Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5038 |
Resumo: | Nas arquiteturas de vanguarda, a construção do novo é um imperativo radical e frequentemente é baseada na destruição do anterior. Já as experiências arquitetônicas recentes contemporâneas usam conceitos como o da fragmentação, do caos e da desordem que, mesmo dentro de uma ordem aparente, permanecem como temas centrais, de onde produzem uma flagrante ruptura nas nossas maneiras habituais de perceber a forma e o espaço. No experimentalismo de Peter Eisenman, aparece uma arquitetura livre de valores externos, com seu falar independente, de construção abstrata e ―atópica‖, com ideia de arquitetura como "escrita", em oposição à arquitetura como ―imagem‖. Ao visualizar as obras do arquiteto, descobre-se que a intenção é afirmar a existência de um lugar textual, que outrora, para demais arquitetos e projetos, seriam signos reconhecíveis. A partir disso, a pesquisa busca identificar o problema da inovação através do uso de conceitos filosóficos convertidos em estratégias projetuais para a concepção arquitetônica contemporânea, os quais influenciam a produção de Peter Eisenman. O conceito filosófico de dobra (desenvolvido por Gilles Deleuze) é um desses conceitos-chave, porque descreve operações projetuais recorrentes na obra do arquiteto. O projeto da Cidade da Cultura em Santiago de Compostela é considerado uma obra exemplar, cuja análise evidencia a transposição da dobra filosófica para o campo projetual arquitetônico. Nas conclusões, há um exercício de reflexão a partir do caso estudado, considerando a evocação da dobra nos processos projetuais de Peter Eisenman, combinada com outros instrumentos, os quais caracterizam as concepções arquitetônicas do arquiteto. |
id |
UFPL_01e40c67329a630cca816714699af0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5038 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-04-23T03:34:18Z2020-04-222020-04-23T03:34:18Z2011-06-21BARROS, Carolina Mendonça Fernandes de. Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5038Nas arquiteturas de vanguarda, a construção do novo é um imperativo radical e frequentemente é baseada na destruição do anterior. Já as experiências arquitetônicas recentes contemporâneas usam conceitos como o da fragmentação, do caos e da desordem que, mesmo dentro de uma ordem aparente, permanecem como temas centrais, de onde produzem uma flagrante ruptura nas nossas maneiras habituais de perceber a forma e o espaço. No experimentalismo de Peter Eisenman, aparece uma arquitetura livre de valores externos, com seu falar independente, de construção abstrata e ―atópica‖, com ideia de arquitetura como "escrita", em oposição à arquitetura como ―imagem‖. Ao visualizar as obras do arquiteto, descobre-se que a intenção é afirmar a existência de um lugar textual, que outrora, para demais arquitetos e projetos, seriam signos reconhecíveis. A partir disso, a pesquisa busca identificar o problema da inovação através do uso de conceitos filosóficos convertidos em estratégias projetuais para a concepção arquitetônica contemporânea, os quais influenciam a produção de Peter Eisenman. O conceito filosófico de dobra (desenvolvido por Gilles Deleuze) é um desses conceitos-chave, porque descreve operações projetuais recorrentes na obra do arquiteto. O projeto da Cidade da Cultura em Santiago de Compostela é considerado uma obra exemplar, cuja análise evidencia a transposição da dobra filosófica para o campo projetual arquitetônico. Nas conclusões, há um exercício de reflexão a partir do caso estudado, considerando a evocação da dobra nos processos projetuais de Peter Eisenman, combinada com outros instrumentos, os quais caracterizam as concepções arquitetônicas do arquiteto.In avant-garde architecture, the construction of the new imperative is a radical and often is based on the destruction of the former. Since recent experiments used in contemporary architectural concepts such as fragmentation, chaos and disorder that, even within an apparent order, remain the central themes of which produce a sharp break in our habitual ways of perceiving the shape and space. In the experimentalism of Peter Eisenman, an architecture appears free of external values, talking with his independent, abstract construction and "atopic" with the idea of architecture as "writing" as opposed to architecture as "image". When viewing the works of the architect, finds that the intention is to affirm the existence of a textual place, which formerly, and projects for other architects, would be recognizable signs. From this, the research seeks to identify the problem of innovation through the use of philosophical concepts about design converted into strategies for contemporary architectural design, which influence the production of Peter Eisenman. The philosophical concept of doubles (developed by Gilles Deleuze) is one such key concepts about design recurring operations because it describes the work of the architect. The design of the City of Culture in Santiago de Compostela is considered an exemplary work, analysis of which shows the implementation of the fold for the philosophical projectual architectural field. In conclusion, there is a reflection from the case study, considering the fold in the evocation of Peter Eisenman about design processes, combined with other instruments, which characterize the architectural designs of the architect.