Paródia e gênero no Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras de Funk.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9417 |
Resumo: | Nossa pesquisa teve como foco principal propor a reformulação dos discursos sexistas presente em algumas letras de música funk a partir da produção do gênero textual/discursivo paródia. E, deste modo, contribuir tanto para a formação do aluno como sujeito crítico diante dos vários discursos presentes nos textos como para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas necessárias a um proficiente ato de leitura e escrita. A desconstrução e reformulação dos discursos sexistas presentes nas músicas analisadas pelos alunos foi realizada através de atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO, 2002; 2003). A pesquisa empreendida pautou-se, principalmente, na perspectiva dialógica de BAKHTIN (2000) que aborda os enunciados como situações reais de uso da língua, materializado nos tipos relativamente estáveis de enunciados. Tomamos também como fundamentação teórica as contribuições sobre o sujeito- leitor, num viés sociointeracionista do discurso (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); estudos acerca do letramento (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) e estudos das relações de gênero (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010). Este trabalho apresenta a contextualização, o desenvolvimento e o produto final de um projeto de intervenção de Língua Portuguesa, partindo de uma experiência executada em uma escola pública municipal, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em São Domingos – PB. A aplicação das oficinas de leitura e debate resultou na produção de um livro que traz atividades que integram a temática de gênero ao trabalho com o discurso e a música funk na aula de Língua Portuguesa. |
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Paródia e gênero no Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras de Funk.Parody and gender in Elementary School II: discussing images of women from the retextualization of Funk's lyrics.Gênero textualParódiaRetextualizaçãoFunkEnsino fundamentalText GenreParodyRetextualizationElementary SchoolLetras.Nossa pesquisa teve como foco principal propor a reformulação dos discursos sexistas presente em algumas letras de música funk a partir da produção do gênero textual/discursivo paródia. E, deste modo, contribuir tanto para a formação do aluno como sujeito crítico diante dos vários discursos presentes nos textos como para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas necessárias a um proficiente ato de leitura e escrita. A desconstrução e reformulação dos discursos sexistas presentes nas músicas analisadas pelos alunos foi realizada através de atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO, 2002; 2003). A pesquisa empreendida pautou-se, principalmente, na perspectiva dialógica de BAKHTIN (2000) que aborda os enunciados como situações reais de uso da língua, materializado nos tipos relativamente estáveis de enunciados. Tomamos também como fundamentação teórica as contribuições sobre o sujeito- leitor, num viés sociointeracionista do discurso (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); estudos acerca do letramento (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) e estudos das relações de gênero (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010). Este trabalho apresenta a contextualização, o desenvolvimento e o produto final de um projeto de intervenção de Língua Portuguesa, partindo de uma experiência executada em uma escola pública municipal, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em São Domingos – PB. A aplicação das oficinas de leitura e debate resultou na produção de um livro que traz atividades que integram a temática de gênero ao trabalho com o discurso e a música funk na aula de Língua Portuguesa.Our research had as main focus to propose the reformulation of the sexist speeches present in some lyrics of funk music from the production of a textual/discursive genre of parody. And, in this way, contribute both to the formation of the student as a critical subject before the several speeches present in the texts as well as for the development of the linguistic and discursive skills necessary for a proficient act of reading and writing. The deconstruction and reformulation of the sexist discourses present in the songs analyzed by the students was performed through retextualization activities (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO, 2002; 2003). The research undertaken was based mainly on the dialogical perspective of BAKHTIN (2000), which addresses the statements as real situations of language use, materialized in the relatively stable types of statements. We also took as theoretical basis the contributions on the subject-reader, in a socio-interactionist bias of discourse (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); studies on literacy (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) and studies of gender relations (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010) This work presents the contextualization, development and final product of a Portuguese Language intervention project, starting from an experience carried out in a municipal public school, with the students of the 9th year of Elementary School, in São Domingos - PB. The application of the reading and debate's workshops resulted in the production of a book that brings activities that integrate the gender thematics to the work with the speech and the funk music in the Portuguese Language class. KEYWORDS: Parody; Retextualization; Gender; Funk; Speech.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGFERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.FERREIRA JUNIOR, Nelson.http://lattes.cnpq.br/4132315893586224QUEIROZ, Maria Eliete de.MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.SOUSA, Iskaime da Silva.2016-11-232019-11-22T14:35:45Z2019-11-222019-11-22T14:35:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9417SOUSA, Iskaime da Silva. Paródia e gênero do Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras funk. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:05:36Zoai:localhost:riufcg/9417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:05:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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