VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516 |
Resumo: | Este artigo é um estudo teórico da identidade do Educador Social de Rua, como resultado das crises sociais e políticas do capitalismo e da globalização. Buscando captar os fios que constituem a tessitura dessa identidade profissional, demonstramos as mudanças no atendimento às crianças em situação de rua, os tipos de relações sociais e laços imaginários que demandam por novas configurações de homens e mulheres. Assim, a discussão está organizada em dois momentos: o primeiro é uma reflexão teórica da categoria identidade com base nos estudos de Silva (2000), Ciampa (2002), Hall (2006), Laurentti e Barros (2000), Berger e Luckmann (2007), Carvalho (2004; 2006) e Batista (2002); o segundo momento discute a natureza e especificidade da Educação Social de Rua, o contexto histórico-político de sua emergência e as implicações nos papéis e identidades do educador social de rua de Teresina, tendo por base os estudos de Oliveira (2007), Graciani (1997), Pereira (2001), Costa (1991), Bonfim (2002), Santos (2004), Gregori e Silva (2002), Adad (2004) dentre outros. A análise desses estudos nos possibilitou compreender a identidade como uma construção social e que: a Educação Social de Rua não representou um contínuo das ações educativas dos movimentos sociais, mas, uma ruptura que configurou uma nova identidade profissional, ocasionando a substituição gradativa da experiência educativa promovida pelo movimento social local; a diminuição do agir comunicativo com gradativa perda da autonomia no planejamento e desenvolvimento das atividades educativas; e a impossibilidade da reposição da identidade pressuposta ao educador social de rua. |
id |
UFPI-5_fd46f8f0a4177a6e4a94ff5d42184e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1516 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimentoIdentidadeEducador Social de RuaEducação Social de RuaEste artigo é um estudo teórico da identidade do Educador Social de Rua, como resultado das crises sociais e políticas do capitalismo e da globalização. Buscando captar os fios que constituem a tessitura dessa identidade profissional, demonstramos as mudanças no atendimento às crianças em situação de rua, os tipos de relações sociais e laços imaginários que demandam por novas configurações de homens e mulheres. Assim, a discussão está organizada em dois momentos: o primeiro é uma reflexão teórica da categoria identidade com base nos estudos de Silva (2000), Ciampa (2002), Hall (2006), Laurentti e Barros (2000), Berger e Luckmann (2007), Carvalho (2004; 2006) e Batista (2002); o segundo momento discute a natureza e especificidade da Educação Social de Rua, o contexto histórico-político de sua emergência e as implicações nos papéis e identidades do educador social de rua de Teresina, tendo por base os estudos de Oliveira (2007), Graciani (1997), Pereira (2001), Costa (1991), Bonfim (2002), Santos (2004), Gregori e Silva (2002), Adad (2004) dentre outros. A análise desses estudos nos possibilitou compreender a identidade como uma construção social e que: a Educação Social de Rua não representou um contínuo das ações educativas dos movimentos sociais, mas, uma ruptura que configurou uma nova identidade profissional, ocasionando a substituição gradativa da experiência educativa promovida pelo movimento social local; a diminuição do agir comunicativo com gradativa perda da autonomia no planejamento e desenvolvimento das atividades educativas; e a impossibilidade da reposição da identidade pressuposta ao educador social de rua.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 165-183Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 165-183Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 165-1832526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516/1361Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRAMOS , ANTONIO FRANCISCOCOSME DE CARVALHO, MARIA VILANI 2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1516Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento |
title |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento |
spellingShingle |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento RAMOS , ANTONIO FRANCISCO Identidade Educador Social de Rua Educação Social de Rua |
title_short |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento |
title_full |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento |
title_fullStr |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento |
title_full_unstemmed |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento |
title_sort |
VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento |
author |
RAMOS , ANTONIO FRANCISCO |
author_facet |
RAMOS , ANTONIO FRANCISCO COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI |
author_role |
author |
author2 |
COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS , ANTONIO FRANCISCO COSME DE CARVALHO, MARIA VILANI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Educador Social de Rua Educação Social de Rua |
topic |
Identidade Educador Social de Rua Educação Social de Rua |
description |
Este artigo é um estudo teórico da identidade do Educador Social de Rua, como resultado das crises sociais e políticas do capitalismo e da globalização. Buscando captar os fios que constituem a tessitura dessa identidade profissional, demonstramos as mudanças no atendimento às crianças em situação de rua, os tipos de relações sociais e laços imaginários que demandam por novas configurações de homens e mulheres. Assim, a discussão está organizada em dois momentos: o primeiro é uma reflexão teórica da categoria identidade com base nos estudos de Silva (2000), Ciampa (2002), Hall (2006), Laurentti e Barros (2000), Berger e Luckmann (2007), Carvalho (2004; 2006) e Batista (2002); o segundo momento discute a natureza e especificidade da Educação Social de Rua, o contexto histórico-político de sua emergência e as implicações nos papéis e identidades do educador social de rua de Teresina, tendo por base os estudos de Oliveira (2007), Graciani (1997), Pereira (2001), Costa (1991), Bonfim (2002), Santos (2004), Gregori e Silva (2002), Adad (2004) dentre outros. A análise desses estudos nos possibilitou compreender a identidade como uma construção social e que: a Educação Social de Rua não representou um contínuo das ações educativas dos movimentos sociais, mas, uma ruptura que configurou uma nova identidade profissional, ocasionando a substituição gradativa da experiência educativa promovida pelo movimento social local; a diminuição do agir comunicativo com gradativa perda da autonomia no planejamento e desenvolvimento das atividades educativas; e a impossibilidade da reposição da identidade pressuposta ao educador social de rua. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516/1361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 165-183 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 165-183 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 165-183 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443878158336 |