Analysis of the concept of professionalism in nursing education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845 |
Resumo: | Objetivo: Clarificar o conceito de profissionalismo para o ensino de enfermagem. Métodos: Análise conceitual, por meio do método de Walker e Avant, identificando o uso do conceito nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS) e Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando termos Medical Subject Headings (MeSH) “Professionalism”, “Teaching” e “Nursing”. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 18 artigos. Houve identificação dos atributos pela técnica de análise de conteúdo. Elaboraram-se casos modelo e contrário, com respectivo uso e não uso do conceito. Identificaram-se elementos antecedentes, atributos e consequentes. Como antecedentes: experiência, educação profissional, valores profissionais, socialização e formação positiva; como atributos: identidade profissional, atitude profissional, competência, domínio, ética, autonomia, papel profissional e comportamento profissional; e como consequentes: qualidade profissional, profissionais preparados, aquisição de habilidade, compromisso, autoconceito profissional e colocações práticas bem-sucedidas. Conclusão: Pode-se entender profissionalismo como conjuntura de qualidades que perpetuam o comportamento e o desempenho do papel profissional para o âmbito do ensino, como conhecimento, ética, atitude, domínio, autonomia e competência. |
id |
UFPI-7_c489773a68a14f1592f35c5b054d9f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2845 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of the concept of professionalism in nursing educationProfissionalismoEnsinoEnfermagemProfissionalismTeachingNursingObjetivo: Clarificar o conceito de profissionalismo para o ensino de enfermagem. Métodos: Análise conceitual, por meio do método de Walker e Avant, identificando o uso do conceito nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS) e Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando termos Medical Subject Headings (MeSH) “Professionalism”, “Teaching” e “Nursing”. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 18 artigos. Houve identificação dos atributos pela técnica de análise de conteúdo. Elaboraram-se casos modelo e contrário, com respectivo uso e não uso do conceito. Identificaram-se elementos antecedentes, atributos e consequentes. Como antecedentes: experiência, educação profissional, valores profissionais, socialização e formação positiva; como atributos: identidade profissional, atitude profissional, competência, domínio, ética, autonomia, papel profissional e comportamento profissional; e como consequentes: qualidade profissional, profissionais preparados, aquisição de habilidade, compromisso, autoconceito profissional e colocações práticas bem-sucedidas. Conclusão: Pode-se entender profissionalismo como conjuntura de qualidades que perpetuam o comportamento e o desempenho do papel profissional para o âmbito do ensino, como conhecimento, ética, atitude, domínio, autonomia e competência.EDUFPI2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/284510.26694/reufpi.v11i1.2845Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v11i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3373https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3374Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMartiniano, Eli CarlosSilva, Mikaelle Ysis daLopes, Maria do Socorro Vieira Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Martins, Álissan Karine Lima Quirino, Glauberto da Silva Silva, Luanna Gomes daMaia, Evanira Rodrigues 2023-07-04T13:41:58Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2845Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-07-04T13:41:58Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education |
title |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education |
spellingShingle |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education Martiniano, Eli Carlos Profissionalismo Ensino Enfermagem Profissionalism Teaching Nursing |
title_short |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education |
title_full |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education |
title_fullStr |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education |
title_full_unstemmed |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education |
title_sort |
Analysis of the concept of professionalism in nursing education |
author |
Martiniano, Eli Carlos |
author_facet |
Martiniano, Eli Carlos Silva, Mikaelle Ysis da Lopes, Maria do Socorro Vieira Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Martins, Álissan Karine Lima Quirino, Glauberto da Silva Silva, Luanna Gomes da Maia, Evanira Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Mikaelle Ysis da Lopes, Maria do Socorro Vieira Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Martins, Álissan Karine Lima Quirino, Glauberto da Silva Silva, Luanna Gomes da Maia, Evanira Rodrigues |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martiniano, Eli Carlos Silva, Mikaelle Ysis da Lopes, Maria do Socorro Vieira Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Martins, Álissan Karine Lima Quirino, Glauberto da Silva Silva, Luanna Gomes da Maia, Evanira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalismo Ensino Enfermagem Profissionalism Teaching Nursing |
topic |
Profissionalismo Ensino Enfermagem Profissionalism Teaching Nursing |
description |
Objetivo: Clarificar o conceito de profissionalismo para o ensino de enfermagem. Métodos: Análise conceitual, por meio do método de Walker e Avant, identificando o uso do conceito nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS) e Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando termos Medical Subject Headings (MeSH) “Professionalism”, “Teaching” e “Nursing”. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 18 artigos. Houve identificação dos atributos pela técnica de análise de conteúdo. Elaboraram-se casos modelo e contrário, com respectivo uso e não uso do conceito. Identificaram-se elementos antecedentes, atributos e consequentes. Como antecedentes: experiência, educação profissional, valores profissionais, socialização e formação positiva; como atributos: identidade profissional, atitude profissional, competência, domínio, ética, autonomia, papel profissional e comportamento profissional; e como consequentes: qualidade profissional, profissionais preparados, aquisição de habilidade, compromisso, autoconceito profissional e colocações práticas bem-sucedidas. Conclusão: Pode-se entender profissionalismo como conjuntura de qualidades que perpetuam o comportamento e o desempenho do papel profissional para o âmbito do ensino, como conhecimento, ética, atitude, domínio, autonomia e competência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845 10.26694/reufpi.v11i1.2845 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v11i1.2845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3373 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v11i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387765960736768 |