Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1

Bibliographic Details
Main Author: Marietto, Marcio Luiz
Publication Date: 2016
Format: Article
Language: por
Source: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Download full: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15669
Summary: Desde o artigo seminal de Whittington (1996) propondo que os estudos em Estratégia Organizacional levassem em consideração a estratégia do ponto de vista sociológico, em detrimento somente ao ponto de vista econômico, a abordagem da Estratégia como Prática (S-as-P), no exterior, parece estar se consolidado. A prova da robustez destes estudos encontra-se no primeiro volume do Handbook de Estratégia como Prática lançado em 2010. O livro, mais do que detalhar estudos passados forneceu (além das direções ontológicas, teóricas e metodológicas) perspectivas alternativas para a expansão e o desenvolvimento futuro da área. Todavia, os estudos da S-as-P na América Latina e, em especial, no Brasil parecem, ainda, encontrar dificuldades de compreensão das propostas da abordagem. Desta forma, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão dos pressupostos ontológicos, teóricos e metodológicos para o aumento da qualidade das futuras pesquisas Brasileiras e Latino Americanas na S-as-P, devido ao alcance internacional da RIAE, optou-se pela realização de uma resenha descritiva, também conhecida como resenha resumo, do conteúdo do Handbook. Para melhor direcionar este objetivo não foi realizada a resenha da última parte (Parte IV) do livro. Esta seção mostra exemplos de estudos empíricos realizados na área da S-as-P. Também, existe a intenção futura de se realizar a resenha descritiva do segundo volume do Handbook de Estratégia como Prática publicado em 2015.
id RIEOEI-1_3c3453795e1c6e348611beae1c5466f7
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15669
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v.1Estratégia como PráticaEstratégia como Prática; Pressupostos Ontológicos; Pressupostos Teóricos; Pressupostos MetodológicosDesde o artigo seminal de Whittington (1996) propondo que os estudos em Estratégia Organizacional levassem em consideração a estratégia do ponto de vista sociológico, em detrimento somente ao ponto de vista econômico, a abordagem da Estratégia como Prática (S-as-P), no exterior, parece estar se consolidado. A prova da robustez destes estudos encontra-se no primeiro volume do Handbook de Estratégia como Prática lançado em 2010. O livro, mais do que detalhar estudos passados forneceu (além das direções ontológicas, teóricas e metodológicas) perspectivas alternativas para a expansão e o desenvolvimento futuro da área. Todavia, os estudos da S-as-P na América Latina e, em especial, no Brasil parecem, ainda, encontrar dificuldades de compreensão das propostas da abordagem. Desta forma, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão dos pressupostos ontológicos, teóricos e metodológicos para o aumento da qualidade das futuras pesquisas Brasileiras e Latino Americanas na S-as-P, devido ao alcance internacional da RIAE, optou-se pela realização de uma resenha descritiva, também conhecida como resenha resumo, do conteúdo do Handbook. Para melhor direcionar este objetivo não foi realizada a resenha da última parte (Parte IV) do livro. Esta seção mostra exemplos de estudos empíricos realizados na área da S-as-P. Também, existe a intenção futura de se realizar a resenha descritiva do segundo volume do Handbook de Estratégia como Prática publicado em 2015.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1566910.5585/ijsm.v15i4.2469Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 118-125Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 118-1252176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15669/7664Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarietto, Marcio Luiz2019-09-27T15:00:05Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15669Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-27T15:00:05Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v.1
title Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
spellingShingle Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
Marietto, Marcio Luiz
Estratégia como Prática
Estratégia como Prática; Pressupostos Ontológicos; Pressupostos Teóricos; Pressupostos Metodológicos
title_short Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
title_full Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
title_fullStr Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
title_full_unstemmed Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
title_sort Resenha descritiva - Cambridge handbook of strategy-as-practice v. 1
author Marietto, Marcio Luiz
author_facet Marietto, Marcio Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marietto, Marcio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia como Prática
Estratégia como Prática; Pressupostos Ontológicos; Pressupostos Teóricos; Pressupostos Metodológicos
topic Estratégia como Prática
Estratégia como Prática; Pressupostos Ontológicos; Pressupostos Teóricos; Pressupostos Metodológicos
description Desde o artigo seminal de Whittington (1996) propondo que os estudos em Estratégia Organizacional levassem em consideração a estratégia do ponto de vista sociológico, em detrimento somente ao ponto de vista econômico, a abordagem da Estratégia como Prática (S-as-P), no exterior, parece estar se consolidado. A prova da robustez destes estudos encontra-se no primeiro volume do Handbook de Estratégia como Prática lançado em 2010. O livro, mais do que detalhar estudos passados forneceu (além das direções ontológicas, teóricas e metodológicas) perspectivas alternativas para a expansão e o desenvolvimento futuro da área. Todavia, os estudos da S-as-P na América Latina e, em especial, no Brasil parecem, ainda, encontrar dificuldades de compreensão das propostas da abordagem. Desta forma, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão dos pressupostos ontológicos, teóricos e metodológicos para o aumento da qualidade das futuras pesquisas Brasileiras e Latino Americanas na S-as-P, devido ao alcance internacional da RIAE, optou-se pela realização de uma resenha descritiva, também conhecida como resenha resumo, do conteúdo do Handbook. Para melhor direcionar este objetivo não foi realizada a resenha da última parte (Parte IV) do livro. Esta seção mostra exemplos de estudos empíricos realizados na área da S-as-P. Também, existe a intenção futura de se realizar a resenha descritiva do segundo volume do Handbook de Estratégia como Prática publicado em 2015.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15669
10.5585/ijsm.v15i4.2469
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15669
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v15i4.2469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15669/7664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 118-125
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 15, No 4 (2016): October/December; 118-125
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725749325824