Health education as a social, collective practice: experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549 |
Resumo: | DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp8-13 Objetivo: apresentar o relato de experiência de práticas de educação em saúde em um município do nordeste brasileiro como prática social / coletiva. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões do autor diante das suas práticas profissionais. As informações foram produzidas e analisadas de forma sistematizada por meio de um diário de campo reflexivo. Resultados: A estratégia da problematização subsidiou a identificação do problema, discussão dos possíveis fatores e determinantes, a teorização, as hipóteses de solução e propiciou a implementação das soluções geradas no processo, com destaque à roda de quarteirão na comunidade. Posteriormente, foi realizada a avaliação da intervenção, subsidiada pela Matriz FOFA. Considerações finais: Observou-se a necessidade de alavancar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Acredita-se que essa ação possa ter disparado reflexões entre os participantes, além de ter oportunizado possível transformação, sobretudo, nas práticas dos profissionais da ESF e sob uma perspectiva teórico-metodológica. |
id |
UFPI-7_da217143c61c2e596729f2e347671864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/549 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Health education as a social, collective practice: experience reportPromoção de saúdeEducação em saúdeEstratégia Saúde da famíliaHanseníaseDOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp8-13 Objetivo: apresentar o relato de experiência de práticas de educação em saúde em um município do nordeste brasileiro como prática social / coletiva. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões do autor diante das suas práticas profissionais. As informações foram produzidas e analisadas de forma sistematizada por meio de um diário de campo reflexivo. Resultados: A estratégia da problematização subsidiou a identificação do problema, discussão dos possíveis fatores e determinantes, a teorização, as hipóteses de solução e propiciou a implementação das soluções geradas no processo, com destaque à roda de quarteirão na comunidade. Posteriormente, foi realizada a avaliação da intervenção, subsidiada pela Matriz FOFA. Considerações finais: Observou-se a necessidade de alavancar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Acredita-se que essa ação possa ter disparado reflexões entre os participantes, além de ter oportunizado possível transformação, sobretudo, nas práticas dos profissionais da ESF e sob uma perspectiva teórico-metodológica.EDUFPI2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. spe (2019): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 8 n. spe (2019): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v8ispereponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549/527Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra2022-11-27T07:04:34Zoai:periodicos.ufpi.br:article/549Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2022-11-27T07:04:34Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Health education as a social, collective practice: experience report |
title |
Health education as a social, collective practice: experience report |
spellingShingle |
Health education as a social, collective practice: experience report Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra Promoção de saúde Educação em saúde Estratégia Saúde da família Hanseníase |
title_short |
Health education as a social, collective practice: experience report |
title_full |
Health education as a social, collective practice: experience report |
title_fullStr |
Health education as a social, collective practice: experience report |
title_full_unstemmed |
Health education as a social, collective practice: experience report |
title_sort |
Health education as a social, collective practice: experience report |
author |
Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra |
author_facet |
Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção de saúde Educação em saúde Estratégia Saúde da família Hanseníase |
topic |
Promoção de saúde Educação em saúde Estratégia Saúde da família Hanseníase |
description |
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp8-13 Objetivo: apresentar o relato de experiência de práticas de educação em saúde em um município do nordeste brasileiro como prática social / coletiva. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões do autor diante das suas práticas profissionais. As informações foram produzidas e analisadas de forma sistematizada por meio de um diário de campo reflexivo. Resultados: A estratégia da problematização subsidiou a identificação do problema, discussão dos possíveis fatores e determinantes, a teorização, as hipóteses de solução e propiciou a implementação das soluções geradas no processo, com destaque à roda de quarteirão na comunidade. Posteriormente, foi realizada a avaliação da intervenção, subsidiada pela Matriz FOFA. Considerações finais: Observou-se a necessidade de alavancar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Acredita-se que essa ação possa ter disparado reflexões entre os participantes, além de ter oportunizado possível transformação, sobretudo, nas práticas dos profissionais da ESF e sob uma perspectiva teórico-metodológica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549/527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem da UFPI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 8 No. spe (2019): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 8 n. spe (2019): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v8ispe reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387764925792256 |