As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI no fazer docente de professores universitários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gabriela Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7751
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar e analisar as repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais- Reuni no fazer docente de professores universitários da Universidade Federal de Pelotas. Para dar conta do detalhamento das implicações do processo de democratização do Ensino Superior a partir da implantação do Reuni no fazer docente de professores da UFPel realizamos uma pesquisa descritivo-explicativa, de abordagem qualitativa, que elegeu como sujeitos, docentes de diferentes áreas do conhecimento, com 10 anos ou mais de carreira docente na UFPEL. Além da análise de documentos oficiais referentes a Instituição e ao programa, realizamos 22 entrevistas e enviamos questionários online para todos os docentes que atendiam os critérios estabelecidos. No decorrer do estudo, discorremos sobre a universidade na sociedade contemporânea, processo de expansão e democratização do acesso a universidade pública, diretrizes do Reuni, dados oficiais sobre o programa. Abordamos, também, a docência no ensino superior discutindo aspectos como formação/orientações legais e desenvolvimento profissional docente e práticas pedagógica. O estudo permite afirmar que o Reuni promoveu, no fazer docente, repercussões imediatas de cunho transitório tais como: discrepâncias entre os cursos no que diz respeito a infraestrutura mínima de funcionamento; falta de um número mínimo de docentes para dar início e conduzir as atividades nos cursos; a inexperiência dos docentes ingressantes; sobrecarga relacionada a criação de cursos novos. Repercussões imediatas de cunho permanente: composição de classes heterogêneas; aumento da razão professor-aluno; crescimento da pós-graduação; intensificação do trabalho dos docentes. E repercussões relacionadas às diretrizes institucionais, ações dos diferentes coletivos que poderão ser de caráter transitório ou permanente as quais referem-se à: desigualdades entre cursos/áreas no que se refere a razão professor/aluno; infraestrutura inadequada/insuficiente; diferença nas condições de trabalho e permanência dos docentes de diferentes unidades; discrepâncias entre os cursos diurnos e noturnos no que se refere ao acesso e usufruto de serviços, instalações e ambientes pedagógicos; decisões e direcionamentos relacionados à prática pedagógica; impactos negativos da pós-graduação no ensino de graduação. Para consolidar o processo de democratização a que se propôs, a UFPel, enquanto instituição, precisa delinear estratégias que incidam nos processos pedagógicos, organizacionais e administrativos tomando seus diferentes coletivos como sujeitos do processo.
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Para dar conta do detalhamento das implicações do processo de democratização do Ensino Superior a partir da implantação do Reuni no fazer docente de professores da UFPel realizamos uma pesquisa descritivo-explicativa, de abordagem qualitativa, que elegeu como sujeitos, docentes de diferentes áreas do conhecimento, com 10 anos ou mais de carreira docente na UFPEL. Além da análise de documentos oficiais referentes a Instituição e ao programa, realizamos 22 entrevistas e enviamos questionários online para todos os docentes que atendiam os critérios estabelecidos. No decorrer do estudo, discorremos sobre a universidade na sociedade contemporânea, processo de expansão e democratização do acesso a universidade pública, diretrizes do Reuni, dados oficiais sobre o programa. Abordamos, também, a docência no ensino superior discutindo aspectos como formação/orientações legais e desenvolvimento profissional docente e práticas pedagógica. 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E repercussões relacionadas às diretrizes institucionais, ações dos diferentes coletivos que poderão ser de caráter transitório ou permanente as quais referem-se à: desigualdades entre cursos/áreas no que se refere a razão professor/aluno; infraestrutura inadequada/insuficiente; diferença nas condições de trabalho e permanência dos docentes de diferentes unidades; discrepâncias entre os cursos diurnos e noturnos no que se refere ao acesso e usufruto de serviços, instalações e ambientes pedagógicos; decisões e direcionamentos relacionados à prática pedagógica; impactos negativos da pós-graduação no ensino de graduação. Para consolidar o processo de democratização a que se propôs, a UFPel, enquanto instituição, precisa delinear estratégias que incidam nos processos pedagógicos, organizacionais e administrativos tomando seus diferentes coletivos como sujeitos do processo.This research aimed to investigate and analyze the impact of the Program to Support Expansion Plans and Restructuring Federais- Reuni Universities in the make teaching of university professors from the Federal University of Pelotas. To account for the details of the implications of higher education democratization process through the implementation of Reuni in make teaching UFPel teachers we conducted a descriptive and explanatory research, qualitative approach, which elected as subjects, teachers from different areas of knowledge, with 10 or more years of teaching career in UFPEL. In addition to the analysis of official documents relating to the institution and the program, we conducted 22 interviews and online questionnaires sent to all teachers who met the established criteria.Throughout the text, we discus about the university in contemporary society, expansion and democratization of access to public university process, gathered guidelines, official data on the program. Also approached the teaching in higher education discussing aspects such as training / legal guidance and professional development of teachers and pedagogical practices.The study allows us to state that the Reuni promoted in make teaching immediate repercussions transient nature such as discrepancies between courses regarding the minimum infrastructure to operation; lack of a minimum number of teachers to initiate and lead activities in the courses; the inexperience of freshmen teachers; difficulties in creating new courses. Immediate repercussions of permanent nature: composition of heterogeneous classes; increased teacher-student ratio; graduation growth; intensification of work of teachers. And repercussions related to institutional guidelines, actions of different groups that may be transient or permanent nature which refer to: inequalities between courses / areas regarding the teacher-student ratio; inadequate / insufficient infrastructure; difference in working conditions and stay of teachers of different units; discrepancies between daytime and nighttime courses with regard to access to and use of services, facilities and learning environments; decisions and guidelines related to teaching practice; negative impacts of postgraduate studies in graduation teaching. To consolidate the democratization process that was proposed, the UFPel, as an institution, must devise strategies that focus on educational, organizational and administrative processes taking their different groups as subjects of the process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOREUNIDemocratização da educação superiorDocência universitáriaDemocratization of higher educationUniversity teachingAs repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI no fazer docente de professores universitários.The repercussions of the Program to Support Expansion and Restructuring Plans of Federal Universities - REUNI in the teaching of university professors.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348http://lattes.cnpq.br/0843086784953517Zanchet, Beatriz Maria Boéssio AtribRibeiro, Gabriela Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdf.txtTese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain513776http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7751/6/Tese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdf.txt485ae6e55c8e891ca5d0c4a22991dce3MD56open accessTHUMBNAILTese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdf.jpgTese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1421http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7751/7/Tese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdf.jpga42c37ae041aa2c02cfdd50fa51a0e70MD57open accessORIGINALTese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdfTese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdfapplication/pdf2820433http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7751/1/Tese_Gabriela_Machado_Ribeiro.pdffdfa497273035d5db226911ab1d52494MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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