Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ian de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Aila de Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1642
Resumo: INTRODUÇÃO: Nódulos tireoideanos são bem comuns na população geral, sobretudo em mulheres, chegando a uma prevalência de até 68%. Em 2017, o Colégio Americano de Radiologia propôs um sistema de estratificação de risco (ACR TIRADS) para nortear a punção aspirativa por agulha fina (PAAF). A indicação de PAAF mais difundida baseia-se no ponto de corte de 1,0 cm para maior diâmetro do nódulo. OBJETIVOS: Avaliar a frequência dos achados ultrassonográficos, complicações, categorias ultrassonográficas e possíveis correlações com citologia de nódulos tireoideanos, submetidos a PAAF no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, no período de maio de 2017 a dezembro de 2018. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo, com coleta retrospectiva dos dados. As variáveis estudadas foram: idade, sexo, tamanho do nódulo, características ultrassonográficas em modo bidimensional, vascularização ao Doppler colorido, ACR TIRADS e Bethesda. Para a análise foram obtidas médias, porcentagens e utilizados testes Qui-quadrado e Kappa. RESULTADOS: Dos 190 pacientes avaliados, 94,7% eram do sexo feminino, com média de idade de 55,9 anos. O diâmetro nodular médio foi de 2,19 cm, sendo a maioria destes sólidos e isoecogênicos, com resultado citológico Bethesda 2. A principal complicação foi o sangramento intranodular. CONCLUSÃO: A correta definição das características ecográficas de nódulos tireoieanos, pode nortear e racionalizar as indicações de PAAF.
id UFPI-6_d1dd520dcaf608a9449734f12fcb1fa6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1642
network_acronym_str UFPI-6
network_name_str Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
repository_id_str
spelling Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicosNódulo da Glândula TireoideUltrassonografiaBiópsia por agulhaINTRODUÇÃO: Nódulos tireoideanos são bem comuns na população geral, sobretudo em mulheres, chegando a uma prevalência de até 68%. Em 2017, o Colégio Americano de Radiologia propôs um sistema de estratificação de risco (ACR TIRADS) para nortear a punção aspirativa por agulha fina (PAAF). A indicação de PAAF mais difundida baseia-se no ponto de corte de 1,0 cm para maior diâmetro do nódulo. OBJETIVOS: Avaliar a frequência dos achados ultrassonográficos, complicações, categorias ultrassonográficas e possíveis correlações com citologia de nódulos tireoideanos, submetidos a PAAF no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, no período de maio de 2017 a dezembro de 2018. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo, com coleta retrospectiva dos dados. As variáveis estudadas foram: idade, sexo, tamanho do nódulo, características ultrassonográficas em modo bidimensional, vascularização ao Doppler colorido, ACR TIRADS e Bethesda. Para a análise foram obtidas médias, porcentagens e utilizados testes Qui-quadrado e Kappa. RESULTADOS: Dos 190 pacientes avaliados, 94,7% eram do sexo feminino, com média de idade de 55,9 anos. O diâmetro nodular médio foi de 2,19 cm, sendo a maioria destes sólidos e isoecogênicos, com resultado citológico Bethesda 2. A principal complicação foi o sangramento intranodular. CONCLUSÃO: A correta definição das características ecográficas de nódulos tireoieanos, pode nortear e racionalizar as indicações de PAAF.EDUFPI2022-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1642Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí; v. 2 n. 3 (2019); 38-502595-0290reponame:Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauíinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1642/1490Copyright (c) 2022 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauíhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ian de Oliveira Ferreira, Aila de Menezes 2023-02-17T13:00:16Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1642Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/indexPUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/oaibiblioteca.hupi@ebserh.gov.br2595-02902595-0290opendoar:2023-02-17T13:00:16Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
title Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
spellingShingle Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
Silva, Ian de Oliveira
Nódulo da Glândula Tireoide
Ultrassonografia
Biópsia por agulha
title_short Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
title_full Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
title_fullStr Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
title_full_unstemmed Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
title_sort Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos
author Silva, Ian de Oliveira
author_facet Silva, Ian de Oliveira
Ferreira, Aila de Menezes
author_role author
author2 Ferreira, Aila de Menezes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ian de Oliveira
Ferreira, Aila de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Nódulo da Glândula Tireoide
Ultrassonografia
Biópsia por agulha
topic Nódulo da Glândula Tireoide
Ultrassonografia
Biópsia por agulha
description INTRODUÇÃO: Nódulos tireoideanos são bem comuns na população geral, sobretudo em mulheres, chegando a uma prevalência de até 68%. Em 2017, o Colégio Americano de Radiologia propôs um sistema de estratificação de risco (ACR TIRADS) para nortear a punção aspirativa por agulha fina (PAAF). A indicação de PAAF mais difundida baseia-se no ponto de corte de 1,0 cm para maior diâmetro do nódulo. OBJETIVOS: Avaliar a frequência dos achados ultrassonográficos, complicações, categorias ultrassonográficas e possíveis correlações com citologia de nódulos tireoideanos, submetidos a PAAF no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, no período de maio de 2017 a dezembro de 2018. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo, com coleta retrospectiva dos dados. As variáveis estudadas foram: idade, sexo, tamanho do nódulo, características ultrassonográficas em modo bidimensional, vascularização ao Doppler colorido, ACR TIRADS e Bethesda. Para a análise foram obtidas médias, porcentagens e utilizados testes Qui-quadrado e Kappa. RESULTADOS: Dos 190 pacientes avaliados, 94,7% eram do sexo feminino, com média de idade de 55,9 anos. O diâmetro nodular médio foi de 2,19 cm, sendo a maioria destes sólidos e isoecogênicos, com resultado citológico Bethesda 2. A principal complicação foi o sangramento intranodular. CONCLUSÃO: A correta definição das características ecográficas de nódulos tireoieanos, pode nortear e racionalizar as indicações de PAAF.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1642
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1642/1490
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí; v. 2 n. 3 (2019); 38-50
2595-0290
reponame:Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
collection Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
repository.name.fl_str_mv Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.hupi@ebserh.gov.br
_version_ 1801217295330050048