Health education with hypertensive illiterates: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lívia Augusta César da Silva Pereira, Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Maria da Conceição de Souza Melo, Isabelly Cristina Honorato de Queiroz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/562
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp77-80 Objetivo: relatar a experiência de ação educativa em saúde junto a um grupo de idosos analfabetos com níveis pressóricos variantes. Metodologia: trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência. A ação educativa foi realizada com 58 idosos não alfabetizados, na Unidade Básica de Saúde “Graciosa” em José de José de Freitas/Piauí/Brasil, no período de junho a dezembro de 2018. Utilizou-se por base o Arco de Charles Maguerez. Resultados: os idosos atuaram ativamente identificando problemas que prejudicam o controle dos níveis pressóricos, como: dificuldade de leitura do medicamento, uso incorreto da medicação, polifarmácia e não adesão ao tratamento. Após diagnóstico situacional, realizou-se palestra educativa sobre hipertensão arterial, autocuidado, alimentação saudável e organização dos medicamentos. Realizou-se também, visitas domiciliares para organização dos medicamentos por nome, cor e solicitado apoio familiar para  administração. Considerações finais: Houve adesão dos idosos e familiares, bem como, notou-se a mudança de comportamento para um tratamento mais eficaz. A atividade permitiu ainda a identificação de pacientes que precisavam de acompanhamento mais especializado. A baixa escolaridade/analfabetismo é condição social limitante para leitura da receita médica, distinção dos medicamentos e sua correta ingestão, exigindo que a equipe elabore estratégias que permeiem o entendimento e adesão do paciente...
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