Microbiological analysis of water in public schools in Marabá, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elis Rejaine Rodrigues Borges, Sidnei Cerqueira dos Santos, Ana Cristina Viana Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/658
Resumo: DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.10228 Objetivo: analisar a qualidade microbiológica da água de cinco escolas públicas da cidade de Marabá-PA e correlacionar com possíveis fatores de desigualdades sociais em saúde no entorno dessas escolas. Metodologia: as análises microbiológicas foram realizadas em cinco escolas públicas no interior do Pará, usando a técnica do número mais provável, associado a registro das características do entorno das escolas. O teste T Student foi utilizado para verificar as diferenças entre os resultados microbiológicos da água entre as escolas em que houve contaminação e também para testar as diferenças entre a vulnerabilidade socioambiental urbana no entorno das escolas e a contaminação da água. Resultados: observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre as escolas E3 e E5 no teste para coliformes totais (p=0,043) e termotolerantes (p=0,008). A partir das condições de vulnerabilidade socioambiental urbana no entorno a escolas, encontrou-se diferenças estatisticamente significativas entre as escolas apenas em relação às condições de saneamento (p=0,05). Considerações Finais: as condições microbiológicas da água utilizada em duas escolas são insatisfatórias, o que indica risco à saúde para alunos, professores e funcionários das escolas.
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