CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1148 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta de formação continuada de professores, oferecida por uma Secretaria Municipal de Educação da região Sul da Bahia, à luz do princípio “Enfoque no Conteúdo” presente na teoria do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Adotando uma abordagem qualitativa, analisa-se os conteúdos trabalhados no 2º encontro da referida proposta de formação. Os dados foram coletados a partir entrevistas semiestruturadas com dois participantes da formação e por meio de consulta à documentos da secretaria de educação. Resultados indicam que a proposta de formação analisada, no que diz respeito ao princípio Enfoque no Conteúdo mostrou-se distante tanto de uma ideia de currículo que represente um conjunto de experiências, quanto da construção de uma educação emancipadora, além de não demonstrar os indícios necessários para contemplar a preocupação com o próprio Enfoque no Conteúdo, ou seja, o modelo de formação proposto pouco dialoga com uma perspectiva de currículo que extrapole a visão transmissiva de conteúdos e apresente um olhar emancipatório da educação. Assim sendo, compreendemos que o planejamento das propostas de formação continuada deve exprimir uma preocupação com o processo de Desenvolvimento Profissional Docente. |
id |
UFPI-5_da5476d32dd17140b2e9bb958f14c26d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1148 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADACurrículoFormação ContinuadaDesenvolvimento Profissional DocenteEducação EmancipatóriaEste artigo tem como objetivo analisar uma proposta de formação continuada de professores, oferecida por uma Secretaria Municipal de Educação da região Sul da Bahia, à luz do princípio “Enfoque no Conteúdo” presente na teoria do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Adotando uma abordagem qualitativa, analisa-se os conteúdos trabalhados no 2º encontro da referida proposta de formação. Os dados foram coletados a partir entrevistas semiestruturadas com dois participantes da formação e por meio de consulta à documentos da secretaria de educação. Resultados indicam que a proposta de formação analisada, no que diz respeito ao princípio Enfoque no Conteúdo mostrou-se distante tanto de uma ideia de currículo que represente um conjunto de experiências, quanto da construção de uma educação emancipadora, além de não demonstrar os indícios necessários para contemplar a preocupação com o próprio Enfoque no Conteúdo, ou seja, o modelo de formação proposto pouco dialoga com uma perspectiva de currículo que extrapole a visão transmissiva de conteúdos e apresente um olhar emancipatório da educação. Assim sendo, compreendemos que o planejamento das propostas de formação continuada deve exprimir uma preocupação com o processo de Desenvolvimento Profissional Docente.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/114810.26694/les.v1i1.7850Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 216-241Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 216-241Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 216-2412526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1148/998Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, ANDRÉA RIBEIRO SEDANO DE SOUZA, LUCIANA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1148Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
spellingShingle |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SILVA, ANDRÉA RIBEIRO Currículo Formação Continuada Desenvolvimento Profissional Docente Educação Emancipatória |
title_short |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_fullStr |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
title_sort |
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA |
author |
DA SILVA, ANDRÉA RIBEIRO |
author_facet |
DA SILVA, ANDRÉA RIBEIRO SEDANO DE SOUZA, LUCIANA |
author_role |
author |
author2 |
SEDANO DE SOUZA, LUCIANA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA, ANDRÉA RIBEIRO SEDANO DE SOUZA, LUCIANA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Formação Continuada Desenvolvimento Profissional Docente Educação Emancipatória |
topic |
Currículo Formação Continuada Desenvolvimento Profissional Docente Educação Emancipatória |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta de formação continuada de professores, oferecida por uma Secretaria Municipal de Educação da região Sul da Bahia, à luz do princípio “Enfoque no Conteúdo” presente na teoria do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Adotando uma abordagem qualitativa, analisa-se os conteúdos trabalhados no 2º encontro da referida proposta de formação. Os dados foram coletados a partir entrevistas semiestruturadas com dois participantes da formação e por meio de consulta à documentos da secretaria de educação. Resultados indicam que a proposta de formação analisada, no que diz respeito ao princípio Enfoque no Conteúdo mostrou-se distante tanto de uma ideia de currículo que represente um conjunto de experiências, quanto da construção de uma educação emancipadora, além de não demonstrar os indícios necessários para contemplar a preocupação com o próprio Enfoque no Conteúdo, ou seja, o modelo de formação proposto pouco dialoga com uma perspectiva de currículo que extrapole a visão transmissiva de conteúdos e apresente um olhar emancipatório da educação. Assim sendo, compreendemos que o planejamento das propostas de formação continuada deve exprimir uma preocupação com o processo de Desenvolvimento Profissional Docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1148 10.26694/les.v1i1.7850 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1148 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i1.7850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1148/998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 216-241 Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 216-241 Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 216-241 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442500329472 |