Health education with prostitutes: an experience to couple of education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thaís Gomes Oliveira dos Reis, Jardeliny Correa Penha, Érica de Alencar Rodrigues Neri, Givaneide Oliveira de Andrade Luz, Priscila de Souza Aquino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/190
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i3.1740 Objetivo:Conhecer a vivência de educadoras sociais sobre atividades de educação em saúde com prostitutas. Metodologia:Estudo de caso, descritivo, realizado com educadoras sociais da Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-PI. Os dados foram coletados de setembro a outubro de 2010, por meio de observação não participante de atividades educativas realizadas junto às prostitutas e de entrevistas com as educadoras sociais. Os dados da observação foram registrados em um diário de campo, e o conteúdo gravado foi transcrito e as falas foram categorizadas, segundo análise de conteúdo de Bardin. Os aspectos éticos foram respeitados. Resultados e discussão: Observou-se que as educadoras sociais sentem prazer em realizar esse trabalho junto às prostitutas, pois percebem sua importância no que se refere à prevenção das DST/Aids. Por já terem vivenciado a prostituição, a educação aos pares pode ser realizada de forma mais direcionada, com vistas a minimizar dúvidas. No entanto, a falta de maiores incentivos e a discriminação por parte da sociedade são fatores que dificultam o êxito do trabalho realizado. Considerações finais: Aprende-se que são necessários programas de intervenção mais eficazes que facilitem o trabalho educativo realizado pela Associação, bem como capacitações para a realização de educação aos pares.
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