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoArquitetura contemporâneaEisenmanDobraContemporary architectureFoldDobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobraFolding contemporary architecture: a study of Peter Eisenman's work and the use of the fold conceptinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5380077367144133http://lattes.cnpq.br/6170072578686238Jantzen, Sylvio Arnoldo DickBarros, Carolina Mendonça Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.txtCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain271087http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/6/Carolina_Barros_Dissertacao.pdf.txt2dae3ead4743fd4ab05fcf73481c907aMD56open accessTHUMBNAILCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.jpgCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/7/Carolina_Barros_Dissertacao.pdf.jpg5102fb405efbb5470db4c84c5977717cMD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessORIGINALCarolina_Barros_Dissertacao.pdfCarolina_Barros_Dissertacao.pdfapplication/pdf5161398http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/1/Carolina_Barros_Dissertacao.pdfae1f8ee8dd6f0b9222383e8b3a4406baMD51open accessprefix/50382023-07-13 07:27:30.352open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:27:30Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Folding contemporary architecture: a study of Peter Eisenman's work and the use of the fold concept |
title |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra |
spellingShingle |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra Barros, Carolina Mendonça Fernandes de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura e Urbanismo Arquitetura contemporânea Eisenman Dobra Contemporary architecture Fold |
title_short |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra |
title_full |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra |
title_fullStr |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra |
title_full_unstemmed |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra |
title_sort |
Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra |
author |
Barros, Carolina Mendonça Fernandes de |
author_facet |
Barros, Carolina Mendonça Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5380077367144133 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6170072578686238 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Carolina Mendonça Fernandes de |
contributor_str_mv |
Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura e Urbanismo Arquitetura contemporânea Eisenman Dobra Contemporary architecture Fold |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo Arquitetura contemporânea Eisenman Dobra Contemporary architecture Fold |
description |
Nas arquiteturas de vanguarda, a construção do novo é um imperativo radical e frequentemente é baseada na destruição do anterior. Já as experiências arquitetônicas recentes contemporâneas usam conceitos como o da fragmentação, do caos e da desordem que, mesmo dentro de uma ordem aparente, permanecem como temas centrais, de onde produzem uma flagrante ruptura nas nossas maneiras habituais de perceber a forma e o espaço. No experimentalismo de Peter Eisenman, aparece uma arquitetura livre de valores externos, com seu falar independente, de construção abstrata e ―atópica‖, com ideia de arquitetura como "escrita", em oposição à arquitetura como ―imagem‖. Ao visualizar as obras do arquiteto, descobre-se que a intenção é afirmar a existência de um lugar textual, que outrora, para demais arquitetos e projetos, seriam signos reconhecíveis. A partir disso, a pesquisa busca identificar o problema da inovação através do uso de conceitos filosóficos convertidos em estratégias projetuais para a concepção arquitetônica contemporânea, os quais influenciam a produção de Peter Eisenman. O conceito filosófico de dobra (desenvolvido por Gilles Deleuze) é um desses conceitos-chave, porque descreve operações projetuais recorrentes na obra do arquiteto. O projeto da Cidade da Cultura em Santiago de Compostela é considerado uma obra exemplar, cuja análise evidencia a transposição da dobra filosófica para o campo projetual arquitetônico. Nas conclusões, há um exercício de reflexão a partir do caso estudado, considerando a evocação da dobra nos processos projetuais de Peter Eisenman, combinada com outros instrumentos, os quais caracterizam as concepções arquitetônicas do arquiteto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-23T03:34:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-22 2020-04-23T03:34:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, Carolina Mendonça Fernandes de. Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5038 |
identifier_str_mv |
BARROS, Carolina Mendonça Fernandes de. Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/6/Carolina_Barros_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/7/Carolina_Barros_Dissertacao.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/5/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/1/Carolina_Barros_Dissertacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2dae3ead4743fd4ab05fcf73481c907a 5102fb405efbb5470db4c84c5977717c 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b ae1f8ee8dd6f0b9222383e8b3a4406ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710187536580608 |