OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411 |
Resumo: | Esta apresentação tem como objetivo descrever o processo de análise e interpretação compartilhada, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade, pertencente ao Programa de estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, nos anos de 2010/2011, durante a disciplina-projeto “Observação e análise da atividade: subsídios para a formação continuada de professores” sob a supervisão das professoras dr.ª Wanda Maria Junqueira e dr.ª Claudia Davis. A experiência em foco teve como característica peculiar o fato de todo o processo de pesquisa ter sido realizado em grupo, desde o contato inicial com a escola até a análise dos dados, o que contribuiu para o a elevação do resultado obtido. Descrevemos como se deu a entrada no campo, as primeiras decisões tomadas na pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos adotados durante o processo, assim como a importância do referencial teórico para orientação das ações do pesquisador. Os resultados indicaram que o processo coletivo de pesquisa qualificou a análise realizada e contribuiu para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação. |
id |
UFPI-5_f0fd5950def1087cd21bc74b3f5e4433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1411 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisaPesquisaPsicologia sócio-históricaFormação de pesquisadoresEsta apresentação tem como objetivo descrever o processo de análise e interpretação compartilhada, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade, pertencente ao Programa de estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, nos anos de 2010/2011, durante a disciplina-projeto “Observação e análise da atividade: subsídios para a formação continuada de professores” sob a supervisão das professoras dr.ª Wanda Maria Junqueira e dr.ª Claudia Davis. A experiência em foco teve como característica peculiar o fato de todo o processo de pesquisa ter sido realizado em grupo, desde o contato inicial com a escola até a análise dos dados, o que contribuiu para o a elevação do resultado obtido. Descrevemos como se deu a entrada no campo, as primeiras decisões tomadas na pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos adotados durante o processo, assim como a importância do referencial teórico para orientação das ações do pesquisador. Os resultados indicaram que o processo coletivo de pesquisa qualificou a análise realizada e contribuiu para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.Universidade Federal do Piauí2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 167-182Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 167-182Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 167-1822526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411/1261Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGODINHO ARANHA, ELVIRA M. CAMPOS MACHADO, VIRGÍNIA LEAL, WEDJA 2023-09-05T19:37:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1411Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2023-09-05T19:37:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa |
title |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa |
spellingShingle |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa GODINHO ARANHA, ELVIRA M. Pesquisa Psicologia sócio-histórica Formação de pesquisadores |
title_short |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa |
title_full |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa |
title_fullStr |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa |
title_full_unstemmed |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa |
title_sort |
OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA E DA PESQUISA EM MOVIMENTO: Relato de uma experiência de produção compartilhada de conhecimento em pesquisa |
author |
GODINHO ARANHA, ELVIRA M. |
author_facet |
GODINHO ARANHA, ELVIRA M. CAMPOS MACHADO, VIRGÍNIA LEAL, WEDJA |
author_role |
author |
author2 |
CAMPOS MACHADO, VIRGÍNIA LEAL, WEDJA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GODINHO ARANHA, ELVIRA M. CAMPOS MACHADO, VIRGÍNIA LEAL, WEDJA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Psicologia sócio-histórica Formação de pesquisadores |
topic |
Pesquisa Psicologia sócio-histórica Formação de pesquisadores |
description |
Esta apresentação tem como objetivo descrever o processo de análise e interpretação compartilhada, desenvolvida pelo grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade, pertencente ao Programa de estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, nos anos de 2010/2011, durante a disciplina-projeto “Observação e análise da atividade: subsídios para a formação continuada de professores” sob a supervisão das professoras dr.ª Wanda Maria Junqueira e dr.ª Claudia Davis. A experiência em foco teve como característica peculiar o fato de todo o processo de pesquisa ter sido realizado em grupo, desde o contato inicial com a escola até a análise dos dados, o que contribuiu para o a elevação do resultado obtido. Descrevemos como se deu a entrada no campo, as primeiras decisões tomadas na pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos adotados durante o processo, assim como a importância do referencial teórico para orientação das ações do pesquisador. Os resultados indicaram que o processo coletivo de pesquisa qualificou a análise realizada e contribuiu para a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1411/1261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 25 (2011); 167-182 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 25 (2011); 167-182 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 25 (2011); 167-182 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443450339328 |