“DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAGÃO, MILENA
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396
Resumo: O presente texto pode ser caracterizado como um relato de experiência, estando sua relevância na pertinência e importância das situações por ele explicitada. Neste artigo, abordo o processo de compra de um artefato comumente usado no século XIX: a palmatória. A fim de realizar o desejo de obter este material para fins de estudo, lancei-me à procura, na cidade de Aracaju/SE, de pessoas que o vendesse ou confeccionasse. Neste trajeto, fui colecionando histórias riquíssimas que me levaram a refletir sobre a importância da cultura material escolar como produto e produtora de práticas culturais. Diante desta busca, um fato mostrou-se concreto: ela ainda vive no cotidiano de algumas salas de aula sergipanas. O texto é escrito de modo a entrelaçar discursos históricos e relatos atuais, fazendo referência ao uso dos castigos como caminho para educar e civilizar sujeitos, bem como a relação entre as prescrições oficiais e as práticas ordinárias.
id UFPI-5_ee7ca2baba58dfce5e912caf7e631871
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1396
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIAHistória da EducaçãoCultura Material EscolarCastigos corporaisDepoimentos oraisO presente texto pode ser caracterizado como um relato de experiência, estando sua relevância na pertinência e importância das situações por ele explicitada. Neste artigo, abordo o processo de compra de um artefato comumente usado no século XIX: a palmatória. A fim de realizar o desejo de obter este material para fins de estudo, lancei-me à procura, na cidade de Aracaju/SE, de pessoas que o vendesse ou confeccionasse. Neste trajeto, fui colecionando histórias riquíssimas que me levaram a refletir sobre a importância da cultura material escolar como produto e produtora de práticas culturais. Diante desta busca, um fato mostrou-se concreto: ela ainda vive no cotidiano de algumas salas de aula sergipanas. O texto é escrito de modo a entrelaçar discursos históricos e relatos atuais, fazendo referência ao uso dos castigos como caminho para educar e civilizar sujeitos, bem como a relação entre as prescrições oficiais e as práticas ordinárias.Universidade Federal do Piauí2012-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396Languages, Education and Society; No. 26 (2012); 107-126Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 26 (2012); 107-126Linguagens, Educação e Sociedade; n. 26 (2012); 107-1262526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396/1246Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessARAGÃO, MILENA 2022-02-02T18:45:56Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1396Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:45:56Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
title “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
spellingShingle “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
ARAGÃO, MILENA
História da Educação
Cultura Material Escolar
Castigos corporais
Depoimentos orais
title_short “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
title_full “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
title_fullStr “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
title_full_unstemmed “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
title_sort “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA
author ARAGÃO, MILENA
author_facet ARAGÃO, MILENA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAGÃO, MILENA
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Cultura Material Escolar
Castigos corporais
Depoimentos orais
topic História da Educação
Cultura Material Escolar
Castigos corporais
Depoimentos orais
description O presente texto pode ser caracterizado como um relato de experiência, estando sua relevância na pertinência e importância das situações por ele explicitada. Neste artigo, abordo o processo de compra de um artefato comumente usado no século XIX: a palmatória. A fim de realizar o desejo de obter este material para fins de estudo, lancei-me à procura, na cidade de Aracaju/SE, de pessoas que o vendesse ou confeccionasse. Neste trajeto, fui colecionando histórias riquíssimas que me levaram a refletir sobre a importância da cultura material escolar como produto e produtora de práticas culturais. Diante desta busca, um fato mostrou-se concreto: ela ainda vive no cotidiano de algumas salas de aula sergipanas. O texto é escrito de modo a entrelaçar discursos históricos e relatos atuais, fazendo referência ao uso dos castigos como caminho para educar e civilizar sujeitos, bem como a relação entre as prescrições oficiais e as práticas ordinárias.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396/1246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 26 (2012); 107-126
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 26 (2012); 107-126
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 26 (2012); 107-126
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443428319232