HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade. |
id |
UFPI-5_d1110e07b2df175f1c8bb8bb3407be15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1435 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORAPsicologia Sócio-HistóricaIdentidadeHistória de vidaNeste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade.Universidade Federal do Piauí2007-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 73-89Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 73-89Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 73-892526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435/1285Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES DA SILVA, TEREZINHA 2022-02-02T18:04:36Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1435Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:04:36Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA |
title |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA |
spellingShingle |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA GOMES DA SILVA, TEREZINHA Psicologia Sócio-Histórica Identidade História de vida |
title_short |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA |
title_full |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA |
title_fullStr |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA |
title_sort |
HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA |
author |
GOMES DA SILVA, TEREZINHA |
author_facet |
GOMES DA SILVA, TEREZINHA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES DA SILVA, TEREZINHA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Sócio-Histórica Identidade História de vida |
topic |
Psicologia Sócio-Histórica Identidade História de vida |
description |
Neste trabalho apresentamos resultado de parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado, cujo objetivo geral foi investigar o processo de constituição da identidade da professora alfabetizadora refletindo sobre as possibilidades de uma atuação profissional autônoma. Nessa etapa da pesquisa trabalhamos com narrativas de histórias de vida de três alfabetizadoras, o que nos possibilitou desvelarmos o movimento que descreve e explica o processo de se tornar professora alfabetizadora e analisarmos se a identidade construída vai em direção da autonomia profissional. A pesquisa foi desenvolvida com professoras alfabetizadoras que atuam na rede municipal - Teresina-PI. Na análise dos dados tivemos como fundamento alguns dos postulados da psicologia sócio-histórica e especialmente a concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (1994, 1995). Os resultados mostraram que a identidade alfabetizadora está sendo construída com base em múltiplas e distintas determinações, sobretudo, aquelas oriundas do contexto socioeconômico e das interações com os outros que lhe foram e são significativos. Confirma, assim, a articulação dialética entre objetividade e subjetividade envolvidas na constituição da identidade alfabetizadora e a capacidade que temos de nos tornarmos o outro que está contido em nós como possibilidade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1435/1285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 17 (2007); 73-89 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 17 (2007); 73-89 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 17 (2007); 73-89 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443749183488 |