Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
id |
UFSC_01afa27aad04be62871a0eec09687693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173800 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistivaTecnologia AssistivaGêneroInclusãoDeficiênciaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Este trabalho monográfico teve por objetivo investigar a relevância da utilização do computador como tecnologia assistiva na construção de um processo ensino-aprendizagem inclusivo na educação básica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, sendo que a coleta de dados se deu em livros, revistas, e sites que tratam sobre o assunto fazendo um levantamento dos principais conceitos teóricos que envolvem o tema e sobre o auxilio da mesma na elaboração e seleção de recursos a ser incorporados no uso diário por estudantes com deficiência e uma pesquisa de campo com alunos/as deficientes da EEB Professora Minervina Laus em Canelinha/SC, local em que a pesquisadora trabalhou enquanto professora, construindo um relato de experiência que mostra a utilização do computador como tecnologia assistiva como recurso a ser incorporado no uso diário por estudantes com deficiência. Todo este trabalho foi motivado por entender que as escolas abertas para todos os tipos de alunos/as, não dando preferência para credo, raça, cor gênero, construídas à luz dos princípios da inclusão diferem substancialmente das maneiras como era feita a algum tempo atrás a inserção na educação escolar de pessoas consideradas diferentes, no qual este processo requer mudanças de atitudes perante o trabalho com estes/as alunos/as, é que se pensou em construir este estudo.Nichnig, Claudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Vareli Simas de2017-02-27T11:37:18Z2017-02-27T11:37:18Z2017-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-27T11:37:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-27T11:37:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva |
title |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva |
spellingShingle |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva Souza, Vareli Simas de Tecnologia Assistiva Gênero Inclusão Deficiência |
title_short |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva |
title_full |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva |
title_fullStr |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva |
title_full_unstemmed |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva |
title_sort |
Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva |
author |
Souza, Vareli Simas de |
author_facet |
Souza, Vareli Simas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nichnig, Claudia Regina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vareli Simas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Gênero Inclusão Deficiência |
topic |
Tecnologia Assistiva Gênero Inclusão Deficiência |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-27T11:37:18Z 2017-02-27T11:37:18Z 2017-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651889305190400 |