Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13463 https://doi.org/10.5902/2179769216304 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência dos estudantes e docentes durante o desenvolvimento do projeto Rondon em um município localizado no norte de Tocantins (TO). Método: é um relato de experiência, que foi desenvolvido no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Participaram desta operação, alunos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), além de quatro professores que supervisionaram as atividades. Resultados: experiência dos estudantes no projeto Rondon, a metodologia do trabalho, a participação de diversos cursos, o aprendizado dos estudantes e docentes. O Projeto Rondon vem trazendo resultados satisfatórios, estimulando habilidades críticas, reflexivas dos alunos, preparando-os para atuar diante das diferentes realidades existentes no Brasil. Considerações Finais: tanto o docente como o discente aprendem juntos com a comunidade, trocando conhecimentos e amadurecendo tanto profissionalmente como pessoalmente. |
id |
UFPL_03a18f82b2fd69169aa9cfb18c803d78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13463 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-07-08T10:19:28Z2024-07-08T10:19:28Z2015SOUZA, A. D. Z. ; GALLO, C. M. C. ; PILECCO, A. J. L. ; GAIGER, P. ; CEOLIN, T. . Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico. REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM, v. 5, p. 573-579, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reufsm/article/view/16304. Acesso em: 8 jul.2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13463https://doi.org/10.5902/2179769216304Objetivo: relatar a experiência dos estudantes e docentes durante o desenvolvimento do projeto Rondon em um município localizado no norte de Tocantins (TO). Método: é um relato de experiência, que foi desenvolvido no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Participaram desta operação, alunos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), além de quatro professores que supervisionaram as atividades. Resultados: experiência dos estudantes no projeto Rondon, a metodologia do trabalho, a participação de diversos cursos, o aprendizado dos estudantes e docentes. O Projeto Rondon vem trazendo resultados satisfatórios, estimulando habilidades críticas, reflexivas dos alunos, preparando-os para atuar diante das diferentes realidades existentes no Brasil. Considerações Finais: tanto o docente como o discente aprendem juntos com a comunidade, trocando conhecimentos e amadurecendo tanto profissionalmente como pessoalmente.porUFSMCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducação em saúdeEducação superiorPromoção da saúdeHealth educationEducation higherHealth promotionEducación en saludEducación superiorPromoción de la saludProjeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmicoRondon Project: a possibility for academic learningProyecto Rondon: una posibilidad de aprendizaje académicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSouza, Andrieli Daiane Zdanski deCenteno, Cláudia MedeirosPilecco, Arnaldo Júnior de LimaGaiger, PauloCeolin, Teilareponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALProjeto Rondon uma possibilidade de aprendizado acadêmico.pdfProjeto Rondon uma possibilidade de aprendizado acadêmico.pdfapplication/pdf148276http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/1/Projeto%20Rondon%20uma%20possibilidade%20de%20aprendizado%20acad%c3%aamico.pdfaa5758f76d56d2c53b30da08138a17f9MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTProjeto Rondon uma possibilidade de aprendizado acadêmico.pdf.txtProjeto Rondon uma possibilidade de aprendizado acadêmico.pdf.txtExtracted texttext/plain26394http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/3/Projeto%20Rondon%20uma%20possibilidade%20de%20aprendizado%20acad%c3%aamico.pdf.txt2817a76275d6c5e56f443f3ec36ccec1MD53open accessTHUMBNAILProjeto Rondon uma possibilidade de aprendizado acadêmico.pdf.jpgProjeto Rondon uma possibilidade de aprendizado acadêmico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1854http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/4/Projeto%20Rondon%20uma%20possibilidade%20de%20aprendizado%20acad%c3%aamico.pdf.jpg3c3ea2bd5ff87810dab48353edd3b004MD54open accessprefix/134632024-07-09 03:01:31.604open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13463VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-07-09T06:01:31Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Rondon Project: a possibility for academic learning Proyecto Rondon: una posibilidad de aprendizaje académico |
title |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico |
spellingShingle |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico Souza, Andrieli Daiane Zdanski de Educação em saúde Educação superior Promoção da saúde Health education Education higher Health promotion Educación en salud Educación superior Promoción de la salud |
title_short |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico |
title_full |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico |
title_fullStr |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico |
title_full_unstemmed |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico |
title_sort |
Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico |
author |
Souza, Andrieli Daiane Zdanski de |
author_facet |
Souza, Andrieli Daiane Zdanski de Centeno, Cláudia Medeiros Pilecco, Arnaldo Júnior de Lima Gaiger, Paulo Ceolin, Teila |
author_role |
author |
author2 |
Centeno, Cláudia Medeiros Pilecco, Arnaldo Júnior de Lima Gaiger, Paulo Ceolin, Teila |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Andrieli Daiane Zdanski de Centeno, Cláudia Medeiros Pilecco, Arnaldo Júnior de Lima Gaiger, Paulo Ceolin, Teila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Educação superior Promoção da saúde Health education Education higher Health promotion Educación en salud Educación superior Promoción de la salud |
topic |
Educação em saúde Educação superior Promoção da saúde Health education Education higher Health promotion Educación en salud Educación superior Promoción de la salud |
description |
Objetivo: relatar a experiência dos estudantes e docentes durante o desenvolvimento do projeto Rondon em um município localizado no norte de Tocantins (TO). Método: é um relato de experiência, que foi desenvolvido no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Participaram desta operação, alunos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), além de quatro professores que supervisionaram as atividades. Resultados: experiência dos estudantes no projeto Rondon, a metodologia do trabalho, a participação de diversos cursos, o aprendizado dos estudantes e docentes. O Projeto Rondon vem trazendo resultados satisfatórios, estimulando habilidades críticas, reflexivas dos alunos, preparando-os para atuar diante das diferentes realidades existentes no Brasil. Considerações Finais: tanto o docente como o discente aprendem juntos com a comunidade, trocando conhecimentos e amadurecendo tanto profissionalmente como pessoalmente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-08T10:19:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-08T10:19:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, A. D. Z. ; GALLO, C. M. C. ; PILECCO, A. J. L. ; GAIGER, P. ; CEOLIN, T. . Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico. REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM, v. 5, p. 573-579, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reufsm/article/view/16304. Acesso em: 8 jul.2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13463 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5902/2179769216304 |
identifier_str_mv |
SOUZA, A. D. Z. ; GALLO, C. M. C. ; PILECCO, A. J. L. ; GAIGER, P. ; CEOLIN, T. . Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico. REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM, v. 5, p. 573-579, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reufsm/article/view/16304. Acesso em: 8 jul.2024. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13463 https://doi.org/10.5902/2179769216304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSM |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/1/Projeto%20Rondon%20uma%20possibilidade%20de%20aprendizado%20acad%c3%aamico.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/3/Projeto%20Rondon%20uma%20possibilidade%20de%20aprendizado%20acad%c3%aamico.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13463/4/Projeto%20Rondon%20uma%20possibilidade%20de%20aprendizado%20acad%c3%aamico.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa5758f76d56d2c53b30da08138a17f9 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 2817a76275d6c5e56f443f3ec36ccec1 3c3ea2bd5ff87810dab48353edd3b004 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710060913688576 |