Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Reis Pereira, Nathália Lima de Araújo Rodrigues, Leoneide Érica Maduro Bouillet
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/594
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8411-17 Objetivo: Identificar perfil epidemiológico-comportamental das mães em relação aos quadros de diarreia infantil, avaliando a quais determinantes as crianças estão expostas e verificando se as mães conhecem as formas de prevenção e tratamento da doença. Metodologia: Estudo quantitativo/descritivo, baseado em questionários epidemiológico e de avaliação da autoeficácia materna, aplicados às mães que compareceram à duas Unidades Básicas de Saúde para consultas de puericultura. Resultados: As 60 mães entrevistadas tiveram faixa etária prevalente de 20 a 35 anos. Um total de 70 filhos apresentaram diarreia pelo menos uma vez na vida, desses 78,6% apresentaram fezes líquidas e 38,6%, febre e vômito como sintomas associados. As condutas maternas mais prevalentes foram busca por serviço de saúde, medicação e soro de reidratação oral. A respeito da prevenção, 56,8% das mães foram classificadas com alta autoeficácia materna para evitar diarreia infantil. Conclusão: As variáveis mostraram-se favoráveis para que episódios de diarreia não sejam tão frequentes nas duas Unidades Básicas de Saúde e observou-se uma prevalência de mães com bom conhecimento e boa habilidade para não expor crianças aos determinantes que são possíveis de serem evitados, concluindo que elas possuem uma autoeficácia materna satisfatória.
id UFPI-7_89b70084f05577bec658dc3c68bd88b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/594
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment Atenção básicaAutoeficáciaMãesCriançasDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8411-17 Objetivo: Identificar perfil epidemiológico-comportamental das mães em relação aos quadros de diarreia infantil, avaliando a quais determinantes as crianças estão expostas e verificando se as mães conhecem as formas de prevenção e tratamento da doença. Metodologia: Estudo quantitativo/descritivo, baseado em questionários epidemiológico e de avaliação da autoeficácia materna, aplicados às mães que compareceram à duas Unidades Básicas de Saúde para consultas de puericultura. Resultados: As 60 mães entrevistadas tiveram faixa etária prevalente de 20 a 35 anos. Um total de 70 filhos apresentaram diarreia pelo menos uma vez na vida, desses 78,6% apresentaram fezes líquidas e 38,6%, febre e vômito como sintomas associados. As condutas maternas mais prevalentes foram busca por serviço de saúde, medicação e soro de reidratação oral. A respeito da prevenção, 56,8% das mães foram classificadas com alta autoeficácia materna para evitar diarreia infantil. Conclusão: As variáveis mostraram-se favoráveis para que episódios de diarreia não sejam tão frequentes nas duas Unidades Básicas de Saúde e observou-se uma prevalência de mães com bom conhecimento e boa habilidade para não expor crianças aos determinantes que são possíveis de serem evitados, concluindo que elas possuem uma autoeficácia materna satisfatória.EDUFPI2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/594Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. 4 (2019): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 8 n. 4 (2019): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v8i4reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/594/572Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliana Reis Pereira, Nathália Lima de Araújo Rodrigues, Leoneide Érica Maduro Bouillet2022-11-27T07:04:56Zoai:periodicos.ufpi.br:article/594Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:04:56Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
title Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
spellingShingle Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
Juliana Reis Pereira, Nathália Lima de Araújo Rodrigues, Leoneide Érica Maduro Bouillet
Atenção básica
Autoeficácia
Mães
Crianças
title_short Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
title_full Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
title_fullStr Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
title_full_unstemmed Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
title_sort Childhood diarrhea: evaluation of maternal care in prevention and treatment
author Juliana Reis Pereira, Nathália Lima de Araújo Rodrigues, Leoneide Érica Maduro Bouillet
author_facet Juliana Reis Pereira, Nathália Lima de Araújo Rodrigues, Leoneide Érica Maduro Bouillet
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Reis Pereira, Nathália Lima de Araújo Rodrigues, Leoneide Érica Maduro Bouillet
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção básica
Autoeficácia
Mães
Crianças
topic Atenção básica
Autoeficácia
Mães
Crianças
description DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8411-17 Objetivo: Identificar perfil epidemiológico-comportamental das mães em relação aos quadros de diarreia infantil, avaliando a quais determinantes as crianças estão expostas e verificando se as mães conhecem as formas de prevenção e tratamento da doença. Metodologia: Estudo quantitativo/descritivo, baseado em questionários epidemiológico e de avaliação da autoeficácia materna, aplicados às mães que compareceram à duas Unidades Básicas de Saúde para consultas de puericultura. Resultados: As 60 mães entrevistadas tiveram faixa etária prevalente de 20 a 35 anos. Um total de 70 filhos apresentaram diarreia pelo menos uma vez na vida, desses 78,6% apresentaram fezes líquidas e 38,6%, febre e vômito como sintomas associados. As condutas maternas mais prevalentes foram busca por serviço de saúde, medicação e soro de reidratação oral. A respeito da prevenção, 56,8% das mães foram classificadas com alta autoeficácia materna para evitar diarreia infantil. Conclusão: As variáveis mostraram-se favoráveis para que episódios de diarreia não sejam tão frequentes nas duas Unidades Básicas de Saúde e observou-se uma prevalência de mães com bom conhecimento e boa habilidade para não expor crianças aos determinantes que são possíveis de serem evitados, concluindo que elas possuem uma autoeficácia materna satisfatória.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/594
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/594/572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. 4 (2019): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 8 n. 4 (2019): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v8i4
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765283356672