Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Samara Sandy Pereira dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Verusca Soares de, Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho, Santos, Mayane Magalhães, Gama, Liasse Monique de Pinho, Rozza, Soraia Geraldo, Abreu, Ingrid Moura de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787
Resumo: Objetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro.
id UFPI-7_0f3e1f44fa669f1e46c8559c99acf5aa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3787
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachersSegurança do pacienteEnsinoEnfermagemDocentesPatient safety; Teaching; NursingObjetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro.EDUFPI2023-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/378710.26694/reufpi.v12i1.3787Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v12i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3722https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3723Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Samara Sandy Pereira dosSouza, Verusca Soares de Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho Santos, Mayane Magalhães Gama, Liasse Monique de Pinho Rozza, Soraia Geraldo Abreu, Ingrid Moura de 2023-12-21T20:28:06Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3787Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-12-21T20:28:06Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
title Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
spellingShingle Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
Santos, Samara Sandy Pereira dos
Segurança do paciente
Ensino
Enfermagem
Docentes
Patient safety; Teaching; Nursing
title_short Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
title_full Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
title_fullStr Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
title_full_unstemmed Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
title_sort Teaching on Patient Safety: Interdisciplinarity from the perspective of nursing teachers
author Santos, Samara Sandy Pereira dos
author_facet Santos, Samara Sandy Pereira dos
Souza, Verusca Soares de
Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho
Santos, Mayane Magalhães
Gama, Liasse Monique de Pinho
Rozza, Soraia Geraldo
Abreu, Ingrid Moura de
author_role author
author2 Souza, Verusca Soares de
Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho
Santos, Mayane Magalhães
Gama, Liasse Monique de Pinho
Rozza, Soraia Geraldo
Abreu, Ingrid Moura de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Samara Sandy Pereira dos
Souza, Verusca Soares de
Ribeiro, Karoliny Ruama Carrenho
Santos, Mayane Magalhães
Gama, Liasse Monique de Pinho
Rozza, Soraia Geraldo
Abreu, Ingrid Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do paciente
Ensino
Enfermagem
Docentes
Patient safety; Teaching; Nursing
topic Segurança do paciente
Ensino
Enfermagem
Docentes
Patient safety; Teaching; Nursing
description Objetivo: Compreender a visão dos docentes de enfermagem sobre a abordagem interdisciplinar da temática segurança do paciente no curso. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com professores de uma instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil. A coleta de dados aconteceu entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, a partir de entrevista gravada por meio da plataforma Google Meet, que teve duração entre 15 a 30 minutos. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: A partir das análises, emergiram duas categorias. A primeira “A segurança do paciente nas entrelinhas do ensino de enfermagem” versou sobre a discussão da temática de maneira implícita entre as disciplinas; e a segunda categoria “Estratégias de ampliação da abordagem da segurança do paciente no ensino de enfermagem” apresentou estratégias de expansão da abordagem do conteúdo. Conclusão: Reconheceu-se que a segurança do paciente é relevante, a qual necessita de uma abordagem em diferentes linhas do ensino na enfermagem, e que os docentes devem utilizar recursos inovadores para difundir a prática do cuidado seguro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787
10.26694/reufpi.v12i1.3787
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v12i1.3787
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3722
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/3787/3723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 12 No. 1 (2023): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 12 n. 1 (2023): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v12i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387766005825536