Dobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Carolina Mendonça Fernandes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5038
Resumo: Nas arquiteturas de vanguarda, a construção do novo é um imperativo radical e frequentemente é baseada na destruição do anterior. Já as experiências arquitetônicas recentes contemporâneas usam conceitos como o da fragmentação, do caos e da desordem que, mesmo dentro de uma ordem aparente, permanecem como temas centrais, de onde produzem uma flagrante ruptura nas nossas maneiras habituais de perceber a forma e o espaço. No experimentalismo de Peter Eisenman, aparece uma arquitetura livre de valores externos, com seu falar independente, de construção abstrata e ―atópica‖, com ideia de arquitetura como "escrita", em oposição à arquitetura como ―imagem‖. Ao visualizar as obras do arquiteto, descobre-se que a intenção é afirmar a existência de um lugar textual, que outrora, para demais arquitetos e projetos, seriam signos reconhecíveis. A partir disso, a pesquisa busca identificar o problema da inovação através do uso de conceitos filosóficos convertidos em estratégias projetuais para a concepção arquitetônica contemporânea, os quais influenciam a produção de Peter Eisenman. O conceito filosófico de dobra (desenvolvido por Gilles Deleuze) é um desses conceitos-chave, porque descreve operações projetuais recorrentes na obra do arquiteto. O projeto da Cidade da Cultura em Santiago de Compostela é considerado uma obra exemplar, cuja análise evidencia a transposição da dobra filosófica para o campo projetual arquitetônico. Nas conclusões, há um exercício de reflexão a partir do caso estudado, considerando a evocação da dobra nos processos projetuais de Peter Eisenman, combinada com outros instrumentos, os quais caracterizam as concepções arquitetônicas do arquiteto.
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No experimentalismo de Peter Eisenman, aparece uma arquitetura livre de valores externos, com seu falar independente, de construção abstrata e ―atópica‖, com ideia de arquitetura como "escrita", em oposição à arquitetura como ―imagem‖. Ao visualizar as obras do arquiteto, descobre-se que a intenção é afirmar a existência de um lugar textual, que outrora, para demais arquitetos e projetos, seriam signos reconhecíveis. A partir disso, a pesquisa busca identificar o problema da inovação através do uso de conceitos filosóficos convertidos em estratégias projetuais para a concepção arquitetônica contemporânea, os quais influenciam a produção de Peter Eisenman. O conceito filosófico de dobra (desenvolvido por Gilles Deleuze) é um desses conceitos-chave, porque descreve operações projetuais recorrentes na obra do arquiteto. O projeto da Cidade da Cultura em Santiago de Compostela é considerado uma obra exemplar, cuja análise evidencia a transposição da dobra filosófica para o campo projetual arquitetônico. Nas conclusões, há um exercício de reflexão a partir do caso estudado, considerando a evocação da dobra nos processos projetuais de Peter Eisenman, combinada com outros instrumentos, os quais caracterizam as concepções arquitetônicas do arquiteto.In avant-garde architecture, the construction of the new imperative is a radical and often is based on the destruction of the former. Since recent experiments used in contemporary architectural concepts such as fragmentation, chaos and disorder that, even within an apparent order, remain the central themes of which produce a sharp break in our habitual ways of perceiving the shape and space. In the experimentalism of Peter Eisenman, an architecture appears free of external values, talking with his independent, abstract construction and "atopic" with the idea of architecture as "writing" as opposed to architecture as "image". When viewing the works of the architect, finds that the intention is to affirm the existence of a textual place, which formerly, and projects for other architects, would be recognizable signs. From this, the research seeks to identify the problem of innovation through the use of philosophical concepts about design converted into strategies for contemporary architectural design, which influence the production of Peter Eisenman. The philosophical concept of doubles (developed by Gilles Deleuze) is one such key concepts about design recurring operations because it describes the work of the architect. The design of the City of Culture in Santiago de Compostela is considered an exemplary work, analysis of which shows the implementation of the fold for the philosophical projectual architectural field. In conclusion, there is a reflection from the case study, considering the fold in the evocation of Peter Eisenman about design processes, combined with other instruments, which characterize the architectural designs of the architect.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoArquitetura contemporâneaEisenmanDobraContemporary architectureFoldDobrando a arquitetura contemporânea: um estudo sobre a obra de Peter Eisenman e o uso do conceito de dobraFolding contemporary architecture: a study of Peter Eisenman's work and the use of the fold conceptinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5380077367144133http://lattes.cnpq.br/6170072578686238Jantzen, Sylvio Arnoldo DickBarros, Carolina Mendonça Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.txtCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain271087http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/6/Carolina_Barros_Dissertacao.pdf.txt2dae3ead4743fd4ab05fcf73481c907aMD56open accessTHUMBNAILCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.jpgCarolina_Barros_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5038/7/Carolina_Barros_Dissertacao.pdf.jpg5102fb405efbb5470db4c84c5977717cMD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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