Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5947 |
Resumo: | Nesta comunicação propomos apresentar elementos da fase inicial da pesquisa de mestrado relativa a uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, em especial a chamada pírrica (pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl.c.200d.C.), autor da obra “Banquete dos Sofistas” (Deipnosophistai), dedica especial atenção (Athen. XIV 629-631). A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a pírrica, testemunhos do período clássico e helenístico, assim como do período imperial greco-romano, tais como Tucídides e os vasos áticos, no período clássico, e Luciano de Samósata (DeSaltatione), do período antonino. Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à pírrica deve-se a se tratar de um autor tardio muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda pouco estudado no Brasil. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo. |
id |
UFPL_0b003b72d619f5883f2b183bdaea63e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5947 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-18T11:01:11Z2020-06-18T11:01:11Z2018CASTRO, Luís Giovani Adamoli; CERQUEIRA, Fábio Vergara. Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). In: ENPOS, 20, 2018, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2018. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2018/CH_01388.pdf. Acesso em 16/06/2020.2316-2902http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5947Nesta comunicação propomos apresentar elementos da fase inicial da pesquisa de mestrado relativa a uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, em especial a chamada pírrica (pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl.c.200d.C.), autor da obra “Banquete dos Sofistas” (Deipnosophistai), dedica especial atenção (Athen. XIV 629-631). A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a pírrica, testemunhos do período clássico e helenístico, assim como do período imperial greco-romano, tais como Tucídides e os vasos áticos, no período clássico, e Luciano de Samósata (DeSaltatione), do período antonino. Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à pírrica deve-se a se tratar de um autor tardio muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda pouco estudado no Brasil. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo.porUniversidade Federal de PelotasDança pírricaDança em armasGrécia antigaPyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectCastro, Luís Giovani AdamoliCerqueira, Fábio Vergarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.txtPYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.txtExtracted texttext/plain8765http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/6/PYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.txt92be35247fb4a93cb07edec47cf2753fMD56open accessTHUMBNAILPYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.jpgPYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1784http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/7/PYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.jpgcb52dc719eb56cd7777b3d53fb1e453bMD57open accessORIGINALPYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdfPYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdfapplication/pdf252162http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/1/PYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdffd9200d5e8c08aec0b4fb56294f77d06MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/59472023-07-13 03:50:05.374open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5947VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:50:05Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). |
title |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). |
spellingShingle |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). Castro, Luís Giovani Adamoli Dança pírrica Dança em armas Grécia antiga |
title_short |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). |
title_full |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). |
title_fullStr |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). |
title_full_unstemmed |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). |
title_sort |
Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). |
author |
Castro, Luís Giovani Adamoli |
author_facet |
Castro, Luís Giovani Adamoli Cerqueira, Fábio Vergara |
author_role |
author |
author2 |
Cerqueira, Fábio Vergara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Luís Giovani Adamoli Cerqueira, Fábio Vergara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança pírrica Dança em armas Grécia antiga |
topic |
Dança pírrica Dança em armas Grécia antiga |
description |
Nesta comunicação propomos apresentar elementos da fase inicial da pesquisa de mestrado relativa a uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, em especial a chamada pírrica (pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl.c.200d.C.), autor da obra “Banquete dos Sofistas” (Deipnosophistai), dedica especial atenção (Athen. XIV 629-631). A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a pírrica, testemunhos do período clássico e helenístico, assim como do período imperial greco-romano, tais como Tucídides e os vasos áticos, no período clássico, e Luciano de Samósata (DeSaltatione), do período antonino. Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à pírrica deve-se a se tratar de um autor tardio muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda pouco estudado no Brasil. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-18T11:01:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-18T11:01:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Luís Giovani Adamoli; CERQUEIRA, Fábio Vergara. Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). In: ENPOS, 20, 2018, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2018. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2018/CH_01388.pdf. Acesso em 16/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5947 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2316-2902 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Luís Giovani Adamoli; CERQUEIRA, Fábio Vergara. Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). In: ENPOS, 20, 2018, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2018. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2018/CH_01388.pdf. Acesso em 16/06/2020. 2316-2902 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/6/PYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/7/PYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/1/PYRRICHE_DANCA_EM_ARMAS.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5947/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92be35247fb4a93cb07edec47cf2753f cb52dc719eb56cd7777b3d53fb1e453b fd9200d5e8c08aec0b4fb56294f77d06 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797767476669317120 |