A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA CUNHA GONZAGA, PATRÍCIA
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1299
Resumo: O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação dos professores de Biologia em interface com a bioalfabetização, no qual procuramos conhecer como se delineia a formação dos professores de Biologia das escolas públicas estaduais do município de José de Freitas – PI, buscando compreender como se constitui o processo de bioalfabetização no Ensino Médio, e as contribuições da formação inicial e continuada dos professores para a alfabetização biológica dos alunos. Este artigo representa um recorte de pesquisa empírica realizada no município mencionado, por nós desenvolvida, resultando em nossa Dissertação de Mestrado em Educação, denominada “A trajetória formativa do professor de Biologia e suas contribuições para o processo de alfabetização biológica”. No seu cerne, a pesquisa em referência tratou acerca da importância da “bioalfabetização” nas escolas contemporâneas, sendo esta denominação despontada a partir de estudos sobre o processo de “alfabetização biológica” no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos como método, o autobiográfico, tomando por base alguns teóricos, como: Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1992), Tardif (2002), dentre outros. A partir deste estudo, percebemos a importância de uma satisfatória formação inicial e continuada dos professores de Biologia, a fim de tornarem-se bioalfabetizadores, sendo capazes de proporcionar um ensino voltado à aquisição de competências que permitam ao aluno compreender as informações, refletir sobre o mundo e nele agir com autonomia, fazendo uso dos saberes adquiridos da ciência, da tecnologia e do mundo vivo.
id UFPI-5_ee5114659e38d87ac280acaa43048146
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1299
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃOEducaçãoFormação de ProfessoresBioalfabetizaçãoO objetivo deste estudo é refletir sobre a formação dos professores de Biologia em interface com a bioalfabetização, no qual procuramos conhecer como se delineia a formação dos professores de Biologia das escolas públicas estaduais do município de José de Freitas – PI, buscando compreender como se constitui o processo de bioalfabetização no Ensino Médio, e as contribuições da formação inicial e continuada dos professores para a alfabetização biológica dos alunos. Este artigo representa um recorte de pesquisa empírica realizada no município mencionado, por nós desenvolvida, resultando em nossa Dissertação de Mestrado em Educação, denominada “A trajetória formativa do professor de Biologia e suas contribuições para o processo de alfabetização biológica”. No seu cerne, a pesquisa em referência tratou acerca da importância da “bioalfabetização” nas escolas contemporâneas, sendo esta denominação despontada a partir de estudos sobre o processo de “alfabetização biológica” no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos como método, o autobiográfico, tomando por base alguns teóricos, como: Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1992), Tardif (2002), dentre outros. A partir deste estudo, percebemos a importância de uma satisfatória formação inicial e continuada dos professores de Biologia, a fim de tornarem-se bioalfabetizadores, sendo capazes de proporcionar um ensino voltado à aquisição de competências que permitam ao aluno compreender as informações, refletir sobre o mundo e nele agir com autonomia, fazendo uso dos saberes adquiridos da ciência, da tecnologia e do mundo vivo.Universidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1299Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 05-29Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 05-29Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 05-292526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1299/1146Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA CUNHA GONZAGA, PATRÍCIA DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1299Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
title A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
spellingShingle A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
DA CUNHA GONZAGA, PATRÍCIA
Educação
Formação de Professores
Bioalfabetização
title_short A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
title_full A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
title_fullStr A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
title_sort A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM INTERFACE COM A BIOALFABETIZAÇÃO
author DA CUNHA GONZAGA, PATRÍCIA
author_facet DA CUNHA GONZAGA, PATRÍCIA
DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
author_role author
author2 DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA CUNHA GONZAGA, PATRÍCIA
DE CARVALHO MENDES SOBRINHO, JOSÉ AUGUSTO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de Professores
Bioalfabetização
topic Educação
Formação de Professores
Bioalfabetização
description O objetivo deste estudo é refletir sobre a formação dos professores de Biologia em interface com a bioalfabetização, no qual procuramos conhecer como se delineia a formação dos professores de Biologia das escolas públicas estaduais do município de José de Freitas – PI, buscando compreender como se constitui o processo de bioalfabetização no Ensino Médio, e as contribuições da formação inicial e continuada dos professores para a alfabetização biológica dos alunos. Este artigo representa um recorte de pesquisa empírica realizada no município mencionado, por nós desenvolvida, resultando em nossa Dissertação de Mestrado em Educação, denominada “A trajetória formativa do professor de Biologia e suas contribuições para o processo de alfabetização biológica”. No seu cerne, a pesquisa em referência tratou acerca da importância da “bioalfabetização” nas escolas contemporâneas, sendo esta denominação despontada a partir de estudos sobre o processo de “alfabetização biológica” no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizamos como método, o autobiográfico, tomando por base alguns teóricos, como: Krasilchik (2011), Marandino, Selles e Ferreira (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1992), Tardif (2002), dentre outros. A partir deste estudo, percebemos a importância de uma satisfatória formação inicial e continuada dos professores de Biologia, a fim de tornarem-se bioalfabetizadores, sendo capazes de proporcionar um ensino voltado à aquisição de competências que permitam ao aluno compreender as informações, refletir sobre o mundo e nele agir com autonomia, fazendo uso dos saberes adquiridos da ciência, da tecnologia e do mundo vivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1299
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1299/1146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 05-29
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 05-29
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 05-29
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443016228864