O EDUCADOR PROGRESSISTA: ANÁLISE DE ALGUNS PRESSUPOSTOS DA SUA FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1386 |
Resumo: | O artigo visa analisar os pressupostos da formação do educador progressista, entendendo-a como um processo de desenvolvimento da sua integralidade e que por tal motivo opõe-se às políticas de formação de cunho neoliberal que prezam pela unilateralidade do processo formativo, restringindo-o à dimensão técnica em detrimento de outras. Com esta intenção, optou-se pelo delineamento bibliográfico conforme Gil (2007, 2011) e adotou ainda como fundamentação teórica o pensamento de Freire (1985, 1986, 2002, 2005, 2006) em diálogo com autores como Giroux (1999), Sacristán (2002), Torres (2007), Demo (2007), Habermas (2007), Goergen (2011) e outros. Como resultado do estudo, emergiram quatro dimensões do pressuposto antropológico e um pressuposto político da formação do educador progressista. Em consonância com estes pressupostos, discutiu-se também sobre cinco dimensões do processo formativo como a teórica, a técnica, a científica, a ética e a política. Espera-se então contribuir para o entendimento sobre a formação na perspectiva freireana, compreendendo-a como uma ferramenta para a construção da curiosidade epistemológica do educador e do educando a fim de que transformem as situações-limites do seu tempo histórico. |
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O EDUCADOR PROGRESSISTA: ANÁLISE DE ALGUNS PRESSUPOSTOS DA SUA FORMAÇÃOPressupostos da FormaçãoDimensões da prática educativaEducador progressistaO artigo visa analisar os pressupostos da formação do educador progressista, entendendo-a como um processo de desenvolvimento da sua integralidade e que por tal motivo opõe-se às políticas de formação de cunho neoliberal que prezam pela unilateralidade do processo formativo, restringindo-o à dimensão técnica em detrimento de outras. Com esta intenção, optou-se pelo delineamento bibliográfico conforme Gil (2007, 2011) e adotou ainda como fundamentação teórica o pensamento de Freire (1985, 1986, 2002, 2005, 2006) em diálogo com autores como Giroux (1999), Sacristán (2002), Torres (2007), Demo (2007), Habermas (2007), Goergen (2011) e outros. Como resultado do estudo, emergiram quatro dimensões do pressuposto antropológico e um pressuposto político da formação do educador progressista. Em consonância com estes pressupostos, discutiu-se também sobre cinco dimensões do processo formativo como a teórica, a técnica, a científica, a ética e a política. Espera-se então contribuir para o entendimento sobre a formação na perspectiva freireana, compreendendo-a como uma ferramenta para a construção da curiosidade epistemológica do educador e do educando a fim de que transformem as situações-limites do seu tempo histórico.Universidade Federal do Piauí2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1386Languages, Education and Society; No. 27 (2012); 255-272Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 27 (2012); 255-272Linguagens, Educação e Sociedade; n. 27 (2012); 255-2722526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1386/1236Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA DOS SANTOS, PEDRO 2022-02-02T18:41:37Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1386Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T18:41:37Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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