Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787 |
Resumo: | Objetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro. |
id |
UFPI-7_0f3e1f44fa669f1e46c8559c99acf5aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/3787 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachersSegurança do pacienteEnsinoEnfermagemDocentesPatient safety; Teaching; NursingObjetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro.EDUFPI2023-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/378710.26694/reufpi.v12i1.3787Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v12i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3722https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3723Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Samara Sandy Pereira dosSouza, Verusca Soares de Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho Santos, Mayane Magalhães Gama, Liasse Monique de Pinho Rozza, Soraia Geraldo Abreu, Ingrid Moura de 2023-12-21T20:28:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3787Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-12-21T20:28:06Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers |
title |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers |
spellingShingle |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers Santos, Samara Sandy Pereira dos Segurança do paciente Ensino Enfermagem Docentes Patient safety; Teaching; Nursing |
title_short |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers |
title_full |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers |
title_fullStr |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers |
title_full_unstemmed |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers |
title_sort |
Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers |
author |
Santos, Samara Sandy Pereira dos |
author_facet |
Santos, Samara Sandy Pereira dos Souza, Verusca Soares de Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho Santos, Mayane Magalhães Gama, Liasse Monique de Pinho Rozza, Soraia Geraldo Abreu, Ingrid Moura de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Verusca Soares de Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho Santos, Mayane Magalhães Gama, Liasse Monique de Pinho Rozza, Soraia Geraldo Abreu, Ingrid Moura de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Samara Sandy Pereira dos Souza, Verusca Soares de Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho Santos, Mayane Magalhães Gama, Liasse Monique de Pinho Rozza, Soraia Geraldo Abreu, Ingrid Moura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança do paciente Ensino Enfermagem Docentes Patient safety; Teaching; Nursing |
topic |
Segurança do paciente Ensino Enfermagem Docentes Patient safety; Teaching; Nursing |
description |
Objetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787 10.26694/reufpi.v12i1.3787 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v12i1.3787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3722 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v12i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387766005825536 |