The construction of knowledge in nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liliana Maria Labronici
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/117
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1716 A construção do conhecimento na Enfermagem é uma fantástica e instigadora busca incessante e necessária, em função do rápido avanço tecnológico e do processo de globalização que temos vivenciado. Sob essa perspectiva, a pesquisa pode ser considerada uma estratégia que além de gerar novos conhecimentos, contribui para o fortalecimento da ciência da Enfermagem e para a profissão. Há que se destacar que a produção de conhecimento gerada pelo desenvolvimento de pesquisas dá maior visibilidade e reconhecimento à Enfermagem, possibilita uma prática de cuidado fundamentada em conhecimentos atualizados e, consequentemente, deve propiciar uma qualidade diferenciada. Os artigos que fazem parte deste número especial mostram a utilização da metanálise, da revisão integrativa e revisão sistemática da literatura como recursos que podem ser utilizados na busca de respostas para diferentes objetos de estudos. Além disso, ao compartilharem as pesquisas desenvolvidas, as pesquisadoras contribuíram para a ampliação e construção do conhecimento. Pesquisar com competência técnica, ética, e garantir qualidade nas investigações significa fazer ciência com rigor. Todavia, a Enfermagem necessita que o conhecimento obtido, possa efetivamente ser aplicado na prática, vez que teoria e prática caminham entrelaçadas, em um processo no qual uma alimenta a outra.
id UFPI-7_6e933c835a255479975c1895e4bdcecd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/117
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling The construction of knowledge in nursing DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1716 A construção do conhecimento na Enfermagem é uma fantástica e instigadora busca incessante e necessária, em função do rápido avanço tecnológico e do processo de globalização que temos vivenciado. Sob essa perspectiva, a pesquisa pode ser considerada uma estratégia que além de gerar novos conhecimentos, contribui para o fortalecimento da ciência da Enfermagem e para a profissão. Há que se destacar que a produção de conhecimento gerada pelo desenvolvimento de pesquisas dá maior visibilidade e reconhecimento à Enfermagem, possibilita uma prática de cuidado fundamentada em conhecimentos atualizados e, consequentemente, deve propiciar uma qualidade diferenciada. Os artigos que fazem parte deste número especial mostram a utilização da metanálise, da revisão integrativa e revisão sistemática da literatura como recursos que podem ser utilizados na busca de respostas para diferentes objetos de estudos. Além disso, ao compartilharem as pesquisas desenvolvidas, as pesquisadoras contribuíram para a ampliação e construção do conhecimento. Pesquisar com competência técnica, ética, e garantir qualidade nas investigações significa fazer ciência com rigor. Todavia, a Enfermagem necessita que o conhecimento obtido, possa efetivamente ser aplicado na prática, vez que teoria e prática caminham entrelaçadas, em um processo no qual uma alimenta a outra.EDUFPI2020-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/117Rev Enferm UFPI; Vol. 2 No. 5 (2013): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 2 n. 5 (2013): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v2i5reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/117/111Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLiliana Maria Labronici2022-11-27T07:13:40Zoai:periodicos.ufpi.br:article/117Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:13:40Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv The construction of knowledge in nursing
title The construction of knowledge in nursing
spellingShingle The construction of knowledge in nursing
Liliana Maria Labronici
title_short The construction of knowledge in nursing
title_full The construction of knowledge in nursing
title_fullStr The construction of knowledge in nursing
title_full_unstemmed The construction of knowledge in nursing
title_sort The construction of knowledge in nursing
author Liliana Maria Labronici
author_facet Liliana Maria Labronici
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liliana Maria Labronici
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1716 A construção do conhecimento na Enfermagem é uma fantástica e instigadora busca incessante e necessária, em função do rápido avanço tecnológico e do processo de globalização que temos vivenciado. Sob essa perspectiva, a pesquisa pode ser considerada uma estratégia que além de gerar novos conhecimentos, contribui para o fortalecimento da ciência da Enfermagem e para a profissão. Há que se destacar que a produção de conhecimento gerada pelo desenvolvimento de pesquisas dá maior visibilidade e reconhecimento à Enfermagem, possibilita uma prática de cuidado fundamentada em conhecimentos atualizados e, consequentemente, deve propiciar uma qualidade diferenciada. Os artigos que fazem parte deste número especial mostram a utilização da metanálise, da revisão integrativa e revisão sistemática da literatura como recursos que podem ser utilizados na busca de respostas para diferentes objetos de estudos. Além disso, ao compartilharem as pesquisas desenvolvidas, as pesquisadoras contribuíram para a ampliação e construção do conhecimento. Pesquisar com competência técnica, ética, e garantir qualidade nas investigações significa fazer ciência com rigor. Todavia, a Enfermagem necessita que o conhecimento obtido, possa efetivamente ser aplicado na prática, vez que teoria e prática caminham entrelaçadas, em um processo no qual uma alimenta a outra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/117
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/117/111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 2 No. 5 (2013): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 2 n. 5 (2013): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v2i5
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387763180961792