Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Milena Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1663
Resumo: O presente artigo relata e problematiza memórias e sentimentos de três professoras residentes em Aracaju/SE sobre os castigos vivenciados em sua trajetória escolar, sendo cada uma em um período histórico diferente: décadas de 1950, 1970 e 1990. Como resultado, observou-se semelhanças entre as práticas experimentadas pelas três docentes, com ênfase no uso da palmatória, ajoelhamento no milho e ficar de pé na frente da sala. Foi abordada também a participação das famílias nesse processo, bem como as ressignificações das entrevistadas em seus modos de pensar e agir, discutindo, para tanto, o conceito de habitus em Pierre Bourdieu. Por meio das recordações docentes, foi possível não só investigar similaridades e diferenças nas práticas de castigos aplicadas no universo escolar ao longo do tempo, mas também compreender de que forma elas se apropriaram de tais vivências para compor suas práticas pedagógicas.
id UNIT-2_d5b3fcb7cd290955b9ae7a89134949da
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1663
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.Castigos Escolares.Habitus.Memórias.O presente artigo relata e problematiza memórias e sentimentos de três professoras residentes em Aracaju/SE sobre os castigos vivenciados em sua trajetória escolar, sendo cada uma em um período histórico diferente: décadas de 1950, 1970 e 1990. Como resultado, observou-se semelhanças entre as práticas experimentadas pelas três docentes, com ênfase no uso da palmatória, ajoelhamento no milho e ficar de pé na frente da sala. Foi abordada também a participação das famílias nesse processo, bem como as ressignificações das entrevistadas em seus modos de pensar e agir, discutindo, para tanto, o conceito de habitus em Pierre Bourdieu. Por meio das recordações docentes, foi possível não só investigar similaridades e diferenças nas práticas de castigos aplicadas no universo escolar ao longo do tempo, mas também compreender de que forma elas se apropriaram de tais vivências para compor suas práticas pedagógicas.Editora Universitária Tiradentes2016-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/166310.17564/2316-3828.2016v4n3p19-30EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 19-302316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1663/1816Aragão, Milena Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:24:06Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1663Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:53.588676Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
title Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
spellingShingle Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
Aragão, Milena Cristina
Castigos Escolares.
Habitus.
Memórias.
title_short Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
title_full Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
title_fullStr Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
title_full_unstemmed Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
title_sort Entre milhos e palmatórias Memórias escolares sobre uma infância castigada: Vivências e ressignificações.
author Aragão, Milena Cristina
author_facet Aragão, Milena Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Milena Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Castigos Escolares.
Habitus.
Memórias.
topic Castigos Escolares.
Habitus.
Memórias.
description O presente artigo relata e problematiza memórias e sentimentos de três professoras residentes em Aracaju/SE sobre os castigos vivenciados em sua trajetória escolar, sendo cada uma em um período histórico diferente: décadas de 1950, 1970 e 1990. Como resultado, observou-se semelhanças entre as práticas experimentadas pelas três docentes, com ênfase no uso da palmatória, ajoelhamento no milho e ficar de pé na frente da sala. Foi abordada também a participação das famílias nesse processo, bem como as ressignificações das entrevistadas em seus modos de pensar e agir, discutindo, para tanto, o conceito de habitus em Pierre Bourdieu. Por meio das recordações docentes, foi possível não só investigar similaridades e diferenças nas práticas de castigos aplicadas no universo escolar ao longo do tempo, mas também compreender de que forma elas se apropriaram de tais vivências para compor suas práticas pedagógicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1663
10.17564/2316-3828.2016v4n3p19-30
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1663
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n3p19-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1663/1816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 19-30
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613327978496