The methodology of problematization with the Arco de Maguerez: a reflection theoretical-epistemological

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizabeth Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/302
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4173 A obra em destaque interessa a todos que utilizam metodologias ativas na educação superior em geral, e na Educação em Enfermagem em especial, que ganhou destaque a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que  valorizam e recomendam tais abordagens. O prefácio foi escrito por Georges Maguerez, filho de Charles Maguerez, criador do Arco de Maguerez (AM), que ressalta a importância do livro por favorecer extensão para a vida e obra de seu pai. O livro apresenta-se organizado em duas partes: “Três versões de explicação para o Arco de Maguerez” e “Em busca de uma  fundamentação epistemológica para o Arco de Maguerez”. A primeira versão (Capítulo 1) tem como subsídio a perspectiva original de Charles Maguerez. O contexto em que o autor desenvolveu o arco foi a formação profissional de adultos  analfabetos; acreditava que a progressão do aprender se dava pela sucessão de arcos. Os passos descritos são: observação do real, observação de uma maquete, simbolizando o real, discussão de conteúdos, execução sobre a maquete, execução na realidade.
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