Estratégias para facilitar o compartilhamento de conhecimentos em uma organização de pesquisa e desenvolvimento
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88533 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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Universidade Federal de Santa CatarinaLeitão, Jacqueline Silveira de SáSantos, Neri dos2012-10-22T10:14:06Z2012-10-22T10:14:06Z20062006229437http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88533Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoNas pesquisas encontradas na área de gestão do conhecimento, pôde-se verificar que a etapa de compartilhamento do conhecimento é complexa e de difícil administração. Fatores tecnológicos, culturais e sistêmicos são apontados como envolvidos nesse processo. No que se refere às organizações de pesquisa e desenvolvimento, caracterizadas por intensa geração de conhecimento, esse fenômeno é crítico, uma vez que as oportunidades de compartilhamento oferecem grande potencial de criação, principalmente pela premissa de que todo processo cognitivo é influenciado pelas relações e interações que envolvem pessoas, artefatos e demais elementos encontrados no contexto. Considerando-se que o compartilhamento de conhecimentos, principalmente tácitos, é uma decisão dos atores envolvidos no processo, adotou-se o modelo de Endsley (1995) sobre consciência da situação como base para o estudo. Tendo essas reflexões como pano de fundo, este trabalho objetiva a identificação de estratégias que facilitem o compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores de organizações de P&D. Foi utilizada pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais e entrevistas. Foram identificadas quatro categorias e respectivas sub-categorias que se referem aos fatores que intervêm no compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores, das quais foram levantadas as estratégias para facilitar o compartilhamento. A categoria extra-organizacional envolve segurança da informação e cultura de pesquisa no Brasil. A categoria organizacional engloba estrutura organizacional e recurso para pesquisa, gestão da pesquisa, sistemas de avaliação e recompensa, gestão da informação e gestão de pessoas. A categoria local (unidade) inclui gestão e oportunidade de conversação. A categoria individual engloba preparação do pesquisador para o compartilhamento.209 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoGestão do conhecimentoCogniçãoPesquisa e desenvolvimentoPesquisadoresConhecimentoEstratégias para facilitar o compartilhamento de conhecimentos em uma organização de pesquisa e desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL229437.pdfapplication/pdf765836https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88533/1/229437.pdf8e98539727230a647b5661f99e07aa3bMD51TEXT229437.pdf.txt229437.pdf.txtExtracted Texttext/plain344700https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88533/2/229437.pdf.txt7ee0ee86237a7ea02c6620fd76123e88MD52THUMBNAIL229437.pdf.jpg229437.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88533/3/229437.pdf.jpg09c450f811578c522162dfeb1ef4e017MD53123456789/885332013-05-05 03:03:11.349oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T06:03:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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