |
title_short |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA |
title_full |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA |
title_sort |
O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA |
author |
SIMÕES, ALAN CALDAS |
author_facet |
SIMÕES, ALAN CALDAS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIMÕES, ALAN CALDAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual paródia Práticas de ensino Abordagem multidisciplinar |
topic |
Gênero textual paródia Práticas de ensino Abordagem multidisciplinar |
description |
Nas últimas décadas temos visto que as teorias de ensino e aprendizagem têm buscado abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa do aluno em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem estimulante e significativa. Nesse sentido, professores vêm buscando abordar conteúdos tradicionais do ensino de língua portuguesa através de propostas criativas. No que se refere à produção textual, entendemos que uma forma de se construir propostas criativas é através do uso de abordagens multidisciplinares. Dentro desta perspectiva, em nossa exposição, apresentaremos práticas de produção textual que utilizam o gênero paródia como instrumento de ensino. Assim, ilustramos tal processo com duas músicas da mídia. Ressaltamos que a interseção língua portuguesa e música é bastante comum nas aulas de línguas, embora muitas vezes, aspectos relacionados à linguagem musical não sejam explorados, talvez por falta de instrumentos didáticos apropriados. De nossa abordagem, concluímos que práticas multidisciplinares, em especial as que conjugam a área de língua portuguesa e música, tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia os alunos podem observar ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, podese criar, aprender e se divertir. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382/1232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 161-178 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 161-178 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 161-178 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443407347712 |