O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Claudionor Renato da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: CUNHA, Natália Florêncio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31
Resumo: A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários.
id FAMA-0_3bf14b462d942674247c56c989405471
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/31
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIAFormador de formadores. Pedagogia.A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASILVA, Claudionor Renato daCUNHA, Natália Florêncio da2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31/31Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/31Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.959Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
spellingShingle O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
SILVA, Claudionor Renato da
Formador de formadores. Pedagogia.
title_short O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_full O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_fullStr O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_sort O FORMADOR DE FORMADORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
author SILVA, Claudionor Renato da
author_facet SILVA, Claudionor Renato da
CUNHA, Natália Florêncio da
author_role author
author2 CUNHA, Natália Florêncio da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Claudionor Renato da
CUNHA, Natália Florêncio da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formador de formadores. Pedagogia.
topic Formador de formadores. Pedagogia.
dc.description.none.fl_txt_mv A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários.
description A temática dos formadores de formadores é um tema recente no campo educacional brasileiro, mas em bom desenvolvimento na Europa, com experiências bem sucedidas de melhoria da qualidade em cursos de graduação que formam professores. O presente estudo pretende organizar uma reflexão teórica inicial sobre o tema na compreensão sobre em como se forma o formador de professores e como se relaciona com a qualidade de ensino. Algumas perguntas norteiam esse trabalho teórico. Uma delas é: como se forma o professor universitário que vai lecionar na graduação em pedagogia? Com o método da pesquisa bibliográfica com fonte de busca na CAPES, no período de 2010 a 2013 os principais resultados desta primeira aproximação à temática são: (i) a base epistemológica para o formador de formadores encontra-se nos estudos já em andamento desde os anos 1970 sobre a formação de professores na e para a educação básica, em três abordagens mais amplas e atuais: (1) o professor reflexivo; (2) saberes docentes e (3) competências e habilidades docentes. (ii) Os poucos estudos na área são relatos muito perfeitos e positivos, sem problematizações ou conflitos que apontem as reais dificuldades dos docentes universitários, seja na universidade pública, seja na particular, quanto aos desafios de realizar ensino, pesquisa e extensão, junto a outras atividades internas e externas em comissões, participações em colegiados, cargos de coordenação e outras problemáticas que não são muito diferentes dos professores da educação básica, por exemplo, os salários.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31/31
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926379515904