Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.2730 Objetivo: Descrever a experiência em docência da disciplina Iniciação Científica do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo acerca do relato de experiência, enquanto docente da disciplina Iniciação Científica, alocada no segundo módulo da matriz curricular do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Pernambuco. Resultados: Observou-se no desenvolver das aulas, algumas características como: discentes pouco interessados, aulas expositivas desgastantes e pouco efetivas. A presença de regras, detalhes, normas, contribuía para que o estudo da disciplina não fosse bem aceito pelos discentes. Os alunos apresentavam dificuldades para cumprir essas exigências. Visando alterar estas distorções, planejou-se as aulas associando o método expositivo-dialogado e método da problematização. No transcorrer da disciplina, a percepção dos alunos estava diferente, mais amadurecida, à medida que os projetos apresentados estavam relacionados à sua realidade e aos aspectos de atuação da enfermagem. Conclusão: Apesar das dificuldades observadas, foi possível construir uma nova mentalidade nos alunos. O educador ao incentivar a prática da Iniciação Científica, seja em nível técnico ou superior, desempenha um papel fundamental na produção do conhecimento em enfermagem. |
id |
UFPI-7_a6013778ed448436f10c07a0840a553d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/300 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report Educação em SaúdeEducação em EnfermagemEducação ProfissionalizantePesquisa em EnfermagemDOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.2730 Objetivo: Descrever a experiência em docência da disciplina Iniciação Científica do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo acerca do relato de experiência, enquanto docente da disciplina Iniciação Científica, alocada no segundo módulo da matriz curricular do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Pernambuco. Resultados: Observou-se no desenvolver das aulas, algumas características como: discentes pouco interessados, aulas expositivas desgastantes e pouco efetivas. A presença de regras, detalhes, normas, contribuía para que o estudo da disciplina não fosse bem aceito pelos discentes. Os alunos apresentavam dificuldades para cumprir essas exigências. Visando alterar estas distorções, planejou-se as aulas associando o método expositivo-dialogado e método da problematização. No transcorrer da disciplina, a percepção dos alunos estava diferente, mais amadurecida, à medida que os projetos apresentados estavam relacionados à sua realidade e aos aspectos de atuação da enfermagem. Conclusão: Apesar das dificuldades observadas, foi possível construir uma nova mentalidade nos alunos. O educador ao incentivar a prática da Iniciação Científica, seja em nível técnico ou superior, desempenha um papel fundamental na produção do conhecimento em enfermagem.EDUFPI2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 3 (2015): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 4 n. 3 (2015): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v4i3reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300/283Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo2022-11-27T07:10:29Zoai:periodicos.ufpi.br:article/300Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:10:29Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report |
title |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report |
spellingShingle |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo Educação em Saúde Educação em Enfermagem Educação Profissionalizante Pesquisa em Enfermagem |
title_short |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report |
title_full |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report |
title_fullStr |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report |
title_full_unstemmed |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report |
title_sort |
Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report |
author |
Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo |
author_facet |
Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaira dos Santos Silva, Evanísia Assis Goes de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Educação em Enfermagem Educação Profissionalizante Pesquisa em Enfermagem |
topic |
Educação em Saúde Educação em Enfermagem Educação Profissionalizante Pesquisa em Enfermagem |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.2730 Objetivo: Descrever a experiência em docência da disciplina Iniciação Científica do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo acerca do relato de experiência, enquanto docente da disciplina Iniciação Científica, alocada no segundo módulo da matriz curricular do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Pernambuco. Resultados: Observou-se no desenvolver das aulas, algumas características como: discentes pouco interessados, aulas expositivas desgastantes e pouco efetivas. A presença de regras, detalhes, normas, contribuía para que o estudo da disciplina não fosse bem aceito pelos discentes. Os alunos apresentavam dificuldades para cumprir essas exigências. Visando alterar estas distorções, planejou-se as aulas associando o método expositivo-dialogado e método da problematização. No transcorrer da disciplina, a percepção dos alunos estava diferente, mais amadurecida, à medida que os projetos apresentados estavam relacionados à sua realidade e aos aspectos de atuação da enfermagem. Conclusão: Apesar das dificuldades observadas, foi possível construir uma nova mentalidade nos alunos. O educador ao incentivar a prática da Iniciação Científica, seja em nível técnico ou superior, desempenha um papel fundamental na produção do conhecimento em enfermagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/300/283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 4 No. 3 (2015): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 4 n. 3 (2015): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v4i3 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387764029259776 |