O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31 |
Resumo: | A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários. |
id |
FAMA-0_3bf14b462d942674247c56c989405471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/31 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIAFormador de formadores. Pedagogia.A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASILVA, Claudionor Renato daCUNHA, Natália Florêncio da2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31/31Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/31Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.959Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA SILVA, Claudionor Renato da Formador de formadores. Pedagogia. |
title_short |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_full |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_sort |
O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
author |
SILVA, Claudionor Renato da |
author_facet |
SILVA, Claudionor Renato da CUNHA, Natália Florêncio da |
author_role |
author |
author2 |
CUNHA, Natália Florêncio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Claudionor Renato da CUNHA, Natália Florêncio da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formador de formadores. Pedagogia. |
topic |
Formador de formadores. Pedagogia. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários. |
description |
A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31/31 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926379515904 |