A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carlos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052
Resumo: This study has as its purpose to investigate the solidarity value and how it has been a principle on the teachers graduation in the Biological Science Course in a superior institution. As a theorical support, I chosed Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, and others trying to clarify the importance of putting into the teacher's formation practices the values thematics, specially the solidarity. Pointing value's education, not only as a discipline to improve the study curriculum but even and only as an achive work, daily, taking exemples in postures that spread everybody involved in education, in order to get the human being formation on an universal and solidary proposal. For this purpose, it was used as methodological documents: analysis, questionaires and interviews, from a qualitative approaching, looking for a dialogue between specific values and contends that coexist or must coexist, in a Biological Licencing and Graduating Formation Course, the solidary in focus
id PUC_SP-1_73d33f5898d93c44e22e3244db4a8a49
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10052
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abramowicz, MereGomes, Carlos2016-04-27T14:32:13Z2008-06-172008-05-07Gomes, Carlos. A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052This study has as its purpose to investigate the solidarity value and how it has been a principle on the teachers graduation in the Biological Science Course in a superior institution. As a theorical support, I chosed Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, and others trying to clarify the importance of putting into the teacher's formation practices the values thematics, specially the solidarity. Pointing value's education, not only as a discipline to improve the study curriculum but even and only as an achive work, daily, taking exemples in postures that spread everybody involved in education, in order to get the human being formation on an universal and solidary proposal. For this purpose, it was used as methodological documents: analysis, questionaires and interviews, from a qualitative approaching, looking for a dialogue between specific values and contends that coexist or must coexist, in a Biological Licencing and Graduating Formation Course, the solidary in focusO presente trabalho tem por objetivo investigar o valor da solidariedade, e como tem sido considerado enquanto princípio na formação de professores do Curso de Ciências Biológicas em uma instituição de ensino superior. Como suporte teórico foram escolhidos Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, além de outros, buscando sempre elucidar a importância de inserir nas práticas de formação de professores a temática dos valores, em especial o da solidariedade. Uma educação em valores, não como uma disciplina a mais no currículo escolar, mas sempre e somente como um trabalho ativo, diário, exemplificado em atitudes que contagiem a todos os envolvidos com a educação, para a construção do projeto de ser humano, numa proposta solidária e planetária. Para esse propósito foram utilizados como instrumentos metodológicos: análise documental, questionários e entrevistas. Partindo de uma abordagem qualitativa, foi possível captar nos depoimentos dos protagonistas do cenário escolhido, os argumentos necessários para um diálogo entre valores e conteúdos específicos, que coexistem ou devem coexistir, em um curso de formação de bacharel e licenciado em biologia, focando a solidariedadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22046/Carlos%20Gomes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoFormação de professoresProfessores de biologia -- Formacao profissionalProfessores de ciencia -- Formacao profissionalSolidariedadeValoresTeacher s educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologiaThe solidarity how a value on the teacher s education science and biologicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCarlos Gomes.pdf.txtCarlos Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain298382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/3/Carlos%20Gomes.pdf.txte009afeb69a8dea192396b6d1905f75dMD53ORIGINALCarlos Gomes.pdfapplication/pdf481688https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/1/Carlos%20Gomes.pdffbd6896b4067d23404a243b9d0097a41MD51THUMBNAILCarlos Gomes.pdf.jpgCarlos Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/2/Carlos%20Gomes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/100522022-04-27 14:49:52.747oai:repositorio.pucsp.br:handle/10052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:49:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The solidarity how a value on the teacher s education science and biological
title A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
spellingShingle A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
Gomes, Carlos
Formação de professores
Professores de biologia -- Formacao profissional
Professores de ciencia -- Formacao profissional
Solidariedade
Valores
Teacher s education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
title_full A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
title_fullStr A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
title_full_unstemmed A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
title_sort A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia
author Gomes, Carlos
author_facet Gomes, Carlos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abramowicz, Mere
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carlos
contributor_str_mv Abramowicz, Mere
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Professores de biologia -- Formacao profissional
Professores de ciencia -- Formacao profissional
Solidariedade
Valores
topic Formação de professores
Professores de biologia -- Formacao profissional
Professores de ciencia -- Formacao profissional
Solidariedade
Valores
Teacher s education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher s education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study has as its purpose to investigate the solidarity value and how it has been a principle on the teachers graduation in the Biological Science Course in a superior institution. As a theorical support, I chosed Edgard Morin, Paulo Freire, Leonardo Boff e Ernst Mayr, and others trying to clarify the importance of putting into the teacher's formation practices the values thematics, specially the solidarity. Pointing value's education, not only as a discipline to improve the study curriculum but even and only as an achive work, daily, taking exemples in postures that spread everybody involved in education, in order to get the human being formation on an universal and solidary proposal. For this purpose, it was used as methodological documents: analysis, questionaires and interviews, from a qualitative approaching, looking for a dialogue between specific values and contends that coexist or must coexist, in a Biological Licencing and Graduating Formation Course, the solidary in focus
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Carlos. A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052
identifier_str_mv Gomes, Carlos. A solidariedade como um dos valores norteadores da formação do professor de ciências e de biologia. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/3/Carlos%20Gomes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/1/Carlos%20Gomes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10052/2/Carlos%20Gomes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e009afeb69a8dea192396b6d1905f75d
fbd6896b4067d23404a243b9d0097a41
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796097999175680