Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vareli Simas de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_01afa27aad04be62871a0eec09687693
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173800
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistivaTecnologia AssistivaGêneroInclusãoDeficiênciaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Este trabalho monográfico teve por objetivo investigar a relevância da utilização do computador como tecnologia assistiva na construção de um processo ensino-aprendizagem inclusivo na educação básica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, sendo que a coleta de dados se deu em livros, revistas, e sites que tratam sobre o assunto fazendo um levantamento dos principais conceitos teóricos que envolvem o tema e sobre o auxilio da mesma na elaboração e seleção de recursos a ser incorporados no uso diário por estudantes com deficiência e uma pesquisa de campo com alunos/as deficientes da EEB Professora Minervina Laus em Canelinha/SC, local em que a pesquisadora trabalhou enquanto professora, construindo um relato de experiência que mostra a utilização do computador como tecnologia assistiva como recurso a ser incorporado no uso diário por estudantes com deficiência. Todo este trabalho foi motivado por entender que as escolas abertas para todos os tipos de alunos/as, não dando preferência para credo, raça, cor gênero, construídas à luz dos princípios da inclusão diferem substancialmente das maneiras como era feita a algum tempo atrás a inserção na educação escolar de pessoas consideradas diferentes, no qual este processo requer mudanças de atitudes perante o trabalho com estes/as alunos/as, é que se pensou em construir este estudo.Nichnig, Claudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Vareli Simas de2017-02-27T11:37:18Z2017-02-27T11:37:18Z2017-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-27T11:37:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-27T11:37:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
title Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
spellingShingle Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
Souza, Vareli Simas de
Tecnologia Assistiva
Gênero
Inclusão
Deficiência
title_short Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
title_full Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
title_fullStr Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
title_full_unstemmed Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
title_sort Experiências de práticas pedagógicas inclusivas a partir do uso do computador como tecnologia assistiva
author Souza, Vareli Simas de
author_facet Souza, Vareli Simas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nichnig, Claudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vareli Simas de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva
Gênero
Inclusão
Deficiência
topic Tecnologia Assistiva
Gênero
Inclusão
Deficiência
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-27T11:37:18Z
2017-02-27T11:37:18Z
2017-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651889305190400