Health education as a social, collective practice: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp8-13 Objetivo: apresentar o relato de experiência de práticas de educação em saúde em um município do nordeste brasileiro como prática social / coletiva. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões do autor diante das suas práticas profissionais. As informações foram produzidas e analisadas de forma sistematizada por meio de um diário de campo reflexivo. Resultados: A estratégia da problematização subsidiou a identificação do problema, discussão dos possíveis fatores e determinantes, a teorização, as hipóteses de solução e propiciou a implementação das soluções geradas no processo, com destaque à roda de quarteirão na comunidade. Posteriormente, foi realizada a avaliação da intervenção, subsidiada pela Matriz FOFA. Considerações finais: Observou-se a necessidade de alavancar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Acredita-se que essa ação possa ter disparado reflexões entre os participantes, além de ter oportunizado possível transformação, sobretudo, nas práticas dos profissionais da ESF e sob uma perspectiva teórico-metodológica.
id UFPI-7_da217143c61c2e596729f2e347671864
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/549
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Health education as a social, collective practice: experience reportPromoção de saúdeEducação em saúdeEstratégia Saúde da famíliaHanseníaseDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp8-13 Objetivo: apresentar o relato de experiência de práticas de educação em saúde em um município do nordeste brasileiro como prática social / coletiva. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões do autor diante das suas práticas profissionais. As informações foram produzidas e analisadas de forma sistematizada por meio de um diário de campo reflexivo. Resultados: A estratégia da problematização subsidiou a identificação do problema, discussão dos possíveis fatores e determinantes, a teorização, as hipóteses de solução e propiciou a implementação das soluções geradas no processo, com destaque à roda de quarteirão na comunidade. Posteriormente, foi realizada a avaliação da intervenção, subsidiada pela Matriz FOFA. Considerações finais: Observou-se a necessidade de alavancar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Acredita-se que essa ação possa ter disparado reflexões entre os participantes, além de ter oportunizado possível transformação, sobretudo, nas práticas dos profissionais da ESF e sob uma perspectiva teórico-metodológica.EDUFPI2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. spe (2019): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 8 n. spe (2019): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v8ispereponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549/527Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra2022-11-27T07:04:34Zoai:periodicos.ufpi.br:article/549Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:04:34Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Health education as a social, collective practice: experience report
title Health education as a social, collective practice: experience report
spellingShingle Health education as a social, collective practice: experience report
Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra
Promoção de saúde
Educação em saúde
Estratégia Saúde da família
Hanseníase
title_short Health education as a social, collective practice: experience report
title_full Health education as a social, collective practice: experience report
title_fullStr Health education as a social, collective practice: experience report
title_full_unstemmed Health education as a social, collective practice: experience report
title_sort Health education as a social, collective practice: experience report
author Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra
author_facet Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção de saúde
Educação em saúde
Estratégia Saúde da família
Hanseníase
topic Promoção de saúde
Educação em saúde
Estratégia Saúde da família
Hanseníase
description DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp8-13 Objetivo: apresentar o relato de experiência de práticas de educação em saúde em um município do nordeste brasileiro como prática social / coletiva. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões do autor diante das suas práticas profissionais. As informações foram produzidas e analisadas de forma sistematizada por meio de um diário de campo reflexivo. Resultados: A estratégia da problematização subsidiou a identificação do problema, discussão dos possíveis fatores e determinantes, a teorização, as hipóteses de solução e propiciou a implementação das soluções geradas no processo, com destaque à roda de quarteirão na comunidade. Posteriormente, foi realizada a avaliação da intervenção, subsidiada pela Matriz FOFA. Considerações finais: Observou-se a necessidade de alavancar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Acredita-se que essa ação possa ter disparado reflexões entre os participantes, além de ter oportunizado possível transformação, sobretudo, nas práticas dos profissionais da ESF e sob uma perspectiva teórico-metodológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549/527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. spe (2019): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 8 n. spe (2019): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v8ispe
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387764925792256