Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.2730 Objetivo: Descrever a experiência em docência da disciplina Iniciação Científica do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo acerca do relato de experiência, enquanto docente da disciplina Iniciação Científica, alocada no segundo módulo da matriz curricular do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Pernambuco. Resultados: Observou-se no desenvolver das aulas, algumas características como: discentes pouco interessados, aulas expositivas desgastantes e pouco efetivas. A presença de regras, detalhes, normas, contribuía para que o estudo da disciplina não fosse bem aceito pelos discentes. Os alunos apresentavam dificuldades para cumprir essas exigências. Visando alterar estas distorções, planejou-se as aulas associando o método expositivo-dialogado e método da problematização. No transcorrer da disciplina, a percepção dos alunos estava diferente, mais amadurecida, à medida que os projetos apresentados estavam relacionados à sua realidade e aos aspectos de atuação da enfermagem. Conclusão: Apesar das dificuldades observadas, foi possível construir uma nova mentalidade nos alunos.  O educador ao incentivar a prática da Iniciação Científica, seja em nível técnico ou superior, desempenha um papel fundamental na produção do conhecimento em enfermagem.
id UFPI-7_a6013778ed448436f10c07a0840a553d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/300
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report Educação em SaúdeEducação em EnfermagemEducação ProfissionalizantePesquisa em EnfermagemDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.2730 Objetivo: Descrever a experiência em docência da disciplina Iniciação Científica do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo acerca do relato de experiência, enquanto docente da disciplina Iniciação Científica, alocada no segundo módulo da matriz curricular do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Pernambuco. Resultados: Observou-se no desenvolver das aulas, algumas características como: discentes pouco interessados, aulas expositivas desgastantes e pouco efetivas. A presença de regras, detalhes, normas, contribuía para que o estudo da disciplina não fosse bem aceito pelos discentes. Os alunos apresentavam dificuldades para cumprir essas exigências. Visando alterar estas distorções, planejou-se as aulas associando o método expositivo-dialogado e método da problematização. No transcorrer da disciplina, a percepção dos alunos estava diferente, mais amadurecida, à medida que os projetos apresentados estavam relacionados à sua realidade e aos aspectos de atuação da enfermagem. Conclusão: Apesar das dificuldades observadas, foi possível construir uma nova mentalidade nos alunos.  O educador ao incentivar a prática da Iniciação Científica, seja em nível técnico ou superior, desempenha um papel fundamental na produção do conhecimento em enfermagem.EDUFPI2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 3 (2015): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 4 n. 3 (2015): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v4i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300/283Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo2022-11-27T07:10:29Zoai:periodicos.ufpi.br:article/300Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:10:29Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
title Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
spellingShingle Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo
Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
Educação Profissionalizante
Pesquisa em Enfermagem
title_short Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
title_full Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
title_fullStr Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
title_full_unstemmed Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
title_sort Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
author Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo
author_facet Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
Educação Profissionalizante
Pesquisa em Enfermagem
topic Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
Educação Profissionalizante
Pesquisa em Enfermagem
description DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.2730 Objetivo: Descrever a experiência em docência da disciplina Iniciação Científica do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo acerca do relato de experiência, enquanto docente da disciplina Iniciação Científica, alocada no segundo módulo da matriz curricular do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Pernambuco. Resultados: Observou-se no desenvolver das aulas, algumas características como: discentes pouco interessados, aulas expositivas desgastantes e pouco efetivas. A presença de regras, detalhes, normas, contribuía para que o estudo da disciplina não fosse bem aceito pelos discentes. Os alunos apresentavam dificuldades para cumprir essas exigências. Visando alterar estas distorções, planejou-se as aulas associando o método expositivo-dialogado e método da problematização. No transcorrer da disciplina, a percepção dos alunos estava diferente, mais amadurecida, à medida que os projetos apresentados estavam relacionados à sua realidade e aos aspectos de atuação da enfermagem. Conclusão: Apesar das dificuldades observadas, foi possível construir uma nova mentalidade nos alunos.  O educador ao incentivar a prática da Iniciação Científica, seja em nível técnico ou superior, desempenha um papel fundamental na produção do conhecimento em enfermagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300/283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 3 (2015): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 4 n. 3 (2015): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v4i3
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764029259776