SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1169 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar uma pesquisa realizada com professores do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará, localizada no campus de Fortaleza, e o repertório de conhecimentos e referenciais para a prática docente em Ensino de História por estes mencionados e/ou mobilizados nas entrevistas cedidas e aulas observadas na realização desta pesquisa, isto é, os saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998). Tomamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso único (STAKE, 2007), do tipo descritivo-explanatório (YIN, 2005), no paradigma interpretativista. Realizamos entrevistas semiestruturadas e observação de aulas de duas professoras do caso analisado. O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre de 2015.1. Como fundamentação teóricometodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2011), Zamboni; Fonseca (2008), dentre outros. A pesquisa apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Concluímos que, embora haja uma diversidade de referenciais remetidos e/ou mobilizados, com destaque para a perspectiva do Ensino de História mediado por fontes, ainda se observa a força dos saberes históricos de referência se sobrepujando aos saberes próprios do Ensino de História. |
id |
UFPI-5_d37cebde6e11b589c1db54334dd51b0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1169 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIAEnsino de HistóriaProfessores FormadoresSaberes da ação pedagógicaO presente artigo objetiva apresentar uma pesquisa realizada com professores do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará, localizada no campus de Fortaleza, e o repertório de conhecimentos e referenciais para a prática docente em Ensino de História por estes mencionados e/ou mobilizados nas entrevistas cedidas e aulas observadas na realização desta pesquisa, isto é, os saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998). Tomamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso único (STAKE, 2007), do tipo descritivo-explanatório (YIN, 2005), no paradigma interpretativista. Realizamos entrevistas semiestruturadas e observação de aulas de duas professoras do caso analisado. O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre de 2015.1. Como fundamentação teóricometodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2011), Zamboni; Fonseca (2008), dentre outros. A pesquisa apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Concluímos que, embora haja uma diversidade de referenciais remetidos e/ou mobilizados, com destaque para a perspectiva do Ensino de História mediado por fontes, ainda se observa a força dos saberes históricos de referência se sobrepujando aos saberes próprios do Ensino de História.Universidade Federal do Piauí2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/116910.26694/les.v1i40.7753Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 85-114Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 85-114Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 85-1142526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1169/1007Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDE ARAÚJO MIRANDA, AUGUSTO RIDSON MAGALHÃES JUNIOR, ANTONIO GERMANO 2021-12-13T17:17:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1169Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
title |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA DE ARAÚJO MIRANDA, AUGUSTO RIDSON Ensino de História Professores Formadores Saberes da ação pedagógica |
title_short |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
title_sort |
SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA |
author |
DE ARAÚJO MIRANDA, AUGUSTO RIDSON |
author_facet |
DE ARAÚJO MIRANDA, AUGUSTO RIDSON MAGALHÃES JUNIOR, ANTONIO GERMANO |
author_role |
author |
author2 |
MAGALHÃES JUNIOR, ANTONIO GERMANO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE ARAÚJO MIRANDA, AUGUSTO RIDSON MAGALHÃES JUNIOR, ANTONIO GERMANO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Professores Formadores Saberes da ação pedagógica |
topic |
Ensino de História Professores Formadores Saberes da ação pedagógica |
description |
O presente artigo objetiva apresentar uma pesquisa realizada com professores do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará, localizada no campus de Fortaleza, e o repertório de conhecimentos e referenciais para a prática docente em Ensino de História por estes mencionados e/ou mobilizados nas entrevistas cedidas e aulas observadas na realização desta pesquisa, isto é, os saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998). Tomamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso único (STAKE, 2007), do tipo descritivo-explanatório (YIN, 2005), no paradigma interpretativista. Realizamos entrevistas semiestruturadas e observação de aulas de duas professoras do caso analisado. O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre de 2015.1. Como fundamentação teóricometodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2011), Zamboni; Fonseca (2008), dentre outros. A pesquisa apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Concluímos que, embora haja uma diversidade de referenciais remetidos e/ou mobilizados, com destaque para a perspectiva do Ensino de História mediado por fontes, ainda se observa a força dos saberes históricos de referência se sobrepujando aos saberes próprios do Ensino de História. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1169 10.26694/les.v1i40.7753 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1169 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i40.7753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1169/1007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 85-114 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 85-114 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 85-114 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442530738176 |