Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825 |
Resumo: | Objetivo: comparar a efetividade de dois programas de educação permanente para aquisição de habilidades psicomotoras relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, a partir da utilização do método tradicional de ensino de suporte básico de vida, comparado ao método com utilização de vídeo com treino autodidata em manequim. Métodos: ensaio controlado com membros da equipe de enfermagem, randomizados em grupo controle (treino tradicional) e intervenção (treino autodidata). Para averiguar as habilidades no atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, aplicou-se um checklist. Foi aplicado pré-teste, seguido de treinamento imediato, follow-up de 15 dias, com reaplicação da avaliação de habilidades (pós-teste). Resultados: participaram 41 técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros. No pós-teste, houve diferença significativa do grupo intervenção (12,61 + 2,09) em relação ao grupo controle (14,65 + 2,01) (p=0,001). Em ambos os grupos houve aumento nas pontuações após 15 dias. Conclusão: os profissionais que participaram do treino tradicional (grupo controle) e que receberam feedback sobre seu desempenho obtiveram melhores resultados para habilidades relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes. Descritores: Equipe de Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar. Enfermagem Pediátrica. Capitação em Serviço. Lactente. |
id |
UFPI-7_ad1533d009a461784e8828c2f2de24f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/825 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental studyEquipe de Enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Enfermagem pediátrica.Objetivo: comparar a efetividade de dois programas de educação permanente para aquisição de habilidades psicomotoras relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, a partir da utilização do método tradicional de ensino de suporte básico de vida, comparado ao método com utilização de vídeo com treino autodidata em manequim. Métodos: ensaio controlado com membros da equipe de enfermagem, randomizados em grupo controle (treino tradicional) e intervenção (treino autodidata). Para averiguar as habilidades no atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, aplicou-se um checklist. Foi aplicado pré-teste, seguido de treinamento imediato, follow-up de 15 dias, com reaplicação da avaliação de habilidades (pós-teste). Resultados: participaram 41 técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros. No pós-teste, houve diferença significativa do grupo intervenção (12,61 + 2,09) em relação ao grupo controle (14,65 + 2,01) (p=0,001). Em ambos os grupos houve aumento nas pontuações após 15 dias. Conclusão: os profissionais que participaram do treino tradicional (grupo controle) e que receberam feedback sobre seu desempenho obtiveram melhores resultados para habilidades relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes. Descritores: Equipe de Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar. Enfermagem Pediátrica. Capitação em Serviço. Lactente.EDUFPI2022-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/82510.26694/reufpi.v10i1.825Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v10i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825/2077https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825/2078Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Jussara ReginaBastos e Castro , Margareth Alves Costa , Paolla Melo Fernandes , Sabrina Crovatto Lage, Thaynara Azevedo Prado, Roberta Teixeira 2022-11-27T07:03:50Zoai:periodicos.ufpi.br:article/825Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:03:50Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study |
title |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study |
spellingShingle |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study Martins, Jussara Regina Equipe de Enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Enfermagem pediátrica. |
title_short |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study |
title_full |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study |
title_fullStr |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study |
title_full_unstemmed |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study |
title_sort |
Nursing team skills in infant basic life support: an experimental study |
author |
Martins, Jussara Regina |
author_facet |
Martins, Jussara Regina Bastos e Castro , Margareth Alves Costa , Paolla Melo Fernandes , Sabrina Crovatto Lage, Thaynara Azevedo Prado, Roberta Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Bastos e Castro , Margareth Alves Costa , Paolla Melo Fernandes , Sabrina Crovatto Lage, Thaynara Azevedo Prado, Roberta Teixeira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Jussara Regina Bastos e Castro , Margareth Alves Costa , Paolla Melo Fernandes , Sabrina Crovatto Lage, Thaynara Azevedo Prado, Roberta Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipe de Enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Enfermagem pediátrica. |
topic |
Equipe de Enfermagem; Reanimação cardiopulmonar; Enfermagem pediátrica. |
description |
Objetivo: comparar a efetividade de dois programas de educação permanente para aquisição de habilidades psicomotoras relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, a partir da utilização do método tradicional de ensino de suporte básico de vida, comparado ao método com utilização de vídeo com treino autodidata em manequim. Métodos: ensaio controlado com membros da equipe de enfermagem, randomizados em grupo controle (treino tradicional) e intervenção (treino autodidata). Para averiguar as habilidades no atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactentes, aplicou-se um checklist. Foi aplicado pré-teste, seguido de treinamento imediato, follow-up de 15 dias, com reaplicação da avaliação de habilidades (pós-teste). Resultados: participaram 41 técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros. No pós-teste, houve diferença significativa do grupo intervenção (12,61 + 2,09) em relação ao grupo controle (14,65 + 2,01) (p=0,001). Em ambos os grupos houve aumento nas pontuações após 15 dias. Conclusão: os profissionais que participaram do treino tradicional (grupo controle) e que receberam feedback sobre seu desempenho obtiveram melhores resultados para habilidades relacionadas à ressuscitação cardiopulmonar em lactentes. Descritores: Equipe de Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar. Enfermagem Pediátrica. Capitação em Serviço. Lactente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825 10.26694/reufpi.v10i1.825 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v10i1.825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825/2077 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/825/2078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rev Enferm UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 10 No. 1 (2021): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 10 n. 1 (2021): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v10i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387765855879168 |