O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMÕES, ALAN CALDAS
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382
Resumo: Nas últimas décadas temos visto que as teorias de ensino e aprendizagem têm buscado abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa do aluno em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem estimulante e significativa. Nesse sentido, professores vêm buscando abordar conteúdos tradicionais do ensino de língua portuguesa através de propostas criativas. No que se refere à produção textual, entendemos que uma forma de se construir propostas criativas é através do uso de abordagens multidisciplinares. Dentro desta perspectiva, em nossa exposição, apresentaremos práticas de produção textual que utilizam o gênero paródia como instrumento de ensino. Assim, ilustramos tal processo com duas músicas da mídia. Ressaltamos que a interseção língua portuguesa e música é bastante comum nas aulas de línguas, embora muitas vezes, aspectos relacionados à linguagem musical não sejam explorados, talvez por falta de instrumentos didáticos apropriados. De nossa abordagem, concluímos que práticas multidisciplinares, em especial as que conjugam a área de língua portuguesa e música, tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia os alunos podem observar ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, podese criar, aprender e se divertir.
id UFPI-5_c95249332174544729c1fd9a94005fab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1382
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULAGênero textual paródiaPráticas de ensinoAbordagem multidisciplinarNas últimas décadas temos visto que as teorias de ensino e aprendizagem têm buscado abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa do aluno em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem estimulante e significativa. Nesse sentido, professores vêm buscando abordar conteúdos tradicionais do ensino de língua portuguesa através de propostas criativas. No que se refere à produção textual, entendemos que uma forma de se construir propostas criativas é através do uso de abordagens multidisciplinares. Dentro desta perspectiva, em nossa exposição, apresentaremos práticas de produção textual que utilizam o gênero paródia como instrumento de ensino. Assim, ilustramos tal processo com duas músicas da mídia. Ressaltamos que a interseção língua portuguesa e música é bastante comum nas aulas de línguas, embora muitas vezes, aspectos relacionados à linguagem musical não sejam explorados, talvez por falta de instrumentos didáticos apropriados. De nossa abordagem, concluímos que práticas multidisciplinares, em especial as que conjugam a área de língua portuguesa e música, tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia os alunos podem observar ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, podese criar, aprender e se divertir.Universidade Federal do Piauí2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 161-178Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 161-178Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 161-1782526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382/1232Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSIMÕES, ALAN CALDAS 2022-02-02T18:41:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1382Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:41:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
title O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
spellingShingle O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
SIMÕES, ALAN CALDAS
Gênero textual paródia
Práticas de ensino
Abordagem multidisciplinar
title_short O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
title_full O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
title_fullStr O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
title_sort O GÊNERO PARÓDIA EM SALA DE AULA
author SIMÕES, ALAN CALDAS
author_facet SIMÕES, ALAN CALDAS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMÕES, ALAN CALDAS
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual paródia
Práticas de ensino
Abordagem multidisciplinar
topic Gênero textual paródia
Práticas de ensino
Abordagem multidisciplinar
description Nas últimas décadas temos visto que as teorias de ensino e aprendizagem têm buscado abordagens pedagógicas que valorizem a participação ativa do aluno em sala de aula, de modo a tornar a aprendizagem estimulante e significativa. Nesse sentido, professores vêm buscando abordar conteúdos tradicionais do ensino de língua portuguesa através de propostas criativas. No que se refere à produção textual, entendemos que uma forma de se construir propostas criativas é através do uso de abordagens multidisciplinares. Dentro desta perspectiva, em nossa exposição, apresentaremos práticas de produção textual que utilizam o gênero paródia como instrumento de ensino. Assim, ilustramos tal processo com duas músicas da mídia. Ressaltamos que a interseção língua portuguesa e música é bastante comum nas aulas de línguas, embora muitas vezes, aspectos relacionados à linguagem musical não sejam explorados, talvez por falta de instrumentos didáticos apropriados. De nossa abordagem, concluímos que práticas multidisciplinares, em especial as que conjugam a área de língua portuguesa e música, tendem a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia os alunos podem observar ainda que a língua portuguesa não se pauta em construções rígidas ou fechadas, mas que com ela, podese criar, aprender e se divertir.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382/1232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 161-178
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 161-178
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 161-178
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443407347712