The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/302 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4173 A obra em destaque interessa a todos que utilizam metodologias ativas na educação superior em geral, e na Educação em Enfermagem em especial, que ganhou destaque a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que valorizam e recomendam tais abordagens. O prefácio foi escrito por Georges Maguerez, filho de Charles Maguerez, criador do Arco de Maguerez (AM), que ressalta a importância do livro por favorecer extensão para a vida e obra de seu pai. O livro apresenta-se organizado em duas partes: “Três versões de explicação para o Arco de Maguerez” e “Em busca de uma fundamentação epistemológica para o Arco de Maguerez”. A primeira versão (Capítulo 1) tem como subsídio a perspectiva original de Charles Maguerez. O contexto em que o autor desenvolveu o arco foi a formação profissional de adultos analfabetos; acreditava que a progressão do aprender se dava pela sucessão de arcos. Os passos descritos são: observação do real, observação de uma maquete, simbolizando o real, discussão de conteúdos, execução sobre a maquete, execução na realidade. |
id |
UFPI-7_836386340aa0fc9420849173d4dded6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/302 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4173 A obra em destaque interessa a todos que utilizam metodologias ativas na educação superior em geral, e na Educação em Enfermagem em especial, que ganhou destaque a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que valorizam e recomendam tais abordagens. O prefácio foi escrito por Georges Maguerez, filho de Charles Maguerez, criador do Arco de Maguerez (AM), que ressalta a importância do livro por favorecer extensão para a vida e obra de seu pai. O livro apresenta-se organizado em duas partes: “Três versões de explicação para o Arco de Maguerez” e “Em busca de uma fundamentação epistemológica para o Arco de Maguerez”. A primeira versão (Capítulo 1) tem como subsídio a perspectiva original de Charles Maguerez. O contexto em que o autor desenvolveu o arco foi a formação profissional de adultos analfabetos; acreditava que a progressão do aprender se dava pela sucessão de arcos. Os passos descritos são: observação do real, observação de uma maquete, simbolizando o real, discussão de conteúdos, execução sobre a maquete, execução na realidade.EDUFPI2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/302Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 3 (2015): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 4 n. 3 (2015): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v4i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/302/285Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessElizabeth Teixeira2022-11-27T07:10:29Zoai:periodicos.ufpi.br:article/302Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:10:29Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological |
title |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological |
spellingShingle |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological Elizabeth Teixeira |
title_short |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological |
title_full |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological |
title_fullStr |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological |
title_full_unstemmed |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological |
title_sort |
The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological |
author |
Elizabeth Teixeira |
author_facet |
Elizabeth Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elizabeth Teixeira |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4173 A obra em destaque interessa a todos que utilizam metodologias ativas na educação superior em geral, e na Educação em Enfermagem em especial, que ganhou destaque a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que valorizam e recomendam tais abordagens. O prefácio foi escrito por Georges Maguerez, filho de Charles Maguerez, criador do Arco de Maguerez (AM), que ressalta a importância do livro por favorecer extensão para a vida e obra de seu pai. O livro apresenta-se organizado em duas partes: “Três versões de explicação para o Arco de Maguerez” e “Em busca de uma fundamentação epistemológica para o Arco de Maguerez”. A primeira versão (Capítulo 1) tem como subsídio a perspectiva original de Charles Maguerez. O contexto em que o autor desenvolveu o arco foi a formação profissional de adultos analfabetos; acreditava que a progressão do aprender se dava pela sucessão de arcos. Os passos descritos são: observação do real, observação de uma maquete, simbolizando o real, discussão de conteúdos, execução sobre a maquete, execução na realidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/302 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/302/285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 3 (2015): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 4 n. 3 (2015): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v4i3 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387764032405504 |