Analysis of the concept of professionalism in nursing education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martiniano, Eli Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Mikaelle Ysis da, Lopes, Maria do Socorro Vieira, Machado, Maria de Fátima Antero Sousa, Martins, Álissan Karine Lima, Quirino, Glauberto da Silva, Silva, Luanna Gomes da, Maia, Evanira Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845
Resumo: Objetivo: Clarificar o conceito de profissionalismo para o ensino de enfermagem. Métodos:  Análise conceitual, por meio do método de Walker e Avant, identificando o uso do conceito nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS) e Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando termos Medical Subject Headings (MeSH) “Professionalism”, “Teaching” e “Nursing”. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 18 artigos. Houve identificação dos atributos pela técnica de análise de conteúdo. Elaboraram-se casos modelo e contrário, com respectivo uso e não uso do conceito. Identificaram-se elementos antecedentes, atributos e consequentes. Como antecedentes: experiência, educação profissional, valores profissionais, socialização e formação positiva; como atributos: identidade profissional, atitude profissional, competência, domínio, ética, autonomia, papel profissional e comportamento profissional; e como consequentes: qualidade profissional, profissionais preparados, aquisição de habilidade, compromisso, autoconceito profissional e colocações práticas bem-sucedidas. Conclusão: Pode-se entender profissionalismo como conjuntura de qualidades que perpetuam o comportamento e o desempenho do papel profissional para o âmbito do ensino, como conhecimento, ética, atitude, domínio, autonomia e competência.
id UFPI-7_c489773a68a14f1592f35c5b054d9f64
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2845
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Analysis of the concept of professionalism in nursing educationProfissionalismoEnsinoEnfermagemProfissionalismTeachingNursingObjetivo: Clarificar o conceito de profissionalismo para o ensino de enfermagem. Métodos:  Análise conceitual, por meio do método de Walker e Avant, identificando o uso do conceito nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS) e Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando termos Medical Subject Headings (MeSH) “Professionalism”, “Teaching” e “Nursing”. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 18 artigos. Houve identificação dos atributos pela técnica de análise de conteúdo. Elaboraram-se casos modelo e contrário, com respectivo uso e não uso do conceito. Identificaram-se elementos antecedentes, atributos e consequentes. Como antecedentes: experiência, educação profissional, valores profissionais, socialização e formação positiva; como atributos: identidade profissional, atitude profissional, competência, domínio, ética, autonomia, papel profissional e comportamento profissional; e como consequentes: qualidade profissional, profissionais preparados, aquisição de habilidade, compromisso, autoconceito profissional e colocações práticas bem-sucedidas. Conclusão: Pode-se entender profissionalismo como conjuntura de qualidades que perpetuam o comportamento e o desempenho do papel profissional para o âmbito do ensino, como conhecimento, ética, atitude, domínio, autonomia e competência.EDUFPI2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/284510.26694/reufpi.v11i1.2845Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v11i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3373https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3374Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMartiniano, Eli CarlosSilva, Mikaelle Ysis daLopes, Maria do Socorro Vieira Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Martins, Álissan Karine Lima Quirino, Glauberto da Silva Silva, Luanna Gomes daMaia, Evanira Rodrigues 2023-07-04T13:41:58Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2845Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-07-04T13:41:58Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of the concept of professionalism in nursing education
title Analysis of the concept of professionalism in nursing education
spellingShingle Analysis of the concept of professionalism in nursing education
Martiniano, Eli Carlos
Profissionalismo
Ensino
Enfermagem
Profissionalism
Teaching
Nursing
title_short Analysis of the concept of professionalism in nursing education
title_full Analysis of the concept of professionalism in nursing education
title_fullStr Analysis of the concept of professionalism in nursing education
title_full_unstemmed Analysis of the concept of professionalism in nursing education
title_sort Analysis of the concept of professionalism in nursing education
author Martiniano, Eli Carlos
author_facet Martiniano, Eli Carlos
Silva, Mikaelle Ysis da
Lopes, Maria do Socorro Vieira
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Martins, Álissan Karine Lima
Quirino, Glauberto da Silva
Silva, Luanna Gomes da
Maia, Evanira Rodrigues
author_role author
author2 Silva, Mikaelle Ysis da
Lopes, Maria do Socorro Vieira
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Martins, Álissan Karine Lima
Quirino, Glauberto da Silva
Silva, Luanna Gomes da
Maia, Evanira Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martiniano, Eli Carlos
Silva, Mikaelle Ysis da
Lopes, Maria do Socorro Vieira
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Martins, Álissan Karine Lima
Quirino, Glauberto da Silva
Silva, Luanna Gomes da
Maia, Evanira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalismo
Ensino
Enfermagem
Profissionalism
Teaching
Nursing
topic Profissionalismo
Ensino
Enfermagem
Profissionalism
Teaching
Nursing
description Objetivo: Clarificar o conceito de profissionalismo para o ensino de enfermagem. Métodos:  Análise conceitual, por meio do método de Walker e Avant, identificando o uso do conceito nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed®), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Índice Bibliográfico Español em Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS) e Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando termos Medical Subject Headings (MeSH) “Professionalism”, “Teaching” e “Nursing”. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se 18 artigos. Houve identificação dos atributos pela técnica de análise de conteúdo. Elaboraram-se casos modelo e contrário, com respectivo uso e não uso do conceito. Identificaram-se elementos antecedentes, atributos e consequentes. Como antecedentes: experiência, educação profissional, valores profissionais, socialização e formação positiva; como atributos: identidade profissional, atitude profissional, competência, domínio, ética, autonomia, papel profissional e comportamento profissional; e como consequentes: qualidade profissional, profissionais preparados, aquisição de habilidade, compromisso, autoconceito profissional e colocações práticas bem-sucedidas. Conclusão: Pode-se entender profissionalismo como conjuntura de qualidades que perpetuam o comportamento e o desempenho do papel profissional para o âmbito do ensino, como conhecimento, ética, atitude, domínio, autonomia e competência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845
10.26694/reufpi.v11i1.2845
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v11i1.2845
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3373
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2845/3374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v11i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765960736768