HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES DA SILVA, TEREZINHA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435
Resumo: Neste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade.
id UFPI-5_d1110e07b2df175f1c8bb8bb3407be15
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1435
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORAPsicologia Sócio-HistóricaIdentidadeHistória de vidaNeste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade.Universidade Federal do Piauí2007-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 73-89Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 73-89Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 73-892526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435/1285Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES DA SILVA, TEREZINHA 2022-02-02T18:04:36Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1435Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:04:36Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
title HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
spellingShingle HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
GOMES DA SILVA, TEREZINHA
Psicologia Sócio-Histórica
Identidade
História de vida
title_short HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
title_full HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
title_fullStr HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
title_full_unstemmed HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
title_sort HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
author GOMES DA SILVA, TEREZINHA
author_facet GOMES DA SILVA, TEREZINHA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES DA SILVA, TEREZINHA
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Sócio-Histórica
Identidade
História de vida
topic Psicologia Sócio-Histórica
Identidade
História de vida
description Neste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435/1285
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 73-89
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 73-89
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 73-89
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443749183488