Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luís Giovani Adamoli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6921
Resumo: Esta pesquisa enfoca uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, e dentro desse gênero, em específico a chamada Pírrica (Pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl. c. 200 d.C.), autor da obra Banquete dos Sábios (Deipnosophistai), dedica especial atenção, especialmente em XIV.629-631. A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a Pírrica, testemunhos desde o período clássico, tais como Tucídides e os vasos áticos, até o período imperial greco-romano, como a obra Sobre a Dança, de Luciano de Samósata (c. 120 - c. 180 d.C.). Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à Pírrica deve-se a ser um autor muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda sem tradução para o português – sua obra aguarda ainda mais atenção dos estudiosos nacionais. Sua caracterização das danças em armas estabelece forte conexão com o período clássico, por consultar obras disponíveis em seu tempo, muitas delas não mais preservadas. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, as fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como as transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo.
id UFPL_c21bc24f5fb4e6ed7c99c870478fe169
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6921
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-01-27T22:06:45Z2021-01-262021-01-27T22:06:45Z2020-04-23CASTRO, Luís Giovani Adamoli. Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (séc. II-III d.C.). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6921Esta pesquisa enfoca uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, e dentro desse gênero, em específico a chamada Pírrica (Pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl. c. 200 d.C.), autor da obra Banquete dos Sábios (Deipnosophistai), dedica especial atenção, especialmente em XIV.629-631. A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a Pírrica, testemunhos desde o período clássico, tais como Tucídides e os vasos áticos, até o período imperial greco-romano, como a obra Sobre a Dança, de Luciano de Samósata (c. 120 - c. 180 d.C.). Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à Pírrica deve-se a ser um autor muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda sem tradução para o português – sua obra aguarda ainda mais atenção dos estudiosos nacionais. Sua caracterização das danças em armas estabelece forte conexão com o período clássico, por consultar obras disponíveis em seu tempo, muitas delas não mais preservadas. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, as fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como as transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo.This research focuses a dance modality existing in ancient Greece, the dance in weapons, and within that genre, in particular the so-called Pyrrhic Dance (Pyrrhiche), object of Athenaeus’ of Naucratis attention in his workThe Learned Banqueters (Deipnosophistai), particularly in XIV.629-631. The analysis of this dance contributes to think about several aspects, including the relationship between culture, education and war, since one of its original purposes would be the preparation for the future warrior challenges. There are important literary and iconographic testimonies about Pyrrhic Dance, from Classical period, such as Thucydides and Attic vessels, up to the Greco-Roman imperial period, such as Lucian’s of Samosata On Dance. Our option to analyze the passages of Athenaeus referring to the Pyrrhic is due to the fact that it is a very relevant author for the study of Greek cultural manifestations and still without translation into Portuguese – his work awaits even more attention from national scholars. His characterization of dances in arms establishes a strong connection with Classical period, by consulting works available in his time that have not been preserved. Through the analysis of his text referring to the dance in weapons, we can highlight various issues, such as the origins attributed to the dance, the sources available and accessed by Athenaeus at the time of the so-called Second Sophistic, the diversity of dances belonging to the genre of dance in weapons, as well as the changes in its practice that have occurred over time.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADança pírricaAntiguidadeAteneu de NáucratisPyrrhic danceAntiquityAthenaeus of NaucratisPírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).Pyric: the dance in arms in Athenaeum of Naucratis (20th century) II-III d.C.).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8914413128263316http://lattes.cnpq.br/5901727444406445Cerqueira, Fábio VergaraCastro, Luís Giovani Adamoliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.txtDissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.txtExtracted texttext/plain326104http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/6/Dissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.txtf1a22affe04b0144da20d32151efc9feMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.jpgDissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/7/Dissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.jpge8b991b02c77216ba136a5ce01f30db7MD57open accessORIGINALDissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdfDissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdfapplication/pdf2139837http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/1/Dissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf44fac0699c81cc7410e5f1c9396c4218MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/69212023-07-13 04:45:02.204open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:45:02Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Pyric: the dance in arms in Athenaeum of Naucratis (20th century) II-III d.C.).
title Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
spellingShingle Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
Castro, Luís Giovani Adamoli
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Dança pírrica
Antiguidade
Ateneu de Náucratis
Pyrrhic dance
Antiquity
Athenaeus of Naucratis
title_short Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
title_full Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
title_fullStr Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
title_full_unstemmed Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
title_sort Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).
author Castro, Luís Giovani Adamoli
author_facet Castro, Luís Giovani Adamoli
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8914413128263316
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5901727444406445
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerqueira, Fábio Vergara
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luís Giovani Adamoli
contributor_str_mv Cerqueira, Fábio Vergara
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Dança pírrica
Antiguidade
Ateneu de Náucratis
Pyrrhic dance
Antiquity
Athenaeus of Naucratis
dc.subject.por.fl_str_mv Dança pírrica
Antiguidade
Ateneu de Náucratis
Pyrrhic dance
Antiquity
Athenaeus of Naucratis
description Esta pesquisa enfoca uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, e dentro desse gênero, em específico a chamada Pírrica (Pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl. c. 200 d.C.), autor da obra Banquete dos Sábios (Deipnosophistai), dedica especial atenção, especialmente em XIV.629-631. A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a Pírrica, testemunhos desde o período clássico, tais como Tucídides e os vasos áticos, até o período imperial greco-romano, como a obra Sobre a Dança, de Luciano de Samósata (c. 120 - c. 180 d.C.). Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à Pírrica deve-se a ser um autor muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda sem tradução para o português – sua obra aguarda ainda mais atenção dos estudiosos nacionais. Sua caracterização das danças em armas estabelece forte conexão com o período clássico, por consultar obras disponíveis em seu tempo, muitas delas não mais preservadas. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, as fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como as transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-27T22:06:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-26
2021-01-27T22:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Luís Giovani Adamoli. Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (séc. II-III d.C.). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6921
identifier_str_mv CASTRO, Luís Giovani Adamoli. Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (séc. II-III d.C.). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/6/Dissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/7/Dissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/1/Dissertacao_Luis_Giovani_Adamoli_Castro.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6921/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f1a22affe04b0144da20d32151efc9fe
e8b991b02c77216ba136a5ce01f30db7
44fac0699c81cc7410e5f1c9396c4218
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846941941760000