DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NAIARA GARCIA, EVELIN
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, ALBONI MARISA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1166
Resumo: As pessoas com deficiência enfrentam inúmeras dificuldades, entre elas a de estarem incluídas e de participarem do processo de aprendizagem. Nesse contexto, a tecnologia assistiva é importante instrumento para integrar o aluno com deficiência na aprendizagem nas atividades cotidianas, sociais e educacionais, uma vez que interage para restaurar a função humana, a fim de potencializar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência. Essa questão ultrapassa a garantia legal, estando diretamente relacionada à manutenção da dignidade humana. O objetivo deste trabalho é, portanto, conceituar, classificar e categorizar tecnologia assistiva como resultado da aplicação de avanços tecnológicos, de várias áreas do conhecimento, na educação inclusiva. Com o apoio teórico nos estudos de Bersch, Ross, Mantoan e Sassaki, entre outros, são analisados documentos oficiais e oriundos de acordos internacionais firmados pelo país. A metodologia adotada no trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos apontam no sentido de que as pessoas com deficiência são concebidas como sujeitos de direitos, devendo ter acesso e aprender com instrumentos da tecnologia assistiva, ferramenta facilitadora da aprendizagem que irá lhes proporcionar autonomia e dignidade.
id UFPI-5_e86d89fd8f5ecf35be5527ceac197996
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1166
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEMTecnologia assistivaInclusãoPessoas com deficiênciaAprendizagemAs pessoas com deficiência enfrentam inúmeras dificuldades, entre elas a de estarem incluídas e de participarem do processo de aprendizagem. Nesse contexto, a tecnologia assistiva é importante instrumento para integrar o aluno com deficiência na aprendizagem nas atividades cotidianas, sociais e educacionais, uma vez que interage para restaurar a função humana, a fim de potencializar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência. Essa questão ultrapassa a garantia legal, estando diretamente relacionada à manutenção da dignidade humana. O objetivo deste trabalho é, portanto, conceituar, classificar e categorizar tecnologia assistiva como resultado da aplicação de avanços tecnológicos, de várias áreas do conhecimento, na educação inclusiva. Com o apoio teórico nos estudos de Bersch, Ross, Mantoan e Sassaki, entre outros, são analisados documentos oficiais e oriundos de acordos internacionais firmados pelo país. A metodologia adotada no trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos apontam no sentido de que as pessoas com deficiência são concebidas como sujeitos de direitos, devendo ter acesso e aprender com instrumentos da tecnologia assistiva, ferramenta facilitadora da aprendizagem que irá lhes proporcionar autonomia e dignidade.Universidade Federal do Piauí2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/116610.26694/les.v1i40.7654Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 269-294Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 269-294Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 269-2942526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1166/1015Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNAIARA GARCIA, EVELIN DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, ALBONI MARISA 2021-12-13T17:17:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1166Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:17:06Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
spellingShingle DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
NAIARA GARCIA, EVELIN
Tecnologia assistiva
Inclusão
Pessoas com deficiência
Aprendizagem
title_short DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_full DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_fullStr DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_sort DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
author NAIARA GARCIA, EVELIN
author_facet NAIARA GARCIA, EVELIN
DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, ALBONI MARISA
author_role author
author2 DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, ALBONI MARISA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NAIARA GARCIA, EVELIN
DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, ALBONI MARISA
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Inclusão
Pessoas com deficiência
Aprendizagem
topic Tecnologia assistiva
Inclusão
Pessoas com deficiência
Aprendizagem
description As pessoas com deficiência enfrentam inúmeras dificuldades, entre elas a de estarem incluídas e de participarem do processo de aprendizagem. Nesse contexto, a tecnologia assistiva é importante instrumento para integrar o aluno com deficiência na aprendizagem nas atividades cotidianas, sociais e educacionais, uma vez que interage para restaurar a função humana, a fim de potencializar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência. Essa questão ultrapassa a garantia legal, estando diretamente relacionada à manutenção da dignidade humana. O objetivo deste trabalho é, portanto, conceituar, classificar e categorizar tecnologia assistiva como resultado da aplicação de avanços tecnológicos, de várias áreas do conhecimento, na educação inclusiva. Com o apoio teórico nos estudos de Bersch, Ross, Mantoan e Sassaki, entre outros, são analisados documentos oficiais e oriundos de acordos internacionais firmados pelo país. A metodologia adotada no trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos apontam no sentido de que as pessoas com deficiência são concebidas como sujeitos de direitos, devendo ter acesso e aprender com instrumentos da tecnologia assistiva, ferramenta facilitadora da aprendizagem que irá lhes proporcionar autonomia e dignidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1166
10.26694/les.v1i40.7654
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1166
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i40.7654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1166/1015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 40 (2018); 269-294
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 40 (2018); 269-294
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 40 (2018); 269-294
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442527592448